A Eve Air Mobility anunciou um avanço significativo na jornada de desenvolvimento do primeiro carro voador da Embraer, a Empresa Brasileira de Aeronáutica, da qual é subsidiária.
Durante a 45ª edição da Feira Aérea internacional de Farnborough, realizada esta semana (21 a 26), na Inglaterra, a companhia revelou o primeiro protótipo em escala real do seu eVtol – sigla, em inglês de Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Verticais, que é nome técnico dos modelos conhecidos popularmente como carros voadores ou, ainda, como táxis voadores.
O conceito da aeronave para até quatro ocupantes utiliza oito hélices dedicadas para voo vertical (como os helicópteros) e asas fixas para se deslocar horizontalmente em cruzeiro (como um avião), sem qualquer mudança na posição desses componentes durante a viagem.
O veículo também inclui um conjunto motriz formado por dois motores 100% elétricos, o que proporciona a redundância de propulsão. Ou seja, se um motor falhar, o modelo pode continuar voando sem comprometer a segurança.
Segundo a Eve, seu eVTOL possui alcance (autonomia) de 100 quilômetros, abrindo um leque de possibilidades de aplicações na mobilidade aérea urbana.
O protótipo de desenvolvimento está sendo construído na planta de testes da Embraer em Gavião Peixoto, estado de São Paulo. Dias atrás, o modelo em tamanho natural foi apresentado aos funcionários da unidade. Veja:
No entanto, em meados do ano passado, ambas as empresas confirmaram que a primeira fábrica de eVtols do Brasil será instalada em Taubaté, também no interior paulista.
A previsão é de que as primeiras unidades do carro voador da Embraer entrem em operação comercial em 2026.
“Nossa equipe global de engenheiros demonstrou dedicação e experiência excepcionais para montar com sucesso nosso primeiro protótipo eVTOL em escala real”, disse Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility.
“Este é um marco significativo que ressalta nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. À medida que agora voltamos nossa atenção para a preparação de uma rigorosa campanha de testes, não estamos apenas criando uma aeronave, estamos construindo um ecossistema abrangente de soluções que moldarão o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada.”
A QUANTAS ANDA
Na apresentação desta semana em Farnborough, a Eve afirmou já ter recebido 2.900 cartas de intenção de clientes para a sua solução de mobilidade aérea urbana, mesmo antes de a aeronave fazer o primeiro voo experimental.
Na ocasião, a startup também anunciou que concluiu a seleção dos principais fornecedores para o eVtol. Entre eles, foram nomeados a Diehl Aviation, como projetista e produtora do interior, e a ASE, que fornecerá o sistema de distribuição de energia do veículo.
A próxima fase de desenvolvimento tem programada uma série de testes abrangentes. Esses ensaios visam avaliar meticulosamente todos os aspectos da operação e desempenho do eVtol, desde as capacidades de voo até os recursos de segurança.
Esses dados valiosos desempenharão um papel importante no refinamento do design e da funcionalidade da aeronave. Em 2023, um modelo em miniatura do carro voador da Embraer serviu de base para os testes em túnel de vento, realizados próximo a Lucerna, na Suíça.
A Eve também possui uma parceria com a marca Senna, com o objetivo de desenvolver uma versão esportiva do eVtol, inspirada na personalidade do tricampeão de Fórmula 1. •
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Eve Air Mobility I Imagens: Divulgação
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