Jaguar F-Pace 2021 chega ao Brasil mais esculpido e conectado

SUV inglês traz design atualizado, tecnologias de assistência ao motorista e duas opções de motor, incluindo a superesportiva SVR, de 550 cv, que vai a quase 290 km/h




Jaguar F-Pace 2021 chega ao Brasil mais esculpido e conectado

A Jaguar, marca britânica reconhecida por sua tradição em veículos esportivos de luxo, acaba de disponibilizar no mercado nacional o F-Pace 2021. Lançado mundialmente em setembro do ano passado, o novo utilitário esportivo premium alia esportividade e desempenho, em duas opções de motorização: 3.0 de 6 cilindros em linha, com potência de 340 cv, e a superesportiva 5.0 SVR, de oito cilindros em V, com 550 cv.

Produzido na planta da Jaguar Land Rover instalada em Solihull, região central da Inglaterra, o novo F-Pace chega às revendas brasileiras com preços a partir de R$ 463.750, na configuração 3.0, e de R$ 725.950, para a SVR.

O novo F-Pace recebeu importantes aprimoramentos em seu design, ganhando linhas mais fluidas, além do capô e grade frontal redesenhados. O interior completamente inédito ganhou itens estéticos que garantem maior refinamento e uma seleção de materiais exclusivos, garantindo o ambiente luxuoso e esportivo. O cockpit redesenhado está mais ousado e dinâmico, combinado ao console central também completamente novo, mais tecnológico e fácil de usar.

O modelo também estreia o sistema de infoentretenimento Pivi Pro, de última geração, com tela digital de alta definição de 11,4 polegadas (29 cm).

Modelo 2021 traz capô com maior relevo, grade redesenhada e faróis quádriplos 100% de LED

O novo modelo ganhou linhas mais limpas e fluidas, capô esculpido com relevo central alargado e superfícies mais definidas, além de reduzir o número de linhas de fechamento na frente do carro. A nova grade traz detalhes inspirados no logotipo heritage da Jaguar.

Um novo parachoque dianteiro com entradas de ar redesenhadas e tela escura ampliam a frente do veículo, garantindo uma aparência ainda mais imponente. Novos faróis quádruplos totalmente em LED com a assinatura J-Blade (lâmina em forma de J) propiciam maior resolução e brilho.

SUV vem, de série, com iluminação 100% de LED, incluindo as novas lanternas traseiras

Na traseira, o F-Pace 2021 recebeu lanternas afiladas de LED com assinatura luminosa em chicane e parachoque totalmente redesenhado, com saídas de escape atualizadas, agregando o visual mais dinâmico.

O amplo porta-malas tem capacidade de 613 litros, mas pode chegar aos 1.440 com os encostos traseiros rebatidos.

Design externo do F-Pace SVR se distingue pelas rodas de 22″ e detalhes de acabamento escurecidos

Na configuração superesportiva SVR, o utilitário premium conta com uma série de elementos de design distintos, com visual voltado ao desempenho. É o caso das rodas de liga forjada com aro de 22” (opcional), desenho de cinco raios e acabamento em gloss black (preto brilhante), com detalhes em cinza cetim.

Todos os modelos possuem a opção de configuração com o Black Exterior Pack, que oferece uma aparência ainda mais dinâmica e com elementos sob medida, finalizados em gloss black.

Painel de instrumentos e console central foram redesenhados para facilitar acesso aos comandos

Referência no mercado de luxo desde o seu lançamento, o F-Pace chega à linha 2021 com novo design do cockpit, mais ousado, dinâmico e com maior foco no motorista. Um novo console central, mais rápido e intuitivo, facilita o acesso aos controles de vários instrumentos.

No coração deste interior redesenhado está a nova tela em curva e sensível ao toque, de 11,4 polegadas (29 cm) e alta resolução. Sua curvatura foi criada para se harmonizar ao perfil do painel de instrumentos, com moldura elegante feita de magnésio e acabamento na cor preta acetinada. A tela de vidro possui revestimentos para reduzir o reflexo da luz e facilitar a limpeza das impressões digitais.

Central multimídia Pivi Pro tem tela tátil de 11,4″ curvada e maioria dos comandos em dois toques

A nova tela opera com central de infoentretenimento Pivi Pro de última geração e com estrutura de menu simplificada.

Assim, o acesso aos comandos está mais intuitivo e permite que o motorista realize 90% das tarefas comuns com apenas dois toques na tela inicial.

Quadro de instrumentos 100% digital tem tela de 12,3 polegadas totalmente configurável

Para ajudar o motorista a acessar informações mais rapidamente, o novo F-Pace também possui uma tela interativa no quadro de instrumentos de 12,3” (31,2 cm), com gráficos aprimorados e disposição configurável das informações, que pode mostrar o mapeamento de navegação, mostradores digitais (como velocímetro e conta-giros), mídia, informações do veículo ou detalhes do sistema de infoentretenimento.

Opcionalmente, é possível adicionar a tecnologia head-up display, que exibe as principais informações diretamente no parabrisa, oferecendo ao motorista todas as informações de que mais precisa, com menos distração.

Volante inspirado na versão elétrica I-Pace tem aletas para trocas de marcha e adiciona novos botões

O volante também recebeu atenção especial e traz novo design, altamente refinado, com inspiração no I-Pace, a versão elétrica do SUV.

Disponível em duas opções de desenho para a configuração 3.0 e uma exclusiva para a SVR, ele incorpora também novos botões funcionais e aletas para trocas de marcha manuais (paddle shifts), feitos em liga de zinco.

Acabamento interno combina materiais agradáveis ao toque com madeira e alumínio

Na cabine, o novo F-Pace recebeu materiais premium que aumentam a sensação de conforto, espaço e refinamento. Revestimentos de toque suave foram incorporados ao painel de instrumentos, apoios de braço das portas e nas laterais. Acabamentos autênticos, feitos em madeira e alumínio, são vistos por todo o interior, alinhando passado e futuro.

Para elevar a sensação de luxo, o veículo também recebeu nova iluminação interior, com uma exclusiva faixa superior de luz que circula por toda a cabine, enquanto a iluminação inferior usa um efeito de cachoeira mais suave. O novo sistema possibilita escolher entre dez cores.

Ambiente controlado: modelo conta com filtros de ruído externo e de micropartículas do ar na cabine

O bem-estar dos ocupantes conta com o sistema de cancelamento de ruído ativo, que remove sons indesejados vindos de fora da cabine (ideal para rodar em estradas mais sinuosas), e a mais recente tecnologia de ionização do ar interno, que agora também incorpora o sistema de filtragem capaz de capturar partículas ultrafinas.

Revestimento dos bancos do I-Pace SVR tem design exclusivo e apoiois especiais para os ombros

Os bancos e acabamentos internos estão disponíveis em diversas combinações de cores para todas as versões. Os novos assentos dianteiros tiveram o amortecimento aprimorado e podem vir equipados com opcionais como massageador e áreas ampliadas de aquecimento e refrigeração.

Na configuração SVR, os bancos têm acabamento exclusivo, mais dinâmico, com novo suporte adicional na área dos ombros e design inspirado no logotipo da Jaguar.

Configuração superesportiva SVR vai de zero a 100 km/h em 4s e chega aos 286 km/h

Desde sua chegada ao mercado, o F-Pace se tornou sinônimo de esportividade e alta performance. Para manter esse conceito em alta rotação, o novo modelo chega com duas opções de motor, ambas combinadas à transmissão automática de oito velocidades, com modo de trocas manuais, por meio das aletas no volante.

A versão 3.0 de seis cilindros em linha é dotada de supercharger de turbina dupla (twin scroll) com válvula de alívio continuamente variável (Cvvl). Combinando desempenho e eficiência de combustível, a unidade rende a potência de 340 cv e torque máximo de 49 kgf.m, podendo levar o veículo de zero a 100 km/h em apenas 6,1 segundos.

Poderio inglês: motor V-8 do F-Pace SVR despeja 550 cv de potência e mais de 71 kgf.m de torque

Já a versão superesportiva SVR, lançada em dezembro de 2020, traz sob o capô o poderoso V-8 de 5 litros de cilindrada, também equipado com supercharger, que teve sua curva de torque modificada, elevando o pico de rendimento para 71,3 kgf.m, ou seja, 2 kgf.m a mais do que o modelo anteriorÉ força suficiente para fazer o F-Pace SVR disparar da imobilidade até os 100 km/h em impressionantes 4s e alcançar a velocidade máxima de 286 km/h – desempenho digno dos supercarros esportivos.

Sistema de tração inteligente distribui a força do motor entre as quatro rodas conforme o piso

O sistema de tração integral Intelligent Driveline Dynamics, de série para as duas motorizações, distribui o torque entre os eixos de forma independente e quase instantânea, melhorando a estabilidade em condições de baixa aderência para os pneus, como piso molhado, lama ou até neve. Ao mesmo tempo, o diferencial ativo eletrônico traseiro proporciona maior desempenho e confiança nessas situações.

O veículo também recebeu um novo seletor de modos de condução no console central, com as opções Conforto, Eco, Chuva e Dinâmico/esportivo, que podem ser escolhidas pelo motorista de acordo com as condições do caminho.

Versão superesportiva SVR vem equipada com suspensão adaptativa e discos de freio maiores

A tecnologia de suspensão Adaptive Dynamics, disponível apenas para o F-Pace SVR, analisa constantemente as condições de aceleração, direção, acelerador e pedal de freio. Os sensores de altura em cada canto do veículo medem o movimento vertical da carroceria, ajustando continuamente a rigidez dos amortecedores para elevar o nível de conforto e o controle pelo motorista, reduzindo a transferência de peso e a inclinação do veículo.

Além disso, esse sistema permite que o condutor configure o comportamento do veículo conforme suas preferências, entre os modos Conforto ou Dinâmico, interferindo no mapeamento do acelerador, pontos de troca de marcha, assistência da direção e na suspensão.

Motorista pode configurar diversos sistemas do veículo entre os modos Dynamic e Comfort

O sistema de freios também foi aprimorado no SVR. O veículo recebeu discos de aço de 395 mm de diâmetro, na frente, e de 396 mm, atrás, agora assistidos por um novo Power Booster (potencializador da pressão no pedal) que, juntamente com a recalibração do conjunto, oferece frenagens mais curtas e eficientes.

Antena externa do tipo barbatana eleva a qualidade do sinal das chamadas a bordo

Alinhado ao novo perfil da marca Jaguar, o F-Pace 2021 possui uma avançada arquitetura eletrônica apelidada de EVA 2.0, que garante que o veículo esteja sempre conectado e atualizado. Esse novo sistema de infoentretenimento inclui as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, que permitem conectar até dois telefones simultaneamente, via Bluetooth. Opcionalmente, o F-Pace pode vir com o sistema de carregamento sem fio para o smartphone no console, com amplificador de sinal telefônico. E com ajuda da antena externa, o sinal para as chamadas também é mais forte.

A tecnologia Pivi PRO também permite conectividade a bordo independentemente do aparelho celular, graças ao cartão SIM (chip) incorporado ao veículo, que oferece ao motorista informações do trânsito em tempo real na tela central do painel (função semelhante ao Waze) e procurar por locais de interesse, tais como salões de beleza, restaurantes, postos de combustíveis e estacionamentos, entre outros. Ele também inclui o recurso de Software-Over-The-Air (Sota), que garante a atualização constante do software (programa de computador) embarcado no F-Pace de forma on-line, sem a necessidade de levar o veículo para uma concessionária.

Console central incorpora o seletor rotativo dos modos de condução, com quatro opções

A mais recente tecnologia de câmeras também foi incorporada ao veículo, oferecendo funcionalidade 3D surround (visão de 360º em três dimensões) por meio de uma câmera de alto desempenho, que auxilia nas manobras de estacionamento. Ela pode ser acessada no painel do veículo e conta com diversos tipos de configuração. O veículo também conta com o Clear Exit Monitor (monitor de saída com clareza), que alerta os ocupantes, quando estão prestes a sair do carro, sobre a aproximação de um veículo ou ciclista.

O F-Pace 2021 também adiciona, como item opcional, uma das tecnologias semi-autônomas mais utilizadas atualmente, o controle de cruzeiro adaptativo, que mantém automaticamente uma distância do veículo à frente definida pelo motorista.

Volta rápida: Jaguar F-Pace SVR em teste no autódromo de Interlagos

E, por fim, para ressaltar o caráter superesportivo da versão SVR aos clientes brasileiros, a Jaguar levou o veículo no ano passado para um desafio no autódromo de Interlagos.

Na ocasião, o F-Pace SVR definiu o recorde de tempo de volta para um veículo desse segmento, completando o percurso de 4,3 km em apenas 1min54s576. Para se ter ideia, a pole-position da última etapa da Stock Car disputada no circuito paulistano, em maio, cujos carros utilizam motores V-8 de 460 cv, mas que podem alcançar os mesmos 550 cv do F-Pace SVR, quando acionado o modo de ultrapassagem, e pneus especiais para competição, foi feita em 1min39s800 – diferença de menos de 15s. De acordo com a Jaguar, o tempo de volta do utilitário superesportivo foi alcançado com o veículo original, idêntico às unidades comercializadas nas concessionárias.

Fonte: Jaguar Land Rover do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloJaguar F-Pace SVR
Origem Inglaterra
Preço 
básico
R$ 725.950
Carroceria Utilitário esportivo médio (SUV) do tipo camioneta, monobloco de aço estampado, 4 portas, 5 ocupantes
C/L/A/Ee4.762 I 1.727 I 2.175-2071* I 1,670 I 2.874 mm
Vão livre do solo218 mm
Porta-malas613 litros
Peso2.133 kg (tanque cheio)
MotorDianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, 8 cilindros em V, 4.999 cm³, gasolina, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor de turbina dupla (twin scroll) e injeção direta de combustível
CâmbioAutomático com oito velocidades

Potência550 cv entre 6.250 e 6.500 rpm
Torque73,1 kgf.m entre 3.500 e 5.000 rpm
Peso-potência 3,8 kg/cv 
0 a 100 km/h4 seg
Vel. máxima286 km/h




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo