Nova Audi RS 4 Avant desembarca no Brasil, com poderio para 280 km/h!

Agora com dois cilindros a menos, perua alemã mantém os 450 cv da antecessora, mas leva o desempenho superesportivo de sempre a um nível acima. E cobra caro por isso




Nova Audi RS 4 Avant desembarca no Brasil, com poderio de 280 km/h! [Divulgação]

A Audi do Brasil está disponibilizando no mercado nacional a quarta geração da perua RS 4 Avant, um dos esportivos mais emblemáticos da marca, que traz novo design, motorização mais eficiente e equipamentos inéditos. Lançada na Europa em 2013, a nova RS 4 chega às concessionárias daqui, no entanto, com preço tão exclusivo quanto o seu desempenho, começando em R$ 546.990, fora os opcionais.

Principal destaque da marca no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, a nova Audi RS 4 Avant aposenta o motor V8 4.2 FSI aspirado, com 450 cv, da versão anterior (lançada em 2012) e passa a abrigar sob o capô dianteiro o eficiente e brutal V6 biturbo 2.9 TFSI, com exatamente a mesma potência – só que disponível em uma faixa de rotações mais baixa e ampla -, capaz de fazer o modelo “familiar” disparar de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e alcançar os 280 km/h de velocidade final.

Audi RS 4 Avant 2019 [Divulgação]

O design da RS 4 Avant é inspirado no Audi 90 quattro IMSA GTO, um monstro de 720 cv em formato de sedã, criado pela marca em 1989 para encarar os V8 norteamericanos do International Motor Sports Association.

Assim, a frente do novo modelo apresenta entradas de ar com estrutura em colmeia típica dos modelos RS (do alemão Renn Sport, algo como “Competição” e “Esportivo”, em português) e uma ampla grade em uma só peça (Singleframe).

Audi RS 4 Avant 2019 [Divulgação]

Em comparação com o A4 Avant “normal”, as caixas de rodas foram estufadas em 30 mm de cada lado e os relevos quattro nas rodas de alumínio de 20 polegadas.

Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem o visual abusado da nova RS 4 Avant.

Audi RS 4 Avant 2019 [Divulgação]

Medindo 4.781/1.866/1.404 mm (comp/larg/alt), o novo RS 4 Avant é mais longo (+ 602 mm), largo (+ 16 mm) e baixo (- 12 mm) do que a geração anterior, enquanto a distância entre-eixos de 2.826 mm também foi aumentada em 15 mm. Com isso, o espaço interno foi ligeiramente beneficiado com 11 mm a mais para os ombros nos bancos dianteiros. O peso total de 1.715 kg representa um alivio de 75 kg, por conta do uso de novos materiais em sua construção, como o aço de ultra alta resistência, mais leves e rígidos.

E sem desconsiderar a vocação para ser um carro da família, o compartimento de bagagem da nova RS 4 Avant oferece 505 litros, que pode saltar para 1.510 l com os encostos traseiros rebatidos. A abertura e o fechamento elétrico da tampa-traseira são facilitados com o sistema hands-free, que responde ao movimento do pé sob o para-choque.

Audi RS 4 Avant 2019 [Divulgação]

Apostando na máxima de que menos é mais para motorização da nova RS 4 Avant, a Audi deixou para trás o motor de 8 cilindros em V, de 4,2 litros de cilindrada, naturalmente aspirado e com sistema de injeção apenas direto, com a excepcional potência de 450 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 43,8 kgfm entre 4.000 e 6.000 rpm.

Em seu lugar, entra em cena o eficiente 6 cilindros em V, com 2.894 cm³ de cilindrada, que reúne todas as tecnologias desenvolvidas pela marca nos últimos anos a favor do downsizing – redução de cilindrada com ganho de eficiência – tais como o sistema alimentação que combina as de injeções direta e indireta de combustível (TSFI), e os turbos com ação variável, um para cada bancada de cilindros.

Com isso, o engenho inteiramente de alumínio, e com 182 kg de peso total, coloca à disposição os mesmos 450 cv de potência, porém na faixa de rotações 5.700 e 6.700 giros, e com elevação do torque para 61 kgfm (17,3 kgfm a mais) numa ampla faixa de rotações que tem início abaixo da metade da antecessora, entre 1.900 e 5.000 rpm. O resultado, além do desempenho à altura de legítimo superesportivo, é o consumo de combustível com médias de 7,1 km/l, na cidade, e de 9,2 km/l, na estrada, de acordo com a fabricante.

Audi RS 4 Avant 2019 [Divulgação]

Todo esse poder de fogo é transferido para o sistema de tração permanente quatro (em todas as rodas), única no segmento, por meio do câmbio automático sequencial de oito velocidades Tiptronic (com modo manual por meio de aletas atrás do volante), com tempos de trocas de marcha reduzidos e preparados especialmente para a condução esportiva, segundo a marca.

O bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. A agilidade, precisão, estabilidade e modo de tração podem ser ajustadas por meio do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). Fora isso, o diferencial esportivo permite desativar o controle de estabilidade (ESC), entregando totalmente o comando do veículo – e de seus 450 cv, vale lembrar -, à conta e risco do motorista.

A suspensão esportiva deixa o RS 4 Avant 7 mm mais baixo do que o A4 Avant concencional. E usando o Audi Drive Select, é possível selecionar entre os modos de condução Comfort, Dynamic, Auto e Individual.

Interior

O interior na cor preta reforça o caráter esportivo da nova RS 4 Avant. Os bancos ganham destaque com o revestimento em couro branco, combinado ao plástico fosco escuro na parte de trás dos encostos dianteiros.

O conteúdo de infotainment está acessível por meio do sistema MMI Touch presente no console central, com tela de 8,3 polegadas sensível ao toque, com funções selecionadas também por meio de comando de voz ou de gestos. A central multimídia inclui ainda uma unidade de DVD, memória flash de 10 GB, leitores de cartão, conector USB com função de carregamento e conexão AUX-IN. A interface do smartphone pode ser projetada no RS 4 Avant com integração via Apple Car Play e Android Auto.

O sistema de som Bang & Olufsen conta com amplificador de 755 watts, 19 alto-falantes e dois subwoofers, oferecendo a melhor qualidade de áudio.

Audi RS 4 Avant 2019 [Divulgação]

No Audi Virtual Cockpit, gráficos específicos da linha RS fornecem informações sobre força G (aceleração lateral nas curvas), pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque. O temporizador de voltas é capaz de memorizar até 99 passagens e comparar os tempos. Dados técnicos como a temperatura do óleo, do motor e do fluido de transmissão, bem como a pressão dos pneus, são apresentados no quadro de instrumentos 100% digital.

Para manter os olhos atentos na pista, especialmente em velocidades elevadas, o motorista conta com a tecnologia Head-up Display, desenvolvida originalmente para os aviões de caça, a qual projeta as informações mais importantes diretamente no para-brisa (como velocidade e giros do motor) dentro do seu campo de visão.

O ar condicionado do novo Audi RS 4 Avant regula a temperatura e distribuição do ar separadamente para o condutor, passageiro dianteiro e passageiros traseiros. Ao se aproximar o dedo de um dos controles de temperatura, sua função aparece em dimensões maiores e pode ser selecionado com o toque na tela. Os passageiros no banco de trás usam uma unidade de controle colocada do console central traseiro para ajustar a temperatura.

Audi RS 4 Avant 2019 [Divulgação]

O RS 4 Avant traz como opcional o pacote Audi Assistance Tour, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Traffic Jam Assist (auxilia na condução durante engarrafamentos e movimentação de velocidade até 65 km/h), o Audi Active Lane Assist (que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalizações), o Adaptive Cruise Control (mantém distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio de sensores e câmera) e o assistente de luz alta Audi.

O sistema de frenagem também conta com discos de cerâmica como item opcional, trazendo maior eficiência, segurança e esportividade ao modelo.




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Jornalista e editor de conteúdo