HARLEY-DAVIDSON ACELERA SUA NOVA ERA TOURING

Street Glide e Road Glide reestilizadas ganham a luz junto das inéditas CVO Road Glide ST e CVO Pan America, que marcam os 25 anos da Custom Vehicle Operations




Harleiros e amantes das motos de estrada, aqui vai uma daquelas novidades pra comemorar ouvindo Born to be wild no talo! Ou melhor: uma não, quatro. Sob o slogan The dawn of a new era – “O despertar de uma nova era”, no nosso idioma – a marca símbolo das customs acaba de revelar a linha 2024 de modelos Touring, que eleva os padrões de desempenho, tecnologia e de design para viagens em duas rodas.

“Esses novos e emocionantes modelos representam uma nova era para a Harley-Davidson, elevando todos os aspectos de desempenho, tecnologia, conforto e estilo”, afirmou Jochen Zeitz, presidente e CEO da fabricante centenária. “Sem dúvida, estas são as motocicletas de turismo mais atraentes já oferecidas pela marca.”

H-D Street Glide 2024

Envoltas por um design dramaticamente repaginado, os modelos 2024 das icônicas Street Glide e Road Glide, equipadas com o novo motor Milwaukee-Eight  117 – homenagem à cidade natal e sede da H-D, ao norte dos EUA – ficaram mais potentes, confortáveis ​​e leves, segundo a fabricante, ao mesmo tempo em que a tecnologia a bordo foi aprimorada, com a adição de um inédito sistema de infoentretenimento.

No mesmo embalo, dois modelos ganham a estrada pela primeira vez, em comemoração aos 25 anos da Custom Vehicle Operations – área de projetos personalizados da própria fábrica.

 

O primeiro deles é “a nave” CVO Road Glide ST, que eleva a outro nível o desempenho da hot rod bagger, com seus indefectíveis bagageiros e carenagem frontal.

H-D CVO Pan America

O segundo abre a trilha para a customizadora de fábrica no terreno das adventure touring, com o lançamento da bigtrail CVO Pan America, que mantém todos os predicados do modelo original 1250 Special e adiciona exclusividades como pinturas e acabamentos.

NOVAS GLIDE: NASCIDAS PARA A ESTRADA

H-D Street Glide e Road Glide 2024

As touring Street Glide e Road Glide 2024 são mais potentes, leves e ágeis, além de adicionarem itens de design totalmente novos, que criam um visual dinamicamente fluido desde o paralama dianteiro até a lanterna de freio.

Elas trazem perfis de carenagem individuais e visualmente modernizados, mas sem comprometer a identidade visual da H-D, o que as torna instantaneamente reconhecíveis. A aerodinâmica aprimorada aumenta o conforto do piloto ao reduzir em 60%, na média, o impacto do ar sobre o capacete em velocidade de cruzeiro, afirma a marca.

H-D Street Glide 2024

A ergonomia para longas jornadas também foi melhorada com o novo formato de assento em peça única, finalizado com materiais de acolchoamento, oferecendo sensação de conforto ampliada. A experiência a bordo ganha, ainda, um novo amplificador de áudio de 200 watts, que bomba a trilha sonora ao par de alto-falantes embutido na carenagem.

Contribuindo para a maior comodidade na estrada, as novas Street e Road Glide ganham a inédita tecnologia de infoentretenimento que substitui toda a instrumentação analógica e a maioria dos interruptores por comandos táteis na tela colorida de 12,3 polegadas (31,2 cm), com tecnologia TFT – Thin Film Transistor, ou transistor de película fina -, que torna as imagens mais nítidas, onde roda o sistema operacional Skyline, patenteado pela H-D.

H-D Street Glide 2024

Porém, o som mais emocionante vem do motor Milwaukee-Eight 117 V-Twin, atualizado e com modos de condução selecionáveis ​​– Estrada, Esporte, Chuva e Personalizado –, os quais alteram eletronicamente as características de desempenho da motocicleta de acordo com a situação.

H-D Road Glide

Outra novidade está no sistema de refrigeração que otimiza ainda mais o conforto térmico para o piloto, além de melhorar o fluxo de admissão e escape, o que resulta em melhor desempenho, segundo a HD. A melhoria da dirigibilidade é complementada pelo aumento do curso da suspensão traseira para 3 polegadas (7,6 cm).

CUSTOM VEHICLE OPERATIONS: 25 ANOS

HD CVO Road Glide ST

A gama Custom Vehicle Operations 2024 é liderada pela nova CVO Road Glide ST, que junto da reestilização de seus inseparáveis bagageiros apresenta uma coleção exclusiva de itens voltados para o aumento do desempenho.

A ciclística traz suspensão de alto desempenho fornecida pela Showa e inspirada em corridas, totalmente ajustável nas duas rodas, com amortecedores traseiros dotados de reservatórios remotos e garfo dianteiro invertido com tubos de 47 mm de diâmetro configurados em sistema 1×1 – ou seja, um lado faz a função de amortecedor e o outro de mola. O conjunto de freios mais potente tem componentes premium da Brembo, que proporcionam excelente sensação de travagem e desempenho, elevando a sensação de confiança para o condutor.

HD CVO Road Glide ST

O poderoso trem de força une o motor Milwaukee-Eigh 121 HO, de 1.977 cm³, exclusivo para este modelo – trabalhado no dinamômetro para produzir 127 cavalos de potência e 20 kgf.m de torque, e gerenciado pelos mesmos modos de condução descritos do modelo acima -, ao câmbio de seis velocidades e transmissão por correia elástica com relação final encurtada.

Na prática, isso significa mais força em médias rotações e acelerações mais ágeis em todas as marchas, capaz de atender os riders mais exigentes. Para adicionar ainda mais desempenho, entrou em cena a expertise da CVO no uso de materiais alternativos, que ajudaram a reduzir o peso seco da moto para 363 kg. Para isso, as tampas do motor são forjadas em fibra de carbono, o cárter de lubrificação também é produzido com material compósito, enquanto os silenciadores têm câmaras feitas de titânio.

HD CVO Road Glide ST

A ergonomia alia a confortável “poltrona” individual, com apoio lombar, ao guidão com regulagem de altura, colocando o piloto numa posição agressiva e vertical, detalha a H-D, bem ao estilo popularizado na costa oeste dos Estados Unidos, em especial na descolada Califórnia. Em relação ao design modernizado da CVO Road Glide ST, mas ainda totalmente identificado com o estilo Harley de ser, são oferecidas duas combinações de pintura premium: branco perolizado com detalhes em dourado ou preto com vermelho.

Ambas trazem o grafismo screamin’ eagle (“águia berrante”, na tradução literal) nas laterais da carenagem e logotipo da H-D no tanque de combustível – detalhes inspirados nos modelos que disputam a categoria MotoAmerica Mission King of the Baggers, na qual as motos de corrida mantêm os alforjes e carenagens originais. Os selos comemorativos ao 25º aniversário da CVO completam a estética desta edição especial.

HD CVO Road Glide ST

Contudo, além da aparência, as intervenções da customizadora de fábrica também são funcionais e vistas no paralama dianteiro forjado em carbono, mesmo material usado na tampa do assento e no console do tanque. Na mesma pegada, o desenho das rodas e as bordas onduladas dos discos de freio foram pensados para minimizar o peso não suspenso da moto.

E para completar a apresentação da CVO Road Glide ST 2024, com ela os solitários lobos da estrada não se sentirão mais tão isolados assim, graças ao novo sistema multimídia com sistema operacional Skyline. A tela colorida, sensível ao toque, substitui toda a instrumentação analógica e a maioria dos interruptores. Fora isso, o conjunto de áudio premium inclui um amplificador de 500 watts que alimenta os alto-falantes Rockford Fosgate Stage II, de 6,5” (16,5 cm), instalados na carenagem.

H-D CVO Pan America

H-D CVO PAN AMERICA – Apta a transitar entre a tranquilidade do asfalto e as trilhas mais cascas grossas, a Harley-Davidson  CVO Pan America – primeira motocicleta de adventure touring (ADV) do programa CVO, vale lembrar -, inclui o suave e potente motor Revolution Max 1250, de 150 cv, suspensões semiativas, tela sensível ao toque, modos de condução selecionáveis ​​e faróis horizontais com a tecnologia patenteada Daymaker Adaptive Headlamp, que direciona o facho conforme a inclinação da moto.

A CVO tratou de apetrechá-la com uma série de acessórios robustos e selecionados para melhorar a experiência de quem deseja ir muito além, incluindo suspensão Adaptive Ride Height (com altura que se ajusta com as condições de rodagem, automaticamente); bagageiros laterais e superior em alumínio resistente; sistema de mudanças rápidas de marcha (quickshifter), que dispensa o uso da embreagem; pneus sem câmara de ar; iluminação dianteira auxiliar de LEDs; e placa protetora do motor em liga leve.

H-D CVO Pan America

Todos estes modelos da linha 2024 já estão chegando às concessionárias Harley-Davidson da América do Norte. No Brasil, a previsão é que elas desembarquem já em meados deste ano, com exceção da CVO Pan American. Ao menos por enquanto, a primeira bigtrail da H-D continuará oferecida apenas na configuração 1250 Special em nosso mercado.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Harley-Davidson EUA e Brasil I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 995 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário