Mini Scooter E Concept: o estilo “minimalista”, só que em duas rodas

Além do design e da personalidade inconfundíveis, protótipo de motocicleta utiliza smartphones para dar a partida no motor elétrico. Bateria é recarregada na tomada




Mini Scooter E Concept: mesmo estilo britânico, mas em duas rodas [Divulgação]

A criatividade dos designers da Mini não se limita ao universo das quatro rodas. Prova disso é o Mini Scooter E Concept, que acaba de ser revelado pela marca britânica. Trata-se da primeira motocicleta-conceito concebida pela fabricante dos famosos hatches compactos, apresentada em duas versões diferentes de design.

Além do estilo claramente herdado dos modelos de quatro rodas, elas incorporam a pilotagem divertida, a funcionalidade inteligente e as inúmeras opções de personalização. E tudo isso em favor de uma mobilidade ainda mais sustentável e inovadora, afirma a montadora pertencente ao Grupo BMW.

Mini Scooter E Concept [Divulgação]

Impulsionado por um motor elétrico integrado à roda traseira, o Mini Scooter E Concept traz baterias de íons de lítio compactas, aptas a serem recarregadas em tomadas de energia domésticas convencionais com a ajuda de um cabo de carregamento integrado à parte traseira da motocicleta.

Ao abrir a tampa do compartimento do cabo – semelhante à tampa do tanque de combustível de um automóvel Mini –, ela se ilumina e o plugue ser conectado até a distância de 5 metros. Assim que a bateria estiver recarregada, basta tirá-lo da tomada e acionar um botão, para que o mecanismo recolha o cabo.

Mini Scooter E Concept [Divulgação]

A marca inglesa faz questão de reforçar que, assim como os automóveis da marca britânica, o primeiro Mini de duas rodas exibe proporções claramente definidas e linhas suavemente arredondadas, conferindo ao protótipo de motocicleta uma aparência capaz de ser reconhecida facilmente como um veículo produzido em Oxford.

As linhas paralelas do desenho e a proporção entre o tamanho das rodas – neste caso, de 11 polegadas – e do veículo, características marcantes nos carros da Mini, também estão presentes nesta scooter-conceito. A parte dianteira da carenagem é verticalizada e remete ao para-brisa aprumado do esportivo Mini Cooper. A curvatura da parte frontal também traz semelhanças com a junção do vidro do para-brisa com as colunas dianteiras.

Mini Scooter E Concept [Divulgação]

Outro traço de personalidade que se reconhece imediatamente no Mini Scooter E Concept é o grande farol arredondado, com desenho inspirado nos conjuntos de iluminação do Mini Countryman da primeira geração. As luzes indicadoras de direção (piscas), por sua vez, evocam a dianteira de um Mini clássico, detalha a fabricante.

Já a abertura da carenagem, situada logo abaixo do emblema da Mini, e que ostenta uma moldura cromada, reforça a familiaridade com os carros da Mini, remetendo aos contornos da grade do radiador hexagonal.

Mini Scooter E Concept [Divulgação]

Detalhes de acabamento cromado também podem ser notados no aro de apoio situado atrás do assento e das pedaleiras. Os espelhos retrovisores também exibem aspectos familiares, entre eles a forma arredondada e as diferentes opções de acabamento. Já a traseira conta com lanternas verticais montadas sobre a carenagem da roda.

Mini Scooter E Concept [Divulgação]

Outra característica inovadora do Mini Scooter E Concept: a maneira inédita de integrar dispositivos móveis. O painel, de forma arredondada e inspirado no design do mostrador central típico dos veículos Mini, foi desenvolvido para acomodar um smartphone. Ao encaixá-lo no mostrador, o motor é acionado automaticamente.

Enquanto a motocicleta estiver em movimento, o smartphone pode ser usado como navegador GPS, tocador de música ou telefone, conforme a necessidade do piloto. Uma interface sem fio Bluetooth pode ser conectada a um capacete Mini, que vem equipado com microfone e fones de ouvido.

O velocímetro, que se assemelha a um tubo preenchido com fluido, e as luzes indicadoras da carga da bateria e de acendimento dos faróis e dos piscas, estão posicionados nas bordas do painel e correspondem aos botões no volante multifuncional dos carros Mini.

Mini Scooter E Concept [Divulgação]

A versão do Mini Scooter E Concept de cor amarela é baseada no visual do Mini E, o primeiro veículo totalmente elétrico da marca. O design colorido destaca o seu conceito de pilotagem livre de emissões.

Já o estilo da outra scooter está inserido na herança da Mini e nas origens britânicas. Seu acabamento na cor British Racing Green remete aos carros clássicos de corrida. Por se tratar de um projeto conceitual, a marca britânica afirma o Mini Scooter E Concept não entrou em produção efetiva.  




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo