Volkswagen cria “robô frentista” para veículos elétricos

Basta um comando pelo celular para que o equipamento vá até o local onde o carro está estacionado e efetue a recarga da bateria, de forma totalmente autônoma




Volkswagen cria “robô frentista” para carros elétricos

A Volkswagen acaba de antecipar a própria visão sobre a recarga de veículos movidos a bateria para um futuro não muito distante. Por meio de sua recém-criada unidade de negócios chamada Volkswagen Group Components, dedicada ao desenvolvimento e manufatura de peças e sistemas, a gigante alemã anunciou, na Alemanha, a criação de um conceito de robô autônomo de recarga.

Concebido para operar em pátios de estacionamento e garagens subterrâneas, ele executará a função semelhante ao dos e das atuais atendentes dos postos de serviços, conhecidos como frentistas, só que de forma totalmente automatizada. Veja como ele trabalha:

Simples e cômodo de ser utilizado pelo motorista, o sistema de recarga robótico é ativado por meio de um aplicativo de smartphone ou pela própria tecnologia de conectividade embarcada, usando a rede de comunicação Car-to-X, que executa a transmissão de dados entre um veículo e outro.

A partir daí, o robô se dirige sozinho até o carro a ser reabastecido e, lá, se comunica com ele, efetuando desde a abertura da tampa da tomada de força até a conexão do plug e seu desacoplamento, quando a recarga estiver completa. Ou seja, após o comando inicial, todo o processo é inteiramente realizado sem qualquer intervenção humana, no melhor estilo do desenho animado dos Jetsons.

Equipamento “conversa” e se conecta automaticamente ao veículo

O projeto é um dos conceitos visionários de recarga com que a Volkswagen – segunda maior fabricante de automóveis do mundo, atrás da Toyota – espera expandir as facilidades para veículos elétricos ao longo dos próximos anos.

“Uma infraestrutura de recarga presente em todos os lugares é, e continuará a ser, um fator chave para o sucesso da mobilidade elétrica. Nosso robô é apenas uma das várias possibilidades, mas é, sem dúvida, uma das mais visionárias”, explica Thomas Schmall, presidente executivo da divisão de componentes da VW.

Robô frentista pode atender outros veículos enquanto uma recarga é realizada

Para recarregar mais de um carro ao mesmo tempo, o robô móvel se acopla a um equipamento adicional que, basicamente, é uma grande bateria portátil externa – tal e qual o power bank (banco de força) está para celular.

Em seguida, o robô conduz o equipamento até o veículo a ser recarregado e, lá, excuta a conexão do plug por meio de um braço mecânico, iniciando a transferência da energia armazenada nele para a bateria do automóvel.

Compact and autonomous: Volkswagen Group Components’ mobile charging robot.

Enquanto isso, o robô fica livre para recarregar outros automóveis, seja diretamente com a própria bateria ou conduzindo outros equipamentos. Quando a transferência da carga é completada, o robô, novamente, se dirige até o local e recolhe a unidade de recarga, conduzindo-a de volta para a estação central, onde todos os equipamentos são reabastecidos.

A ideia, ainda de acordo com Schmall – que, vale lembrar, foi presidente da VW do Brasil entre 2007 e 2014 -, é desenvolver soluções que ajudem a evitar a necessidade de medidas dispendiosas para disponibilizar as recargas. Eles permitem aos operadores de estacionamentos e garagens subterrâneas para eletrificar cada espaço do ambiente, usando o robô de recarga móvel, de forma rápida e simples. Isso reduz a necessidade de qualquer tipo de construção, ao mesmo tempo em que reduz eventuais custos.

Robô de recarga VW poderá funcionar em estacionamentos e garagens subterrâneas

Atualmente, o VW Group Components está trabalhando em uma família completa de equipamentos para recarga com padrão de corrente contínua (DC); segundo a empresa, a estação flexível de recarga rápida será lançada no mercado ainda neste início de 2021. Ao mesmo tempo, a estação de recarga do tipo wallbox (para ser instalada na garagem de casa ou no local de trabalho, por exemplo), vem sendo testada em diferentes unidades de produção da Alemanha. E, de forma bem sucedida, o robô de recarga móvel alcançou o nível de protótipo e, agora, será amplamente desenvolvido.

E nesse outro vídeo, a VW demonstra como será prático encontrar o carro reabastecido quando você retornar ao estacionamento:

Fonte: Volkswagen AG I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo