Aplicativo transfere pontos na CNH por meio de selfie em SP




Programa pode ser baixado pelo site do Detran.SP e está disponível para sistemas Android e iOS

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), desde junho do ano passado, oferece aos proprietários de veículos a facilidade de transferir por meio da internet os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) decorrentes de infrações ao volante cometidas por outros motoristas (leia matéria). A novidade é que, a partir de hoje, a indicação do condutor infrator também poderá ser feita por meio de uma selfie (autorretrato), utilizando o aplicativo eletrônico que acaba de ser disponibilizado pelo Órgão. O novo app, como também são chamados estes programas, ainda permite a identificação dos proprietários de automóveis registrados no estado de São Paulo com uma foto do rosto (selfie) e uma assinatura na tela do aparelho.

Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Divulgação)
Detran.SP (Divulgação)

Para utilizar mais este serviço oferecido pelo Detran.SP, é preciso preencher um cadastro no portal do Departamento e baixar o aplicativo, disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS. Feito o cadastro, o proprietário deve acessar a opção “Indicação de Condutor” no app e selecionar a infração. Depois de conferir os dados da infração e do veículo, ele se identifica tirando uma selfie e assinando na tela. Segundo o Detran.SP, caso o dono do veículo não seja registrado em São Paulo ou até mesmo não tenha CNH, ele pode incluir uma fotografia de um documento de identificação, como o RG.

Para identificar o condutor que vai receber a autuação, o procedimento é semelhante: preenchimento do CPF, número da CNH, selfie e assinatura. As assinaturas devem sempre ser idênticas às da CNH. Ao fim do processo, o cidadão é avisado que a indicação passará por uma análise, sendo possível que ele acompanhe o andamento da solicitação pelo app ou pelo próprio portal do Detran.SP. Para consultar o passo a passo completo da indicação, basta acessar o site do Detran.SP, clicar em “Dúvidas frequentes”, depois em “Aplicativos” e, finalmente, em “Indicação de Condutor”.

De acordo com o Detran.SP, são solicitadas, em média, 5.500 indicações de motoristas, por mês, das quais 3.500 são aceitas.




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário