Nova Mercedes Sprinter virá carregada de inovações

Prestes a chegar ao Brasil, linha de comerciais vai estrear versões mais potentes e recursos como frenagem autônoma, direção elétrica e central multimídia




Nova Mercedes Sprinter virá carregada de inovações

A nova geração da Mercedes-Benz Sprinter desembarca nas concessionárias do país ainda neste último trimestre de 2019 cheia de novidades e de tecnologias inéditas no país. Além do design atualizado, a família de furgões e vans ganhou novas versões, com maior capacidade de carga, mais força no motor OM 651 e uma série de itens voltados à segurança e ao conforto.

Entre eles, destacam-se a direção elétrica, partida sem chave (keyless start) e os exclusivos assistentes de frenagem ativa (ABA), fadiga e de subida em rampa, todos estreantes neste segmento do mercado nacional. Como opcional, a nova Sprinter passa a oferecer a central multimídia Mbux, que reúne itens como tela tátil, espelhamento de aplicativos do celular, operação mãos livres e câmera de ré.

Nova linha Mercedes-Benz Sprinter

Os preços da nova Sprinter ainda não foram divulgados, o que deverá ocorrer mais próximo da data de início das vendas.

Segundo a marca, a linha oferece 60 opções de configuração entre vans de passageiros (com capacidades de 9+1, 15+1, 17+1 ou 20+1), furgões (com três variações de distância entreeixos e três de volume do compartimento de carga) e chassi-cabine, também com três medidas de entreeixos à escolha e opções de rodados (composição das rodas traseiras) simples ou duplos.

Nova linha Mercedes-Benz Sprinter

Logo à primeira vista, chama a atenção no visual externo da nova Sprinter o parachoque, com aparência mais robusta, e os faróis redesenhados e com maior altura, aumentando a proteção contra pequenos impactos.

Incorporadas a eles, as luzes de rodagem diurna (DRL – Daytime Running Light) acendem-se automaticamente assim que o motor entra em funcionamento, desde que o interruptor das luzes esteja na posição de desligado.

Nova linha Mercedes-Benz Sprinter

O cockpit (posto de comando) é similar ao de um automóvel, com alto padrão de ergonomia e bem-estar a bordo.

Nesse aspecto, a nova Sprinter inova com recursos exclusivos como a direção com assistência elétrica e o Keyless Start, que permite o acionamento do motor sem o uso da chave, por meio de um botão no painel.

Graças à direção elétrica, o volante teve seu tamanho reduzido e ganhou design moderno e refinado, mesmos padrões aplicados no painel e nos novos bancos, ainda mais confortáveis.

Outra estreia na nova Sprinter é do sistema de ar-condicionado de dois compressores para todas as versões (inclusive para furgões com vidros), mais eficiente, com capacidade de 11 kW. Para maior praticidade nas atividades diárias, foram adicionados novos porta-objetos.

A nova Sprinter sai de fábrica com o Mercedes-Benz Audio System, com novo rádio AM/FM, entrada USB para ocupantes da frente e passageiros, e duas caixas de som de duas vias na parte dianteira.

Mas a grande novidade em matéria de infoentretenimento a bordo é o sistema multimídia Mbux. Exclusivo da Mercedes, o Mbux utiliza uma tela touch screen (tátil) de 7 polegadas, com controle por meio de toques no display ou de botões no painel.

Nova linha Mercedes-Benz Sprinter

Todas as funções do painel de instrumentos e do MBbux podem ser acionadas pelos botões do volante multifuncional, inclusive o piloto automático (Tempomat).

Outras inovações trazidas pelo Mbux são o espelhamento de smartphones (compatível com Apple CarPlay e Android Auto), a função “hands-free” (mãos livres), que permite atender o telefone por meio do sistema de áudio (conectados via Bluetooth), e câmera de ré com imagem projetada na tela multimídia.

Outro conteúdo que traz inovações importantes é o de equipamentos de segurança. Um deles é o Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist) identifica objetos estáticos e móveis na via e, ainda, pedestres e ciclistas.

À medida em que a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão. Se não houver reação pelo motorista, o sistema reduz a velocidade e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, até à parada total, se necessário.

Nova linha Mercedes-Benz Sprinter

Também novo o Assistente de Fadiga (Attention Assist), capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade de fazer uma pausa. A nova Sprinter passa a contar, ainda, com o Assistente de Subida em Rampa (HSA – Hill Start Aid), que mantém o sistema de freio acionado por até 3 segundos até que se acelere o veículo.

Fora essas estreias, o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i, introduzido em 2012, ganhou 4 novos sistemas como o MRS (Controle de torque de saída), o TSM (Redução de Oscilação do Trailer), ELC (Mudança de faixa com conforto) e EUC (Controle Aprimorado de Subviragem), que visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo. 

Nova linha Mercedes-Benz Sprinter

Disponível também no modelo atual, o Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist)ajuda a manter o veículo em sua trajetória. O recurso aciona de forma unilateral os freios para amenizar o efeito de ventos laterais, sem a intervenção do motorista, que é informado sobre a ativação do sistema por meio de alerta no painel.

Da mesma forma, a nova Sprinter manterá itens como freios a disco, airbag duplo, sistema SRS (tensionador do cinto de segurança), luzes de freio adaptativas e piloto automático com limitador de velocidade. E passa a vir equipada, de série, com alarme na chave.

Nova linha Mercedes-Benz Sprinter

O consagrado motor OM 651 CDI da Sprinter é o mesmo da linha atual: biturbo de 2,2 litros e 4 cilindros, com injeção direta CDI (Common Rail Direct Injection). A novidade é a nova programação da central eletrônica com foco em melhor eficiência, o que resultou em maior entrega de desempenho. Dessa forma, a Sprinter mudou também a denominação de suas configurações.

A nova 314 CDI Street passa a contar com a potência de 143 cv a 3.800 rpm e torque máximo de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm – contra 129 cv a 3.800 rpm e 31,1 kgfm de 1.200 a 2.400 rpm, da atual 313 CDI Street, com PBT de 3,5 ton.

Nova linha Mercedes-Benz Sprinter

Para as também estreantes 416 CDI e 516 CDI são disponíveis 163 cv a 3.800 rpm e 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm – ante os atuais 150 cv a 3.800 rpm, e 33,6 kgfm de 1.200 a 2.400 rpm, das respectivas 415 CDI (PBT de 3,8 ton) e 515 CDI (PBT de 5 ton). A versão 416 CDI traz mais uma importante vantagem: seu PBT chega agora a 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais de capacidade de carga líquida do veículo, em relação à versão atual (415 CDI).

Em todos os casos, a transmissão é manual de seis velocidades e, nas versões chassi-cabine, vem preparada para tomada de força, com potência de 28 kW.

Nova linha Mercedes-Benz Sprinter

Por fim, a nova Sprinter também dispõe de financiamentos e consórcio da própria Mercedes-Benz, concessionários em todos os estados do Brasil, planos de manutenção customizados e assistência 24 horas.

Segundo a fabricante, a Sprinter é líder destacada na categoria de vans de passageiros no mercado nacional, com mais de 48% das vendas. Em furgões, esse índice é de 33%, enquanto no segmento de chassi-cabine são quase 20% de participação.

Fonte: Mercedes-Benz Brasil I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo