Husqvarna Vitpilen 701 traz ao país o estilo sueco e minimalista de acelerar

Naked surpreende pela forte personalidade resultante do design retrô futurista combinado ao mais potente motor monocilíndrico de série. Preço é de R$ 84.900




Husqvarna Vitpilen 701 traz ao país seu visual único e potência sem igual [ divulgação l Husqvarna]

De volta oficialmente ao mercado brasileiro de motocicletas em 2015, com foco nos segmentos de motocross e enduro, a marca sueca Husqvarna agora disponibiliza aqui a naked Vitpilen 701. Criada para oferecer uma nova perspectiva sobre o motociclismo urbano, a nova Husq alia o estilo minimalista com o desempenho excepcional, impulsionada pelo mais potente motor monocilíndrico em produção.  Apresentada mundialmente em março, a Vitpilen 701 chega ao país por meio da importadora oficial Power Husky, com preço de R$ 84.900.

Husqvarna Vitpilen 701 traz ao país seu visual único e potência sem igual [ divulgação l Husqvarna]
A mescla entre o vintage e o moderno foi a fórmula encontrada pela Husqvarna para trazer ao presente sua herança centenária na produção de motocicletas. O desenho limpo da naked é moldado pelos traços leves e estreitos. A 701 adota totalmente o visual roadster, eliminando absolutamente tudo de supérfluo que possa deixa-la mais pesada ou com volume desnecessário, contribuindo para o peso total (sem combustível) de 157 Kg.

O farol no clássico formato redondo de LED sintetiza o estilo retrô e futurista. A luz contínua de circulação diurna (DRL) é composta por um aro iluminado ao redor da lente principal. Na outra extremidade, a lanterna traseira integrada ao subchassi reforça o conceito simples e elementar da naked. Os dois semiguidões de alumínio forjados são conectados nas extremidades da mesa, com acabamento em preto fosco. No espaço entre eles, o painel também em formato arredondado exibe os dados dinâmicos da motocicleta na tela digital ao centro, ladeada pelas luzes de alerta.

Husqvarna Vitpilen 701 2018 [divulgação l Husqvarna Motorcycles]
Evidenciando o visual futurista da Vitpilen 701, o tanque de combustível tem desenho incomum, com elementos laterais que se destacam do corpo central da peça, combinando estilo e o mais perfeito encaixe do piloto. Com capacidade para 12 litros, o reservatório traz acabamento fosco metalizado e tampa de alumínio. O assento em dois níveis Vitpilen 701 tem altura de 83 mm na posição do piloto e utiliza espuma de alta qualidade revestida em couro Mokka. O formato com design arrojado e limpo adere perfeitamente ao desenho da moto.

O motor de um cilindro, de 692,7 cm³, com quatro válvulas e comando simples no cabeçote (SOHC), refrigerado a líquido, que equipa a Vitpilen 701 é idêntico ao encontrado na KTM 690 Duke. Porém, graças ao desenvolvimento feito dos sistemas de alimentação de combustível e de admissão de ar, bem como no escapamento, a Husqvarna conseguiu extrair do engenho a potência de 74,7 cv (contra os 69,1 cv da Duke) e o torque máximo de 7,5 Kgf.m, ambos a 6.750 rpm. Com isso, a Vitpilen 701 passou a ser impulsionada pelo mais poderoso monocilíndrico produzido em série.

Husqvarna Vitpilen 701 2018 [divulgação l Husqvarna Motorcycles]
A injeção eletrônica é comandada pelo sistema de aceleração direta ride-by-wire (sem cabo de acelerador), fornecendo potência imediata. Por sua vez, o sistema de exaustão, produzido em aço inoxidável, é composto de um pré-silenciador e um silenciador final, e atende aos mais rigorosos regulamentos de emissões de ruídos e de poluentes.

O câmbio de seis velocidades da Vitpilen 701 conta com embreagem deslizante APTC (que evita o bloqueio da roda traseira nas curvas em reduções de marchas acentuadas), controle de tração e transmissão final por corrente. Na linha de frente da tecnologia, a caixa de mudanças inclui um mecanismo de garfo rápido e auto-sincronizador que permite fazer as trocas facilmente, para cima ou para baixo, sem o uso da embreagem. Segundo a Husq, a alta resistência e confiabilidade dos componentes internos resulta em um longo intervalo de 10.000 Km entre as manutenções.

Husqvarna Vitpilen 701 2018 [divulgação l Husqvarna Motorcycles]
A ciclística da Vitpilen 701 tem como base o quadro de treliça aparente, totalmente construído em aço cromo-molibdênio, com peso de apenas 11 Kg. O sistema de amortecimento foi desenvolvido pela WP Suspensões, que pertence ao mesmo grupo que a Husqvarna, com garfo dianteiro invertidos de 43mm, e monoamortecedor na traseira, ambos com curso de 135 mm. A compressão e retorno do garfo dianteiro são regulados por meio de seletores rotativos posicionados no topo de cada bengala, possibilitando a afinação para oferecer maior conforto na cidade ou estabilidade na estrada.

As rodas de alumínio de 17”, projetadas para oferecer a maior durabilidade e o mínimo de peso, são calçadas com pneus Bridgestone Battlax nas medidas 120/70 R 17, na frente, e 160/60 R 17 na traseira. O sistema de freios da italiana Brembo usa disco único na dianteira, de 320 mm, com pinça de quatro pistões, e disco de 240 mm, na traseira, com pistão simples, e sistema ABS de última geração da Bosch – que pode ser desabilitado, para quem busca maior emoção na pilotagem.

Confira em detalhes o estilo da Husqvarna Vitpilen 701:

História

A Husqvarna foi fundada em 1689, na Suécia, como uma fábrica de rifles. Ao longo desses mais de três séculos de história, a empresa diversificou suas atividades com produtos como máquinas de costura, fogões a lenha, moedores de carne e bicicletas. E foi a partir de um desses veículos de duas rodas que em 1903, em meio à onda do empreendedorismo a combustão que impulsionava o mundo na virada do século, a Husq lançou sua primeira “motocicleta”, que na essência do termo, nada mais era do que uma bicicleta com motor, também fabricado por ela. A partir daí a marca ampliou ainda mais seu portfólio com produtos motorizados, como cortadores de grama, roçadeiras e motosserras, e hoje está presente em mais de 100 países.

Husqvarna 1903 [ divulgação l Husqvarna Motorcycles]
Conhecida no Brasil há algumas décadas por conta dessas ferramentas de campo, a Husqvarna finalmente estreou no mercado nacional de motocicletas em 2013, quando ainda pertencia à BMW, por meio de importadores particulares. Os planos que incluíam a produção em Manaus foram interrompidos com a aquisição da Husqvarna por um grupo empresarial austríaco, que já havia comprado também a fabricante local de motocicletas KTM.




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