CES 2020: Renault lança aplicativo que conecta carros e casas

Criada em parceria com a Otodo, solução permite controlar funcionalidades do veículo e do imóvel à distância, por meio do smartphone, voz ou tela do painel

CES 2020: Renault lança aplicativo que conecta carros e casas

A Renault está fazendo a pré-estreia na Consumer Eletronics Show 2020 – maior feira do mundo voltada às tecnologias domésticas, que acontece até a próxima sexta-feira, em Las Vegas, nos Estados Unidos – de uma tecnologia inédita, com a qual promete tornar o dia a dia dos seus clientes ainda mais seguro e prático.

Desenvolvida em parceria com a Otodo, jovem empresa francesa voltada à conectividade residencial, a novidade possibilitará a comunicação e interação automática e segura entre carros e objetos conectados dentro de casa.

Renault lança aplicativo que conecta carros e casas

Segundo a Renault, com esta solução inovadora de conectividade, os usuários podem agora controlar seus aparelhos de casa conectados à internet diretamente por meio do painel do veículo, bem como enviar instruções de dentro de casa para o seu veículo Renault, através do smartphone ou de comando de voz, para ligar o ar-condicionado na temperatura desejada ou compartilhar um itinerário, por exemplo.

Também de acordo com a montadora, o serviço inovador estará disponível ainda este ano em todos os seus modelos equipados com o novo sistema multimídia “Renault Easy Link”, incluindo os novos Zoe, Clio e Captur. A Otodo vai fornecer a conexão segura entre o veículo e os usuários em casa.

Renault lança aplicativo que conecta carros e casas

O sistema é facilmente instalado por meio de um aplicativo para o celular. Para isso, basta que os usuários selecionem os aparelhos que querem incluir nos dois modos de operação disponíveis, e as instruções associadas a cada objeto como horários de funcionamento, preferências para a climatização, entre outras.

Renault lança aplicativo que conecta carros e casas

Assim, enquanto acaba de tomar o café, o usuário pode acionar a climatização do veículo e compartilhar no navegador o próximo destino.

Renault lança aplicativo que conecta carros e casas

Já na rua, o motorista aciona o modo “Leaving Home” (Saindo de casa), que coloca a residência para “hibernar”, mudando o termostato da energia elétrica para o padrão econômico, fechando as janelas e apagando as luzes, por exemplo.

Renault lança aplicativo que conecta carros e casas

Na volta para o lar, o modo “Arriving Home” (Chegando em casa) faz com que a residência “desperte” enquanto você ainda está a vários quarteirões da sua rua, acendendo as luzes e ligando o ar-condicionado, se assim desejado.

Renault lança aplicativo que conecta carros e casas

Os usuários podem programar o momento em que eles querem que o sistema os alerte para ativar os cenários, seja pela manhã, antes de sair para o trabalho, em função do horário, ou na volta para casa, de acordo com a distância entre o veículo e a residência.

Este sistema de conectividade é uma solução tudo-em-um. Os usuários precisam apenas ativar o sistema por meio da tela tátil do painel do veículo – o qual envia todas as instruções determinadas para os objetos conectados em casa, de forma automática e simultânea.

Renault lança aplicativo que conecta carros e casas

“Carros precisam ser combinados à nossa vida digital. Com este serviço, nós estamos oferecendo aos nossos clientes uma experiência pioneira e uma solução completamente segura para fazer a conectar seus aparelhos de casa ao veículo. A tecnologia para isso é bastante intuitiva e oferece duas vantagens: ela é automática, o que torna a vida mais simples, e economiza energia ao ligar ou desligar as luzes e o sistema de climatização conforme o necessário”, afirmou Jean-François Labal, responsável pela área de marketing e de parcerias para veículos e serviços conectados do Grupo Renault.

Renault lança aplicativo que conecta carros e casas

A Otodo vem desenvolvendo uma plataforma tecnológica que controla remotamente uma grande variedade de funcionalidades domésticas e objetos conectados, em vários países, desde 2016. Com esta nova aplicação, a tecnologia da Otodo também vai possibilitar que as instruções sejam enviadas diretamente do veículo.

Nossa plataforma permitiu ao Grupo Renault criar uma conexão simples e universal entre os carros e as casas conectadas à internet, a qual funciona por meio de marcas e tecnologias. Muito em breve, todos poderão utilizar essa plataforma para organizar suas vidas diárias enquanto estão no carro”, preconizou Eric Denoyer, presidente-executivo da Otodo.

Veja como a vida pode ficar mais fácil com a nova tecnologia:

Fonte: Grupo Renault I Imagens: reprodução Youtube