Volvo entrega seus primeiros caminhões elétricos na Europa

Livres de emissões e silenciosos, modelos FL e FE são voltados a serviços urbanos e têm PBT de 16 e 27 ton, na ordem. Produção em série e vendas começam ainda este ano




A matriz da Volvo Trucks, na Suécia, fez a primeira entrega de caminhões 100% elétricos, que fazem parte de uma pré-série desenvolvida em colaboração com clientes selecionados pela fabricante.

A produção regular terá início no segundo semestre, com um número limitado de veículos para os mercados europeus.

Volvo FL Electric e FE Electric [Divulgação]

Os modelos Volvo FL Electric e FE Electric têm Peso Bruto Total (PBT) de 16 e 27 toneladas, respectivamente, e foram concebidos para distribuição de mercadorias e coleta de lixo, entre outras aplicações.

Os dois primeiros caminhões já estão em operação em Gotemburgo, sendo um modelo FL destinado para a empresa de coleta e reciclagem de resíduos Renova, e um FE, para a transportadora TGM.

Volvo FL Electric [Divulgação]

Desenhado para rotas urbanas, o Volvo FL Electric tem motor elétrico único, com potência máxima de 185 kW (251,5 cv), e utilização regular de 130 kW (176,7 cv).

O armazenamento de energia é feito por dois a seis conjuntos de baterias de íon-lítio, com capacidade de 100 a 300 kW – muito provavelmente, segundo a Volvo, fornecidas pela Samsung. As baterias podem ser recarregadas via CCS (sigla, em inglês, para Sistema de Recarga Combinado), com conector universal para as correntes AC (residencial) e DC.

Volvo FE Electric [Divulgação]

Por sua vez, o Volvo FE Electric é maior e voltado para distribuições urbanas e operações de transporte de lixo. O modelo é tracionado por dois motores elétricos, totalizando 370 kW (503 cv) de potência, com uso regular de 260 kW (353,5 cv). O pico de torque é de 86,6 kgfm, com máximo de 2.855 kgfm (28 kNm) no eixo traseiro. A transmissão automática Volvo é de duas velocidades.

As opções de bateria para o FE variam de 200 a 300 kW, oferecendo até 200 km de autonomia. São disponíveis dois sistemas diferentes de recarga: o CCS2 (que inclui a conexão trifásica), com capacidade máxima de 150 kW DC, e o sistema de baixa potência AC, para até 22 kW.

Volvo FL Electric e FE Electric [Divulgação]

Segundo a fabricante, os motoristas passaram por treinamento e tiveram impressões muito positivas. “Eles ficaram especialmente impressionados com a resposta imediata do trem de força, com aceleração rápida e sem pausas, além do baixo nível de ruído”, afirmou Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

Volvo FL Electric e FE Electric [Divulgação]

A ausência de ruído de motor e emissões de exaustão dos caminhões elétricos contribuem para melhores condições de trabalho para os operadores e um ambiente urbano mais limpo e silencioso, justifica a Volvo.




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo