Fiat Weekend chega ao fim da linha

Criada a partir do Palio, em 1997, perua se destacou pelas inovações ao longo de duas décadas de produção e somou mais de meio milhão de unidades vendidas no país

Fiat Weekend chega ao fim da linha

Missão cumprida para a Fiat Weekend. A última unidade da perua – ou station wagon, como também é conhecida esta categoria de veículos familiares – deixou a linha de montagem nesta segunda-feira, em Betim, MG, após 23 anos de produção. Segundo a montadora, o motivo para decretar o fim da produção do modelo é a mudança da preferência do consumidor pelos utilitários esportivos (ou SUVs), tendência mundial também verificada no Brasil, as peruas perderam espaço no mercado.

“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil. “Nos mantivemos sempre atentos ao que o consumidor procura, por isso entramos em uma fase acelerada de mudança na Fiat. Ainda segundo o executivo, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir deste ano, dois deles do segmento de SUVs.

Últimas unidades do Palio deixam a linha de montagem

Representante de destaque de uma das categorias mais importantes da época, a perua lançada em 1997 – um ano após o hatch Fiat Palio, do qual é derivada – conquistou rapidamente o consumidor, principalmente as famílias brasileiras, ao oferecer um estilo harmonioso, a robustez, espaço interno para cinco pessoas e o maior porta-malas da categoria, com 460 litros.

A fórmula foi tão bem-sucedida que foram contabilizadas as vendas mais de 530 mil unidades na história do modelo, segundo a montadora.

Fiat Palio Weekend 1997: primeiro modelo

O Palio Weekend estreou no início de 1997 seguindo a tradição de derivar veículos de seu produto principal, neste caso, o Palio, que chegou ao mercado no ano anterior. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira; para assegurar maior conforto e estabilidade em curvas, a perua usava o conceito de braços arrastados (ou seja, com dois braços longitudinais paralelos e independentes, que conectam o eixo transversal à carroceria), enquanto o hatch usa o eixo de torção no hatch. Também o entreeixos era seis centímetros maior na station.

Lançada com três configurações de acabamento, o Palio Weekend assumiu a liderança do segmento de peruas no país já em seu quarto mês de vendas. A partir daí a Fiat promoveu inovações que acompanharam a Weekend em sua trajetória no mercado nacional. Relembre algumas delas:

Fiat Palio Weekend Adventure 1999

A linha Weekend 1999 marcou o lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta, como suspensão elevada, pneus mistos, quebra-mato com faróis de longo alcance e protetores plásticos na carroceria, que redefiniram sua aparência.

O sucesso foi tão grande que a linha Adventure foi estendida para os modelo Idea, Doblò e Strada e criou a tendência seguida por outras marcas, conhecida por “off-road light”.

Fiat Palio Weekend 2001

Em 2001, o modelo passou por uma completa reestilização, com desenho assinado pelo estudo do estilista italiano Giorgetto Giugiaro;

Fiat Palio Weekend 2004

Três anos depois, outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto.

Fiat Palio Weekend Adventure Locker 2008

Uma nova e completa reestilização da station foi implementada na linha 2008, quando a versão Adventure passou a incorporar o Locker, um bloqueio de diferencial, inédito no mundo, que aumentava a capacidade da tração 4×2 e possibilitava superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.

Ainda no mesmo ano a Fiat apresentou o Palio Weekend Elétrico, desenvolvido em parceria com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, instalada no fundo do porta-malas, garantia a autonomia de 120 km.

Fiat Palio Weekend 2012

A última modificação de estilo do Palio Weekend aconteceu em 2012, com destaque para os novos desenhos da grade frontal e dos parachoques.

Fiat Weekend Adventure 2015

A partir do lançamento da linha 2015, a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend, oferecida nas configurações Attractive, Trekking e Adventure, e opções de motorização 1.4, 1.6 e 1.8.

Com o fim da produção do Palio Weekend, o mercado brasileiro deixa de ter a última station wagon do segmento de pequeno porte.

Fonte: Fiat Chrysler Automobiles I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação