Troféu Ayrton Senna de Kart celebra os 60 anos do piloto

Torneio realizado em Birigui, SP, é dividido em 15 categorias e terá as provas finais neste sábado. Evento também promove uma exposição sobre o tricampeão de F1




Troféu Ayrton Senna de Kart celebra os 60 anos do piloto

Em busca de continuar o legado do tricampeão de Fórmula 1 para as novas gerações, está sendo disputado esta semana o Troféu Ayrton Senna de Kart, no kartódromo Speed Park, localizado em Birigui, interior de São Paulo. A competição, que reúne mais de 200 pilotos, tem a chancela do Instituto Ayrton Senna e da Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp).

O evento iniciou as celebrações pelos 60 anos de nascimento do piloto, que seriam completados no próximo dia 21 de março. Mas, de acordo com os organizadores, a ideia é de que a competição passe a ser realizada anualmente, marcando a abertura da temporada do automobilismo brasileiro.

Dessa forma, o Speed Park e a empresa de promoções esportivas Two Points, comandada pelo nadador Thiago Pereira, também esperam dar continuidade à iniciativa do piloto de Stock Car Tuka Rocha, morto no acidente aéreo ocorrido no sul da Bahia, em novembro passado.

As disputas pelo Troféu Ayrton Senna de Kart tiveram início na última segunda-feira, divididas em 15 categorias: Mirim, Cadete, F4, F4 Senior, Junior Menor, Shifter, OK, OK Junior, Senior (125), Super Senior (125), Junior, Novatos, Graduados, Rental Kart e, pela primeira vez no Brasil, foi criada uma categoria somente para mulheres, a Woman Series.

Troféu Ayrton Senna de Kart

Além disso, haverá premiações especiais como o Troféu Superação e o Troféu Pole Position. A provas finais serão disputadas neste sábado, ao longo de todo o dia.

Antes, com início às 7h, acontecerá o Troféu Ayrton Senna Run, para adultos, com percursos de corrida e caminhada entre 3 e 10 km. Para os menores, haverá o Senninha Run, com prova na pista oficial do Senninha, uma das pistas infantis do Speed Park.

Ayrton Senna, aos 7 anos, no primeiro kart, feito pelo pai

O evento promove também uma exposição sobre a carreira de Ayrton Senna, com fotos, vídeos e documentários, além de objetos usados pelo tricampeão, como macacão e capacetes, bem como troféus e uma réplica do primeiro kart do piloto, feito pelo próprio pai, Milton da Silva. Outra atração no último dia do torneio será o show de um avião acrobático, às 15h30.

As instalações do kartódromo contam com restaurante e praça de alimentação, e os visitantes do Troféu Ayrton Senna podem conhecer a área restrita dos boxes, adquirindo o ingresso especial no valor de R$ 30,00.

Speed Park, kartódromo internacional de Birigui

O Speed Park fica localizado na rua Hagime Saita, 4.001, com acesso pela rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). Outras informações podem ser conseguidas nos sites do kartódromo ou da organização do evento.

Fontes: Troféu Ayrton Senna e Pref. de Birigui I Texto: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação e arquivo de família




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo