Restrição para motos na marginal do rio Pinheiros começa segunda-feira

Veículos não poderão trafegar na via expressa, sentido Castelo Branco. Prefeitura estipulou período de 30 dias para adequação dos motociclistas, sem multas




Restrição de motos na marginal do rio Pinheiros começa segunda-feira [Divulgação]

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciaram hoje a proibição à circulação de motocicletas na pista expressa da Marginal do Rio Pinheiros, no sentido Castelo Branco, a partir da próxima segunda-feira (20).

A proibição abrangerá o trecho entre a Ponte Transamérica até cerca 300 metros antes da Ponte Fepasa, na junção com a proibição já existente na pista expressa da Marginal Tietê no sentido da Rodovia Ayrton Senna.

Dessa forma, os motociclistas que trafegam pela marginal do Pinheiros e desejam acessar a rodovia Castello Branco devem seguir pela pista local até a Ponte dos Remédios e fazer o retorno. A sinalização sobre a nova restrição é composta de 85 placas de regulamentação – com o aviso “Proibido Motocicletas” – e de advertência, instaladas antes de pontes, viadutos e transposições (passagem de uma pista à outra) de acesso à pista expressa.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, durante os primeiros 30 dias haverá um período de adequação dos motociclistas, sem aplicação de multas. Após esse período, os condutores de motos que desrespeitarem a regulamentação serão autuados por cometerem uma infração média, com adição 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 130,16. Trata-se da mesma penalidade aplicada ao desrespeito à restrição de trânsito de motos nas pistas expressa e central da Marginal do Tietê.

A medida tem como objetivo o resguardo à vida e a proteção dos motociclistas, uma vez que a regulamentação da velocidade máxima permitida na pista local varia entre 50 e 60 km/h. Já na via expressa, a velocidade regulamentada é de 90 km/h para veículos leves. Segundo a CET, o corredor da marginal do Pinheiros contabilizou, em 2018, dez acidentes fatais envolvendo motos. Dados da Companhia também apontam alta de 17,7% no número de motociclistas mortos no trânsito paulistano, de 2017 (311 fatalidades) para 2018 (366).


Marginal do rio Tietê {Divulgação]

A primeira restrição à circulação de motos na marginal do rio Tietê teve início na pista expressa, em ambos os sentidos, em agosto de 2010. No sentido Ayrton Senna, as motos não podem trafegar na pista expressa, desde 300 metros antes da Ponte Nova Fepasa até a Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé). Já no sentido oposto, em direção à Castelo Branco, a proibição de circulação na expressa vale desde 400 metros antes da Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé) até a Ponte Atílio Fontana (Anhanguera).

Já em maio de 2017 entrou em vigor a restrição para motos na pista central da marginal do Tietê durante a madrugada, também nos dois sentidos. O horário de restrição é das 22h às 5h.




Sobre Universo Motor 1014 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo