LEITURA RÁPIDA
- Customização feita unicamente para esta edição é assinada pela Audi Exclusive, com componentes esportivos RS
- Perua “puro-sangue” tem V-8 biturbo com potência e torque superiores
- Tração integral adaptativa quattro oferece quatro modos de condução
- Supercarro pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3s4 e alcançar 280 km/h
- Trazido da Alemanha, modelo chega aqui com preço sugerido na casa de R$ 1,3 milhão
A Audi do Brasil anuncia o lançamento no País da nova perua Audi RS 6 Avant Legacy, edição criada exclusivamente para o mercado brasileiro, limitada a apenas 15 unidades.
A série especial apresenta visual ainda mais esportivo, novos equipamentos e melhorias de construção que reduziram o seu peso total, tornando seu desempenho ainda mais extremo. O logotipo “Audi 30 years” gravado no vidro traseiro identifica a edição comemorativa.
A RS 6 Avant Legacy integra a série de lançamentos que a marca das quatro argolas realizará ao longo de 2024 em comemoração ao seu aniversário de 30 anos no mercado brasileiro. O primeiro deles foi a Audi RS 6 Avant Performance, já apresentada por UNIVERSO MOTOR, e que serve de base para esta nova série especial.
Além de compartilhar as características mecânicas e números de desempenho, elas possuem as mesmas dimensões externas, com 4.995 mm de comprimento, 2.110 mm de largura, 1.487 mm de altura e 2.930 mm de distância entreeixos. A capacidade do tanque de combustível é de 73 litros. Contudo, a Legacy é 8 kg mais leve no peso total, que cai para 2.067 kg (a seco), graças às novas rodas e ao aprimoramento do isolamento acústico.
As diferenças mais notáveis entre ambas está no acabamento customizado e exclusivo da edição “made to Brazil” (feita para o Brasil).
“O Audi RS 6 Avant Legacy é fruto de uma parceria com o time de Audi Sport em celebração aos 30 anos da Audi no Brasil. Nesse sentido, conseguimos o que parecia impossível: tornar ainda mais exclusivo um dos modelos mais icônicos e lendários de nossa história”, destaca Renato Celiberti, responsável pelo departamento de vendas da Audi do Brasil.
KIT DE CARBONO
Externamente, o visual único da RS 6 Legacy é caracterizado pela pintura fosca na cor inédita azul ascari, combinada ao kit aerodinâmico exclusivo em fibra de carbono aparente, que torna seu design ainda mais agressivo e esportivo.
Na dianteira, as amplas tomadas de ar e os faróis Full LED Matrix, de série, com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light, separam a grade em peça única, com formato hexagonal e tela com padrão de colmeia.
As saias laterais na altura do assoalho emolduram o perfil do bólido, criando uma silhueta que instiga os olhos e acelera o coração.
A personalidade distinta do carro é destacada pelas rodas de alumínio forjado com aro de 22 polegadas e acabamento na cor bronze, montadas pneus Continental Sport Contact 7 285/30, e pelas pinças de freio pintadas de preto.
As lanternas em LED que invadem a tampa do porta-malas e as duas ponteiras ovais do escape reforçam o visual esportivo na traseira da Avant Legacy.
Para posicionar cada unidade do carro dentro da série limitada, o vidro da tampa do porta-malas traz uma gravação com o número de 1 a 15.
INTERIOR PADRÃO RS
No interior da cabine, o desempenho esportivo coexiste com a aptidão familiar RS 6 Avant, que se revela no excelente espaço para os ocupantes e ao generoso porta-malas com 565 litros de capacidade, na posição normal dos encostos traseiros.
O acabamento produzido pela Audi Exclusive (customizadora de fábrica da marca) esbanja excelência, com bancos e laterais das portas revestidos nas cores preto e cinza. No volante e na parte superior do painel, destaca-se o contraste das costuras na cor bronze. A Legacy traz, ainda, cintos de segurança na cor cinza e o logo “RS” – de RennSport, ou “esporte de competição” – bordado nos encostos de cabeça dianteiros e tapetes; essa sigla identifica os veículos e acessórios de alto desempenho da Audi.
O cockpit digital envolve o motorista com três integradas ao painel de instrumentos e console central. A tela superior, central, é sensível ao toque, tem 10,1 polegadas (25,6 cm) e roda o sistema multimídia MMI com inúmeras informações e opções de personalização do veículo. Ela também concentra o sistema de áudio e permite a conectividade com smartphones, por meio dos sistemas Android e iOS.
Por sua vez, o display inferior de 8,6” (21,8 cm), também tátil, é posicionado acima do console e permite acesso aos controles de climatização, conforto e entradas de texto. Um “click” de confirmação é ouvido quando alguma função é selecionada.
A terceira tela fica no quadro de instrumentos, bem em frente ao motorista, e compõe o Audi Virtual Cockpit, com design RS e novas barras coloridas. Nela são exibidos inúmeros dados sobre o veículo, desde o velocímetro e conta-giros totalmente digitais, passando pelas aferições de temperatura e pressão dos pneus, até os tempos de voltas em track days, medições de aceleração e forças “G”.
No modo manual de trocas de marcha, uma luz indicativa (shiftlight) sinaliza o momento ideal para as mudanças. O head-up display exibe as principais informações diretamente no parabrisa, dentro do campo de visão do motorista, para evitar que ele desvie os olhos do caminho.
“VEOITÃO” APIMENTADO
O poderoso motor Tsfi de oito cilindros em V, dispostos a 90º, tem 3.996 cm³ de cilindrada, é equipado com dois turbocompressores duplos (twin-scroll) e é alimentado por injeção direta de gasolina. No entanto, para para oferecer desempenho ainda mais instigante às inéditas versões Performance e Legacy da RS 6 Avant, ele recebeu alguns aprimoramentos.
Entre eles, o engenho ganhou turbinas maiores, que também tiveram a pressão máxima aumentada para 2,6 bar (0,2 bar a mais do que no V-8 padrão), e reprogramação do gerenciamento eletrônico do trem de força (motor e câmbio). Para completar, o novo sistema de exaustão traz uma sonoridade ainda mais emocional à sinfonia ecoada pelos oito pistões.
Como resultado, a potência saltou de 600 para 630 cv, entre 6.000 e 6.250 rpm, e o torque subiu de 81,7 para 85,5 kgf.m, desde 2.050 até 4.500 rpm. Com esses números próprios de um supercarro, a nova Audi RS 6 Avant Legacy (assim como a Performance) pode disparar de zero a 100 km/h em somente 3,4 segundos – 0s2 mais rápido do que a versão standard da perua. Já a aceleração até os 200 km/h é concluída em 11s7.
E tão impressionante quanto essas marcas é a velocidade máxima de 280 km/h – algo impensável para um carro que pode levar toda a família confortavelmente para passear, ou mesmo realizar tarefas do dia a dia, como ir ao trabalho e fazer as compras do mês.
EFICIÊNCIA HÍBRIDA
A fim de reduzir o consumo de combustível, mas sem comprometer o desempenho, em certas situações o motor V-8 Tsfi da Audi desliga metade dos cilindros, voltando a acioná-los suavemente quando o motorista exige mais do acelerador.
Além disso, ele agrega o sistema híbrido moderado (Mhev), composto por um conjunto elétrico primário de 48 volts. O coração deste sistema é o alternador acionado por correia, conhecido como BAS (Belted Alternator Starter). Ele transforma em impulso no virabrequim a energia de até 12 kW recuperada nas frenagens e armazenada em uma bateria de íons de lítio. Com isso, a RS 6 pode se mover em velocidades de até 160 km/h com o V-8 totalmente desligado; acima disso, o BAS reinicia o motor a combustão. O sistema stop-start começa a funcionar aos 22 km/h.
TRANSMISSÃO QUATTRO
Toda esta capacidade de força gerada pelo motor chega às rodas através do câmbio automático tiptronic, de oito velocidades, e do sistema de tração integral permanente quattro, que distribui o impulso entre os dois eixos. Ao mesmo tempo, ele oferece quatro modos de condução – Comfort, Auto, Dynamic e Individual (personalizável) – que o motorista seleciona por meio do Audi drive select .
Fora isso, a tração quattro permite ao veículo superar com facilidade terrenos irregulares e dispor de maior aderência em pisos molhados ou escorregadios. Contribui para essa capacidade a suspensão a ar esportiva e adaptativa, que se ajusta automaticamente a cada condição de pavimento.
O diferencial central incluído no conjunto de transmissão distribui a força motriz na proporção de 40:60 aos eixos dianteiro e traseiro, respectivamente. Se necessário, maior torque é direcionado de forma automática ao eixo com melhor tração.
A dirigibilidade também é aprimorada pelo eixo traseiro dinâmico. Em baixas velocidadse, ele esterça as rodas, em um ângulo de até cinco graus, na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro; já em ritmo de cruzeiro, elas viram na mesma direção do eixo da frente, reforçando a estabilidade em mudanças de faixa ou ultrapassagens.
PARA MUITO POUCOS
A lista de equipamentos desta edição especial da perua superesportiva da Audi é completada com o teto solar panorâmico, câmera 360º, faróis Full LED Matrix HD e luzes de direção (piscas) com efeito dinâmico.
A inédita RS 6 Avant Legacy já está disponível na rede de concessionárias do Brasil, com preço sugerido de R$ 1.364.990 e garantia ampliada de três anos. Segundo a Audi, todas as 15 unidades serão entregues ao longo de 2024. Mas enquanto ela não chega às nossas ruas, confira mais detalhes no vídeo abaixo:
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Audi Brasil I Imagens: Divulgação
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