Land Rover apoia ONG de proteção à onça-pintada

Parceria com a Onçafari busca promover o ecoturismo e contribuir com os estudos e iniciativas de preservação da biodiversidade na região do Pantanal brasileiro




Land Rover apoia ONG de proteção à onça-pintada

Na mesma data em que é comemorado o Dia da Onça-Pintada, espécie eleita como símbolo brasileiro da conservação, a Land Rover anuncia parceria com a associação Onçafari, que trabalha pela preservação da biodiversidade em diversos ambientes naturais do país, com ênfase em onças-pintadas e lobos-guarás.

O apoio consiste na disponibilização de veículos da marca para auxiliar na logística do projeto. Para marcar o início da parceria, a partir de hoje o Land Rover Discovery Sport, mais versátil modelo da marca britânica de SUVs de luxo, auxiliará as atividades do Onçafari no Pantanal.

Land Rover Discovery Onçafari

O Discovery Sport, primeiro modelo da Land Rover a integrar o Onçafari, foi escolhido por ser fabricado no Brasil e ter a melhor a capacidade off-road, necessária para enfrentar os terrenos pantaneiros mais difíceis com o uso do sistema Terrain Response, proporcionando capacidade e segurança para as atividades da equipe do Onçafari. Além disso, seu amplo espaço interno também será útil no transporte de equipes e equipamentos.

“Buscamos por instituições que trabalham com projetos inovadores para a preservação do meio ambiente e de diferentes ecossistemas. Encontramos isso no Onçafari, que promove conexões com o Pantanal e com a onça-pintada por meio do ecoturismo, de pesquisas e da conservação da espécie”, ressaltou Paulo Manzano, gerente de marca da Jaguar Land Rover.

O trabalho de habituação das onças consiste em acostumá-las à presença dos carros, para que possam ser observadas em seu habitat natural. Nesse contexto, o Discovery Sport foi preparado com uma roupagem especial e exclusiva, para que possa ser visto e identificado com facilidade.

Além do envio do Discovery Sport, a Land Rover também vai trabalhar na divulgação do Onçafari em seus canais, contribuindo para a divulgação de suas atividades e do ecoturismo no país.

Para celebrar essa parceria, foi feito o primeiro vídeo para mostrar o Discovery Sport iniciando as operações no Onçafari. Assista:

Nas próximas semanas, serão apresentados novos filmes, com mais detalhes sobre a iniciativa conjunta entre a Land Rover e a ONG.

Ex-piloto de automobilismo e fundador do Onçafari, Mario Herberfeld iniciou os trabalhos de observação das onças-pintadas em 2011, com o objetivo de proteger e conservar a espécie, que já esteve próxima da extinção em algumas regiões.

Haberfeld (terceiro à esquerda) e a equipe da Onçafari

Durante os 8 anos de trabalho, ele e sua equipe do Onçafari já realizaram resgates, reintroduções à natureza e preservação de habitat com onças-pintadas na Amazônia, no Pantanal, no Cerrado e na Mata Atlântica.

A onça-pintada, símbolo brasileiro da conservação ambiental

Até 2019, tiveram mais de 3.351 avistamentos de onças, 98% dos visitantes do projeto encontraram onças no percurso e foi registrado o aumento de 270% na taxa de ocupação da pousada, facilitando o desenvolvimento do ecoturismo na região do Pantanal.

Fonte: Land Rover Brasil e Onçafari I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo