VOLKSWAGEN TIGUAN TEM RETORNO MARCADO AO BRASIL

Porém, enquanto na Europa a nova geração do SUV estreia este ano, ele ressurgirá aqui na mesma versão mexicana retirada em 2021, com retoques e itens inéditos




VW TIGUAN TEM RETORNO MARCADO AO BRASIL

Os órfãos brasileiros do Volkswagen Tiguan – que, ao longo de 15 anos de história no mercado nacional, teve mais de 60 mil unidades vendidas -, podem voltar a sorrir. Ou seria melhor esperar mais um pouco?

Explica-se: é que após dois anos fora do catálogo da Volkswagen do Brasil, o SUV urbano de sete lugares acaba de ter o seu retorno anunciado pela montadora, com previsão de disponibilidade ao consumidor ainda este ano.

Volkswagen Tiguan 2024

Além de confirmar o novo carimbo no passaporte do Tiguan, no entanto, a VW não deu mais detalhes sobre o lançamento nacional, limitando-se a adiantar, junto com algumas fotos do carro, que o modelo virá com “novo design e itens exclusivos no segmento”. Segundo a marca, mais informações serão divulgadas em breve.

 

Até aí, tudo bem. Nenhuma novidade na conhecida estratégia do marketing atual de fatiar as informações sobre apenas um assunto, a fim de ampliar a exposição midiática.

Mas, logo ao bater os olhos sobre estas primeiras imagens distribuídas pela VW é que surge a dúvida colocada lá no primeiro parágrafo. Isso, porque é fácil observar que ainda se trata da segunda geração do Tiguan, produzida no México, a mesma que deixou de ser vendida aqui em 2021, disponível com motorização 1.4 flex ou 2.0 a gasolina. Veja por outros ângulos:

O que coloca a “novidade” em xeque é que do outro lado do Atlântico, neste mesmo momento, a Volkswagen já prepara o lançamento no mercado europeu da terceira geração do Tiguan, seu produto mais vendido por lá. Atualmente em fase final de testes, o modelo será revelado já neste último trimestre do ano, com chegada às ruas prevista para 2024.

AINDA LONGE DAQUI

Volkswagen Tiguan 2024 – terceira geração

Os primeiros detalhes da futura geração do Tiguan foram divulgados pela matriz da VW em junho. Segundo a empresa, na ocasião, a nova versão incorporará o inédito sistema de controle de suspensão ativa, recém-desenvolvido pela fabricante de Wolfsburg, na Alemanha, junto com outros recursos não conhecidos, como os faróis com tecnologia HD Matrix.

A propósito, para satisfazer os mais curiosos, o QR Code visto na porta dos protótipos de testes com camuflagem direciona para a página da Volkswagen alemã na internet.

Volkswagen Tiguan 2024 – terceira geração

O novo Tiguan também estreará em sua linha a propulsão híbrida, com auxílio de baterias recarregáveis na rede elétrica (plug-in). Conforme destaca a VW, ele deverá alcançar, em breve, a autonomia para rodar até 100 quilômetros a cada carga completa da bateria, sem consumir uma gota de combustível, sequer.

 Por esse motivo, a terceira geração do modelo é baseada na versão evoluída da plataforma transversal modular, chamada de MQB evo, projetada para veículos eletrificados.

Volkswagen Tiguan 2024 – terceira geração

O interior do futuro Tiguan foi renovado e projetado sob o novo conceito de exibição e operação, que, de acordo com a Volkswagen, leva em consideração os requisitos específicos dos clientes para uma operação intuitiva. Com isso, o Tiguan chegará ao mercado, por exemplo, com o cockpit totalmente redesenhado e um novo sistema de infoentretenimento.

A tela principal de 15 polegadas (38cm) exibe de forma clara diversas funções, como mapas do sistema de navegação, música e controle de temperatura, e pode ser personalizada com acesso intuitivo e rápido.

Volkswagen Tiguan 2024 – terceira geração

O console central, além de oferecer mais espaço para armazenamento de objetos pessoais, também abriga os controles da tecnologia Driving Experience Control. O seletor rotativo com minitela própria pode ser usado para comandar o modo de acionamento, o volume do rádio ou as cores da iluminação ambiente, entre outras funções de conforto e conveniência para todos a bordo.

A comodidade dos ocupantes também é valorizada pelo uso de materiais de alta qualidade, assentos com novo desenho e isolamento acústico eficaz. Em particular, destaca a marca, em conjunto com um novo “pacote acústico” (opcional), o Tiguan foi projetado para oferecer conforto de ruído de classe premium.

Volkswagen Tiguan 2024 – terceira geração

De volta ao Tiguan que virá para nosso País, fica a expectativa em saber quais os predicados que ele revelará para enfrentar os modernos concorrentes de sete lugares disponíveis aqui – parte deles já eletrificada. Além das atualizações estéticas externas e internas, as mudanças prometidas pela VW, mas ainda não detalhadas, podem incluir a adoção do sistema de iluminação inteligente IQ.Light, introduzido por outro utilitário da marca, o Taos, e a central multimídia VW Play, que estreou no SUV cupê Nivus.

Outro aspecto a ser observado é se o preço na etiqueta desta segunda geração do Tiguan (lançada em 2016, importante lembrar) levará em conta a data de validade impressa no verso – já expirada na Europa, mas com prazo de vencimento estendido para cá. Aguardemos.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte:  Volkswagen do Brasil e Global I Imagens: Divulgação

 




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo