BMW i revela novo Safety Car para a Fórmula E

Modificado para uso nas pistas, i8 Roadster ganhou para-brisa encurtado, acessórios aerodinâmicos específicos e equipamentos de comunicação e sinalização

BMW i revela novo Safety Car para a Fórmula E [Divulgação]

A BMW i, divisão de modelos eletrificados da montadora alemã e parceira oficial de fornecimento de veículos para o Campeonato ABB FIA Formula E, revelou seu novo Safety Car para a categoria. O veículo é baseado no BMW i8 Roadster – esportivo híbrido de dois lugares e conversível -, que foi especialmente modificado para o uso em circuitos de corrida.

Segundo a BMW, considerando sua rigidez torsional, o i8 Roadster é o modelo perfeito para um Safety Car e nenhuma modificação crítica foi necessária para adequá-lo a essa função – somente alguns ajustes.

BMW i8 Roadster Safety Car [Divulgação]

A modificação mais relevante aplicada ao BMW i8 Roadster Safety Car é o para-brisa dianteiro, mais curto que o do modelo de produção. Além de tornar a aparência do esportivo ainda mais dinâmica, essa característica baixou o centro de gravidade do carro em 15 milímetros em relação à versão de produção.

O Safety Car recebeu ainda freios M com discos feitos de composto de fibra de carbono e de cerâmica, barra de torsão homologada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel), difusor de ar dianteiro e um spoiler traseiro para aumentar a pressão aerodinâmica sobre o veículo, mantendo-o mais firme no solo.

O novo carro de segurança da Formula E também ganhou itens como barra de luzes de LED sobre o spoiler traseiro, antenas para captação de sinais de rádio e GPS, um amplo sistema de comunicação no cockpit, além de uma câmera instalada na parte traseira.

BMW i8 Roadster e Coupé [Divulgação]

O BMW i8 Roadster, assim como a versão Coupé (com teto fixo), é equipado com a tecnologia de tração BMW eDrive, que combina um motor elétrico e outro a combustão, de três cilindros e 1.499 cm³, com turbo BMW TwinPower.

O propulsor elétrico é responsável por tracionar as rodas dianteiras, enquanto o motor a gasolina movimenta as traseiras. As duas versões contam com a potência combinada de 374 cv, e torque máximo e instantâneo de 32,6 kgfm . A capacidade da bateria é de 11,6 kWh. De acordo com a fabricante, os números de desempenho impressionam: velocidade máxima de 250 km/h e aceleração de zero a 100 km/h em 4,6 segundos, na configuração Roadster, e de de 4,4 seg para a Coupé.

No modo eDrive, o BMW i8 pode rodar por até 45 quilômetros em propulsão puramente elétrica, sem emissões de poluentes. Entre os itens disponíveis, estão faróis de LED, bancos esportivos, revestimentos internos de fibra de carbono e cerâmica, head-up display (que projeta informações do carro e de desempenho no para-brisa) com luz indicadora para troca de marchas (shift-light) e as rodas de 20 polegadas. No caso do Roadster, o teto retrátil é estendido ou recolhido em apenas 15 segundos e pode ser acionado a até 50 km/h.

BMW i8 Roadster Coupé [Divulgação]

Ambas as configurações, o i8 Roadster exibe o visual futurista, marcado pelas portas estilo asas de gaivota. A inovadora arquitetura LifeDrive desenvolvida para veículos BMW i tem estrutura formada pelo chassi de alumínio combinado à célula de passageiros feita de fibra de carbono reforçada com plástico (CFRP), resultando no peso reduzido de 1535 Kg, para o Coupé, e de 1595Kg, para o Roadster.

Oferecido no Brasil desde o mês passado em ação de pré-venda, o BMW i8 Roadster tem preço sugerido de R$ 699.950, para a configuração conversível, e de R$ 649.950, para a Coupé.