Em outubro de 2016, a planta da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em Goiana, PE, inaugurada poucos meses antes, teve o privilégio produzir os primeiros exemplares de série do então novo SUV (Sport Utility Vehicle) global da marca, o Jeep Compass.
Lançado no mercado nacional na mesma época, o modelo médio de desenho imponente, além de espaçoso e bem equipado, imediatamente agradou o consumidor brasileiro; e, desde lá, ocupa a liderança de vendas do segmento no país, com mais de 150 mil unidades faturadas, de acordo com a marca. Atualmente, para ter o alcance mundial desejado para o modelo, a produção também é feita no México, China e Índia.
Embalada por esse sucesso, a linha 2020 do Compass chega às 191 concessionárias da marca no Brasil sem qualquer alteração no desenho externo ou acabamento no interior, mas agrega ainda mais valor e competitividade à toda gama com o acréscimo de itens de série em todas as suas sete configurações (confira tabela completa, abaixo), especialmente nas de entrada Sport e Longitude.
O Jeep Compass 2020 mantém, também, as duas opções de motorização: 2.0 flex, de 166 cv, com câmbio automático de seis marchas; e 2.0 turbodiesel, de 170 cv, com transmissão automática de nove velocidades e tração 4×4.
Para oferecer mais praticidade e conforto em sua configuração básica, que tem preço inicial de R$ 116.990, o Compass Sport 2020 passa a vir com o sistema de entrada e partida sem chave (“Keyless Entry’N’Go”); acendimento automático dos faróis; e sensor de chuva. Entre os extras, a opção de entrada do modelo passa a oferecer a pintura perolizada Branco Polar, a mais procurada pelos compradores do modelo.
Um degrau acima, a configuração Longitude – que dispõe das duas motorizações e representa o maior volume das vendas do Compass -, recebeu retrovisor interno eletrocrômico, bem como o acendimento automático dos faróis e o sensor de chuva.
Fora isso, o Longitude passa a oferecer, como opcional, o sistema de estacionamento Park Assist – reafirmando o modelo, segundo a Jeep, como o veículo nacional com maior conteúdo de tecnologias semiautônomas.
As opções intermediárias Limited (flex e diesel) e Trailhawk (disponível só a diesel) adicionam à relação dos itens de série o banco do motorista com ajuste elétrico em oito direções.
O pacote “High Tech” – formado por aviso de colisão frontal com frenagem automática (FCW+); monitoramento de mudança de faixa (Lane Sense); controle adaptativo de velocidade (ACC); e comutação automática do farol alto – continua oferecido como opcional para ambas as configurações.
E, por fim, a Série S, topo da gama, que já sai de fábrica com esse conjunto de recursos, também evoluiu em conteúdo, com a inclusão do teto solar “Command View” entre os equipamentos de série.
Confira a tabela completa do Jeep Compass 2020:
Sport 2.0 Flex 4×2 AT6 ……………………. R$ 116.990
Longitude 2.0 Flex 4×2 AT6 ……………. R$ 132.990
Limited 2.0 Flex 4×2 AT6 ………………… R$ 149.990
Longitude 2.0 TD 4×4 AT9 ………………. R$ 161.990
Limited 2.0 TD 4×4 AT9 …………………… R$ 181.990
Trailhawk 2.0 TD 4×4 AT9 ………………… R$ 181.990
Série S 2.0 TD 4×4 AT9 …………………….. R$ 195.990