Honda XRE 300 2022 muda pouco no visual e sobe preços

Trail média oferecida em três configurações foi mantida praticamente intacta em relação ao modelo anterior, trazendo apenas novos grafismos e tabela majorada




A Honda acaba de apresentar a linha 2022 XRE 300. No entanto, a única novidade vista na trail média são os grafismos aplicados às suas três conhecidas configurações – XRE 300 ABS, XRE 300 Adventure e XRE 300 Rally -, oferecidas em cor única, cada uma delas, respectivamente, cinza metálico, cinza fosco e vermelho. No mais, todas as características técnicas e de desempenho foram mantidas em relação ao modelo anterior, incluindo o motor monocilíndrico, flex, de 25,6 cv de potência (com etanol).

A outra mudança trazida pela nova linha pode ser percebida somente na tabela de preços públicos sugeridos, que teve os valores remarcados para cima. Assim, a opção básica XRE 300 ABS passa a custar R$ 20.390, representando o aumento de R$ 1.550 (ou 8%), em relação ao modelo anterior. Já as opções de topo Adventure e Rally agora saem por R$ 20.890, acréscimo de R$ 1.030 (5,18%).

Honda XRE 300 Rally 2022 é oferecida exclusivamente na cor vermelha

O design da Honda XRE 300 2022 permanece fiel à remodelação estética feita em 2019, que introduziu significativas atualizações, sem, contudo, desvirtuar o caráter marcante do modelo, preservando, por exemplo, a carenagem frontal com o característico elemento avançado sobre o paralama. A iluminação é totalmente de LED (Diodo Emissor de Luz).

Além de realçar o estilo aventureiro e impactante da XRE 300, as carenagens do tanque têm função prática no direcionamento do ar para a refrigeração do motor e garantem excelente encaixe das pernas.

Iluminação é totalmente de LEDs nos faróis, lanterna traseira e piscas

A XRE 300 conta com farol dianteiro, piscas e lanterna traseira de LED que reforçam a identidade aventureira e moderna da moto, além de oferecer mais segurança, devido à excelente visibilidade em situações de baixa luminosidade.

Completo, painel Blackout é 100% digital e oferece fácil leitura

O painel black-out, escurecido, é 100% digital e proporciona uma excelente visualização e leitura rápida das informações – que incluem velocímetro, hodômetro parcial e total, marcador de nível de combustível, conta-giros, relógio e luzes-espia -, facilitando a pilotagem.

O tanque de combustível, com capacidade para 13,8 litros, a tampa articulada controla a evaporação e minimiza o desperdício, bem como garante praticidade ao abastecer.

Bagageiro tem alças de alumínio para apoio do garupa e preparação para bauleto

A posição do assento duplo em dois níveis é elevada, com distância de 860 mm para o piloto.

Na traseira, o bagageiro com alça de alumínio integrada, permite que os volumes fiquem bem acomodados, além de oferecer preparação para a instalação do bauleto.

Motor monocilíndrico de 300 cm³, flex, rende 25,6 cv com etanol

O propulsor com cilindro de 291,6 cm³, quatro tempos, arrefecido a ar, conta com duplo comando de válvulas no cabeçote (Dohc), alimentação por injeção eletrônica PGM-FI e a tecnologia FlexOne, que permite abastecer o tanque com gasolina, etanol ou a mistura de ambos. A potência máxima de 25,6 cv é alcançada a 7.500 rpm, com o combustível vegetal, ou 25,4 cv, com o fóssil, na mesma rotação. O torque máximo é de 2,80 kgf.m, também com etanol, e de 2,76 kgf.m com gasolina, ambos a 6.000 rpm.

O câmbio de cinco marchas conta com embreagem multidisco em banho de óleo, com acionamento mecânico (cabo). Em todas as configurações, a partida é elétrica.

Suspensões têm cursos de 245 mm na frente e 225 mm na traseira, e ajuste de pré-carga da mola

Na parte ciclística, o chassi tubular de aço de arquitetura tipo berço semi-duplo fixa o motor em sua base, oferecendo rigidez e resistência a usos extremos, como convém à proposta aventureira do modelo.

A suspensão dianteira, do tipo telescópico, tem tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. A roda de alumínio com aro de 21 polegadas usa pneu medida 90/90. O conjunto traseiro tem balança de alumínio ligada ao sistema Pro-Link, com curso de 225 mm, cujo elemento mola-amortecedor permite regulagem na carga da mola. A roda com aro 18” é calçada com pneu 120/80.


Conjunto de freios usa discos simples em ambas as rodas, com exclusivo sistema ABS de dois canais

O conjunto de freios é equipado com sistema anti-bloqueio ABS (Antilock Brake System) de dois canais, um diferencial em relação às concorrentes.

O freio dianteiro usa disco de 256 mm de diâmetro, com cáliper (pinça) de pistão duplo com comando hidráulico; na traseira, o disco tem 220 mm de diâmetro, combinado à pinça de pistão simples, também acionada hidraulicamente.

Cada configuração da trail média é oferecida com apenas uma possibilidade de pintura

A linha Honda XRE 300 conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas.

Fonte: Honda do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




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