EmbraerX revela seu primeiro conceito de “táxi aéreo”




Missão aérea: EmbraerX prevê transportar até quatro ocupantes com economia e baixo impacto ambiental

A EmbraerX, uma divisão da Embraer voltada ao desenvolvimento de negócios de tecnologias inovadoras, revelou hoje o primeiro conceito do veículo elétrico de decolagem e pouso verticais, conhecido pela sigla em inglês eVTOL (de Electric Vertical Take-Off and Landing Aircraft). A apresentação foi feita durante o Uber Elevate 2018, segunda edição da conferência anual sobre “táxis voadores” promovida pelo aplicativo de transporte pessoal, realizada nos dias 8 e 9 de maio em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Ainda sem divulgar os detalhes técnicos, a EmbraerX afirma que o conceito – com capacidade para quatro ocupantes, pelo que pode ser observado na ilustração – representa uma aeronave com a missão de servir passageiros em um ambiente urbano, com base em segurança, experiência dos usuários, acessibilidade econômica e com baixo impacto para as comunidades, em termos de emissões e ruído. Também segundo a EmbraerX, os requisitos de segurança do projeto excederão os mais altos padrões da indústria, em função da experiência da Embraer e de seus sólidos relacionamentos de longa data com autoridades de certificação de aeronaves em todo o mundo.

EmbraerX conceito eVTOL (Divulgação l Embraer)

Por meio de parcerias com outras empresas, a EmbraerX está envolvida em vários projetos para explorar oportunidades de negócios no ecossistema Uber Elevate, o programa da empresa de aplicativo voltado à criação de um sistema global de compartilhamento de transporte aéreo, previsto para entrar em operação em 2023. Sediada em Melbourne, na Flórida, Estados Unidos, a EmbraerX trabalha em conjunto com equipes de inovação estabelecidas no Vale do Silício e em Boston, integradas e atuantes em comunidades de inovação. “A mobilidade urbana está prestes a ser transformada e estamos determinados a ter um papel fundamental nesse importante mercado”, disse Paulo Cesar de Souza e Silva, Presidente & CEO da Embraer.

Segundo os organizadores, o Uber Elevate 2018 reuniu mais de 700 dos mais importantes líderes mundiais em aviação, representantes de indústrias, governos e universidades.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário