Novos Peugeot Boxer e Citroën Jumper: “gêmeos” desembarcam no Brasil com preço de R$ 117.171

Furgões da aliança francesa PSA trazem sutis diferenças visuais, mas em comum oferecem capacidade útil de 13m³, motor eficiente de 130 cv e controle de tração




Novos Peugeot Boxer e Citroën Jumper: "gêmeos" desembarcam no Brasil com preço de R$ 117.171

O Groupe PSA – conglomerado automotivo francês que reúne as fabricantes Peugeot e Citroën – está desembarcando no mercado brasileiro dois novos furgões do segmento L3H2 (grande), respectivamente, o Boxer e o Jumper. Na verdade, trata-se do mesmo veículo, porém com configurações de acabamentos externo e interno que seguem a identidade e o padrão de cada marca. No mais, os veículos são o mesmo.

Disponíveis em configurações únicas pelas marcas e somente na cor branca, os novos furgões grandes da PSA chegam ao país pelo preço promocional de R$ 117.171 – com um desconto bastante generoso de R$ 22.318 sobre o valor sugerido após a ação de lançamento (R$ 139.490).

Citroën Jumper 2019 [Divulgação]Na parte frontal, as características estéticas que diferenciam os modelos se concentram na grade de ventilação do motor. No Jumper, ela exibe, no topo, os dois defletores de ar horizontais com acabamento na cor alumínio fosco, onde se insere o logotipo do duplo Chevron (dois “V” invertidos), marca de identidade visual da Citroën, complementado pela grelha com elementos trapezoidais, na mesma cor do para-choque.

Peugeot Boxer 2019 [Divulgação]Por sua vez, no Peugeot Boxer a grade escura de elementos retangulares ocupa toda a área de ventilação, com moldura aluminizada que traz, na borda superior, a inscrição com o nome da marca. Logo acima, no capô do motor, o logotipo cromado com o leão que simboliza a montadora.

Citroën Jumper 2019 [Divulgação]Na traseira, que traz nova identidade luminosa nas lanternas verticais, a diferenciação dos modelos se faz, exclusivamente, pela logomarca da montadora e o nome do modelo aplicados na área central das portas.

Independentemente da marca, o novo furgão grande da PSA mede 5.998 mm de comprimento, 2.050 mm de largura (2.508 mm com os espelhos), 2.522 mm de altura, e 4.035 mm de distância entreeixos.

Peugeot Boxer 2019 [Divulgação]
No compartimento de carga, o volume útil de 13 m³ oferece comprimento de 3.705 mm; largura útil de 1.870 mm, com vão entre as caixas de rodas de 1.422 mm; e altura de 1.922 mm. A capacidade de carga é de 1.667 Kg.

A ampla porta lateral deslizante, com 1.562 mm de largura por 1.755 mm de altura, tem o tamanho dimensionado para assegurar o fácil acesso ao compartimento de cargas, além da movimentação de materiais por meio de empilhadeiras.

Citroën Jumper 2019 [Divulgação]
A abertura traseira tem 1.790 mm de altura por 1.562 mm de largura. As portas bipartidas meio a meio oferecem angulação total de 270°, permitindo que fiquem “coladas” às laterais da carroceria, o que favorece as movimentações ao redor do veículo. A altura de 602 mm do assoalho em relação ao solo também facilita o trabalho dos operadores.

Motor 2.0 Turbo Diesel BlueHDi [Divulgação]
Ambos os modelos trazem sob o capô o novo motor 2.0 Turbo Diesel BlueHDi, que gera a potência máxima de 130 cv, a 3.500 rpm, e torque máximo de 34,7 kgfm, a 1.750 rpm. Segundo a fabricante, o propulsor registra o menor consumo da categoria, fazendo 9,5 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.

Equipado com o sistema de pós-tratamento de gases BlueHDi, que utiliza o catalizador redutor seletivo (SCR), o motor também registra baixo índice de emissão de poluentes, com 206 g/km de CO², certificado com o selo B de eficiência energética do Inmetro.

A transmissão com tração dianteira usa caixa de câmbio manual (ML6C), com seis velocidades, e embreagem com comando hidráulico, que reduz o esforço para o motorista e é autoajustável, dispensando a manutenção da carga de acionamento do pedal.

Peugeot Boxer 2019 [Divulgação]
O furgão é fabricado com a base mecânica moderna e robusta do modelo europeu; porém, de acordo com a PSA, o modelo foi completamente adaptado às estradas e vias brasileiras, citando como exemplo o aumento de 10 mm de altura em relação ao chão. O câmbio, o conjunto de suspensões reforçado e o sistema de freio superdimensionado também foram revistos para a realidade brasileira.

Peugeot Boxer 2019 [Divulgação]
A suspensão dianteira independente é tipo pseudo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora, enquanto a traseira usa eixo rígido com molas semielípticas e amortecedores hidráulicos.

Os novos Boxer e Jumper também adicionam equipamentos como o controle de estabilidade do veículo (ESP – Eletronic Stability Program), que inclui as funções de Controle adaptativo de carga, o ASR (antipatinagem) e o Assistente de partida em rampa. 

Citroën Jumper 2019 [Divulgação]
A ergonomia, totalmente pensada a serviço da utilização profissional do habitáculo, torna a direção do veículo uma experiência diferenciada.

Os assentos são equipados com encostos para cabeça removíveis e reguláveis em altura, assim como um apoio de braço, e, para o banco do condutor, regulagem específica para a região lombar.

O painel foi elevado e incorpora a alavanca de troca de marchas, proporcionando conforto e praticidade, uma vez que todos os comandos, alertas e indicadores estão em uma posição de fácil visualização e acesso.

Citroën Jumper 2019 [Divulgação]
Para facilitar o trabalho cotidiano, a cabine oferece mais de uma de porta-objetos e espaços, com destaques para o porta-luvas fechado com chave (há outro sem fechadura), espaço acima do para-brisa com capacidade útil para até 22 litros e o console central que pode se transformar em uma prática escrivaninha.

Peugeot Boxer 2019 [Divulgação]
Entre os acessórios, estão incluídos, de série, entre outros, o ar-condicionado com regulagem manual, pré-disposição para rádio, indicador de troca de marchas (GSI), retrovisores elétricos, compartimento de carga refrigerado sob o console, tomada 12V e entrada USB, protetor de cárter e separador de carga.

Peugeot Boxer 2019 [Divulgação]
Para atender com maior qualidade e agilidade, a PSA também está lançando programas especiais de serviços exclusivos voltados para clientes profissionais, chamados de Peugeot Total Care Pro e Compromisso Citroën Pro. Entre os benefícios oferecidos, se incluem revisão com preço fixo e entrega no mesmo dia; agendamento de serviços; guincho 24 horas por 8 anos; e carro reserva, entre outros.




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Jornalista e editor de conteúdo

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