Harley-Davidson Pan America 1250 Special, a estradeira além do asfalto

Com pré-venda aberta no Brasil, maxitrail inédita na linhagem da marca estreia motor de 150 cv e tecnologias como suspensão semiativa e de segurança em curvas

Harley-Davidson Pan America 1250 Special, a estradeira além do asfalto

Famosa pelo espírito estradeiro de seus modelos, a cultuada e centenária fabricante de motocicletas Harley-Davidson, sediada em Milwaukee, nos Estados Unidos, traz para o Brasil a Pan America 1250, uma máquina perfeita para aventuras sobre duas rodas além do asfalto.

Lançada mundialmente no início de 2021, a maxitrail agora está disponível para pré-venda no mercado nacional, onde será comercializada apenas em sua configuração de topo de linha, a Special, e desembarcará nas concessionárias nos próximos meses.

Exclusivamente para o lançamento, a Pan America 1250 Special será comercializada pelo preço especial de R$ 139.995 – sendo que o valor regular será de R$ 143.800, segundo informações da marca no Brasil – e já virá equipada com o item opcional ARH (Adaptive Ride Height), uma tecnologia inovadora que, automaticamente, alterna a altura da moto entre uma posição mais baixa (quando parada) e a altura ideal de pilotagem, ao entrar em movimento.

Projetada do zero, a nova Harley-Davidson estreia o motor V-Twin Revolution Max 1250, de dois cilindros em V, com 1.250 cm³ de cilindrada, refrigerado a água, que oferece 150 cv de potência. Ao mesmo tempo, é dotada de tecnologias concebidas para melhorar a experiência de pilotagem, incluindo vários modos de pilotagem controlados eletronicamente, aprimoramentos de segurança em curvas (Cornering Rider Safety Enhancements) e suspensões semiativas, entre outras.

A Pan America 1250 Special se destaca visualmente na paisagem de motos de aventura, com design que reflete a robustez e as multicapacidades do modelo. O desenho único desta maxitrail muito pouco lembra as concorrentes – exceto pela altura elevada e rodas grandes.

Vista de perfil, seu visual mescla o despojamento dos modelos naked da marca, deixando o belo motor e o quadro tubular bem à mostra, com as formas planas da H-D Road Glide ST, observadas na carenagem frontal e no tanque de combustível feito de alumínio, com volume de 21 litros para oferecer autonomia suficiente para longas viagens.

O parabrisas é ajustável em quatro posições – com uma variação de altura de 45 mm, para melhor adequar à estatura do piloto, preferência de condução ou mudança climáticas -, e pode ser posicionado com apenas uma das mãos, por meio da alavanca ao lado do painel.

A Pan America 1250 Special possui iluminação totalmente de LED, projetada para oferecer excelente desempenho, durabilidade robusta para o ambiente off-road e estilo de assinatura. O grupo óptico dianteiro é dividido em blocos horizontais e sobrepostos.

O farol principal, em cima, chamado de Daymaker Signature, e foi projetado usando uma nova tecnologia de análise fotométrica para produzir um excelente impacto na estrada, com propagação bastante homogênea da luz.

Logo abaixo está o farol auxiliar, composto por três elementos de LED de cada lado, combinados à tecnologia patenteada Advanced Daymaker Adaptive Headlamp, que utiliza a unidade de medição inercial (IMU, na sigla em inglês) para determinar o ângulo de inclinação da moto e, assim, projetar, automaticamente, luz adicional em pontos da estrada que podem não ser abrangidos pelo farol de LED principal.

As lâmpadas adaptativas se acendem em sequência, conforme o ângulo de inclinação, a 8º, 15º e 23 º. Isso proporciona mais confiança ao piloto em estradas e trilhas totalmente escuras.

Ao invés de apenas ligar e desligar, os seis elementos adaptativos aumentam a intensidade gradualmente, para que a iluminação adicional seja progressiva. O sistema funciona assim que o farol é acionado, seja no modo alto ou baixo. As setas dianteiras, localizadas na altura do paralama, são posicionadas para que fiquem protegidas durante os percursos fora de estrada.

As manoplas aquecidas oferecem três níveis de temperatura, selecionáveis por meio de um botão no punho, e, junto com os defletores para as mãos, proporcionam mais conforto para pilotar em tempo frio.

O banco do piloto tem dois ajustes de altura que permitem obter o maior conforto para a condução. A regulagem do assento não requer ferramentas e oferece uma variação de 2,5 cm entre a posição baixa, com distância de 78,9 cm até o solo, e a alta, com 81,4 m.

Para reduzir o peso e alcançar uma relação peso-potência desejável, o conjunto de motor e câmbio é integrado à estrutura da moto – conceito de construção conhecido como diamond (diamante) – substituindo o quadro tradicional. Três elementos distintos – o chassi frontal, o chassi central e a seção da rabeta – são fixados diretamente no bloco do motor. Isso reduz o peso da moto e resulta em uma estrutura rígida que contribui para a condução mais precisa.

A balança traseira de alumínio fundido contribui para minimizar o peso não suspenso. Segundo a fabricante, a distância entreeixos de 1.585 mm equilibra a estabilidade e o conforto ideais para longas viagens no asfalto (especialmente com garupa e bagagens) e o necessário manuseio ágil para a pilotagem off-road. Junto ao descanso lateral, a Pan America também traz o cavalete central, para apoiar a moto em posição vertical, ocupando menos espaço na vaga, além de levantar a roda traseira, facilitando a manutenção e troca do pneu.

As rodas de alumínio fundido, com aro de 19 polegadas, na dianteira, e de 17”, na traseira, têm desenho de cinco raios duplos e foram projetadas para combinar robustez e leveza, seja em rodovias pavimentadas ou em superfícies irregulares, como estradas de cascalho ou de terra.

O pneu de uso misto Scorcher Adventure foi projetado de forma colaborativa entre a Harley e a Michelin, especialmente para equipar a Pan America e atender às demandas associadas ao turismo de aventura. Para quem busca tração off-road máxima ou um estilo mais ousado, será oferecida como acessório originala versão Michelin Anakee Wild, com padrão agressivo na banda de rodagem e ideal para trilhas.

A Pan America 1250 Special é equipada com suspensão dianteira e traseira semiativa, ajustável eletronicamente. Utilizando dados fornecidos por sensores, este sistema controla automaticamente o amortecimento para se adequar às condições de pilotagem. Os componentes de suspensão são fornecidos pela Showa, sendo que na dianteira o garfo duplo utiliza amortecedores invertidos, com diâmetros de 47 mm, cada. Tanto na dianteira quanto na traseira, o curso das suspensões é de 190 mm. O amortecedor de direção também contribui para uma pilotagem mais precisa e menos cansativa no off-road.

O software que ajusta as suspensões de forma semiativa foi desenvolvido pela própria Harley-Davidson. Ele permite que o sistema de controle de carregamento do veículo detecte o peso do piloto, do passageiro e da bagagem, a fim de selecionar o modo de amortecimento ideal, ajustando automaticamente a pré-carga traseira.

A Harley-Davidson é a primeira a oferecer o sistema de ajuste Adaptive Ride Height (ARH) na indústria de motocicletas. A tecnologia adaptativa da altura da suspensão é oferecida como equipamento opcional apenas para a Pan America 1250 Special.

Este sistema revolucionário alterna automaticamente a altura do assento em relação ao solo entre 830 mm, quando a moto está parada, e 855 mm, quando em movimento, facilitando ao piloto montar no veículo e o total apoio dos pés nas paradas.

O ARH mantém todas as características da suspensão semiativa e não compromete o curso dos amortecedores, o ângulo de inclinação da moto, a altura em relação ao solo ou a qualidade da pilotagem. O sistema dispõe de quatro sub-modos selecionáveis:

Automático: determina a rapidez com que o sistema reduz a altura da suspensão, de modo que a suspensão esteja totalmente rebaixada quando a moto parar.

Atraso curto e longo: nesse ajuste, a função de rebaixamento é adiada até que a motocicleta pare, fazendo com que a altura total de pilotagem seja mantida em baixas velocidades, como em manobras de estacionamento.

Bloqueado: aqui, o sistema sempre manterá a altura normal de pilotagem e não baixará em paradas. Este modo pode ser selecionado por um piloto alto, que não precise do ARH para apoiar os pés completamente no chão durante as paradas, ou para ser usado durante o off-road, quando a altura total de pilotagem é desejável mesmo em baixas velocidades.

Em outra parceria, esta com a fabricante italiana de freios de alto desempenho Brembo, a Harley criou uma pinça monobloco radial de quatro pistões (30 mm). O freio dianteiro usa disco duplo de 320 mm de diâmetro, enquanto na traseira disco simples é de de 280 mm. O novo cilindro-mestre dianteiro oferece respostas mais ágeis e ajuste de pressão do manete.

Também ajustável, a altura do pedal de freio traseiro pode ser alterada entre duas posições, sem usar ferramentas, para aumentar o controle e o conforto durante as pilotagens em pé, posição que melhora a dirigibilidade e estende a visão nas trilhas.

O motor Revolution Max 1250 foi desenhado especificamente para entregar torque de forma suave e controle do acelerador em baixa velocidade, ideal para o off-road. Para as Pan America vendidas no Brasil, ele será montado na fábrica da Harley-Davidson em Manaus.

O design V-Twin fornece um perfil de motor estreito e que centraliza a massa para melhorar o equilíbrio e a pilotagem, além de também fornecer amplo espaço para os pés e pernas do piloto. O ângulo de 60º entre as bancadas em V dos cilindros mantém o motor compacto, abrindo espaço para o sistema de injeção de combustível de corpo duplo e individual, que maximiza o fluxo de ar e aumenta o desempenho.

O volume interno de 1.250 cm³ somado entre as duas câmaras resulta na potência de 150 cv a 9.000 rpm e o pico de torque de 13 kgf.m a 6.750 rpm, com limite máximo de rotações a 9.500 giros. Os cabeçotes agrupam duas velas de ignição por cilindro e quatro válvulas (duas de admissão e duas de escape), cada. O projeto Dohc, com duplo comando de válvulas em cada cabeçote, possui acionamento e atuadores hidráulicos. Os comandos de válvulas variáveis (VVT), independentes na admissão e escape, são otimizados para cada cilindro, ampliando a faixa de potência.

O sistema de lubrificação é do tipo cárter seco, com bombas de óleo triplas. A refrigeração líquida do motor mantém seu funcionamento estável, assim como a temperatura do óleo, que também é arrefecido a água. Estruturas tubulares externas de aço protegem o radiador contra impactos e ajudam a apoiar a moto em um eventual tombamento, enquanto uma placa robusta (peito de aço) mantém o cárter do motor livre de impactos.

O sistema de escape leve é fabricado a partir de aço inoxidável 304, resistente à corrosão e projetado para atender aos regulamentos de emissões globais (incluindo a Euro V) e de ruídos, sem comprometer a durabilidade ou o desempenho. O catalisador está localizado próximo ao motor para minimizar seu tamanho e peso, além de manter o calor longe do piloto.

Um par de silenciadores – um abaixo do motor e o outro no lado direito da moto – adiciona volume ao sistema de escape, o que permite um abafamento de som eficaz sem gerar contrapressão no escapamento, beneficiando o desempenho. Ao mesmo tempo, os tubos de escape foram desenhados para criar espaço sob a moto, reduzindo o risco de impacto e possíveis e danos durante a condução em trilhas, além de não limitar o ângulo de inclinação.

Para tornar o trem de força o mais compacto possível, o motor e a transmissão de seis velocidades estão alojados em um mesmo bloco. A cavidade semi-seca da transmissão reduz a perda de potência e aumenta a economia de combustível, uma vez que as engrenagens não precisam vencer a resistência do óleo, como as que que trabalham mergulhadas nele.

A embreagem de oito discos de atrito tem acionamento por meio de cabo de grande diâmetro, com assistência, oferecendo a sensação mais leve no manete. Já a função deslizante permite reduções de marcha mesmo em velocidades elevadas, sem o risco de travar a roda traseira.

A H-D Pan America 1250 Special vem equipada com Controle de Velocidade de Cruzeiro (Cruise Control). O modelo também oferece cinco modos de pilotagem selecionáveis, que controlam eletronicamente as características de desempenho da motocicleta e o nível de intervenção tecnológica, além de três modos adicionais que podem ser personalizados.

Os modos de pilotagem pré-programados incluem Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus. Cada um deles possui uma combinação específica de entrega de potência, atuação do freio-motor e aprimoramento para curvas dos sistemas de frenagem antibloqueio (C-ABS) e do controle de tração (C-TCS). Para alterar o modo de condução, mesmo em movimento (com algumas exceções), o piloto usa os comandos no punho direito.

E relação à segurança, a Pan America 1250 Special é equipada com um conjunto de tecnologias projetadas para intervir em situações inesperadas ou más condições de estrada. Esses sistemas eletrônicos, chamados de “Aprimoramentos de Segurança de Piloto para Curvas”, utilizam os mais avançados controles de chassi, de freio e de trem de força, junto com uma unidade de medição inercial (IMU), para a atuação ideal, conforme a inclinação da moto.

Identificados pela letra C, esses sistemas são: Frenagem Eletronicamente Vinculada (C-ELB); Frenagem Antitravamento (C-ABS); Controle de Tração (C-TCS); Controle de Deslizamento de Arrasto (C-DSCS); e Controle de Partida em Rampa (Hill Hold Control). Outro recurso de segurança é o controle de pressão dos pneus (Tpms, na sigla em inglês), que exibe a calibração dianteira e traseira em tempo real no painel de instrumentos e alerta o piloto quando estiverem abaixo das recomendações.

Falando em painel, todas as funções de instrumentação e de infoentretenimento são exibidas em uma tela de cristal líquido de 6,8 polegadas (17,2 cm), sensível ao toque e com tecnologia de transistor de filme fino (TFT, na sigla em inglês), o que amplia a qualidade de imagem e o contraste. Sua cobertura de vidro não reflexiva torna mais fácil a visualização na maioria das condições de luz ambiente.

A função tátil é desativada quando a motocicleta está em movimento, mas o piloto pode usar controles manuais no punho para gerenciar as informações da tela.

O display também pode espelhar o conteúdo do smartphone por meio de conexão Bluetooth (sem fio), incluindo música, chamadas telefônicas e o sistema de navegação, gerado pelo aplicativo gratuito Harley-Davidson e compatível para os sistemas iOS e Android.

Por fim, as concessionárias da marca estado-unidense oferecerão uma linha completa de acessórios para a Pan America 1250 Special, incluindo conjuntos de bagageiros e equipamentos masculinos e femininos, desenvolvidos em colaboração com a fabricante de vestuários para motociclistas Rev’It!.

A maxitrail será oferecida no Brasil nas cores vivid black (preta), gauntlet gray metallic (cinza metalizado) e fastback blue/white sand (bicolor, azul e branca).

Fonte: Harley-Davidson do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloHarley-Davidson Pan America 1250 Special
OrigemEstados Unidos da América
Preço sugeridoR$ 139.995 (pré-venda)
Garantia2 anos
Tipo Diamond
Construção Estrutura tubular de aço com fixações no bloco do motor
Comprimento 2.265 mm
Largura 965 mm
Altura 1.510 mm
Vão livre do solo 210 mm
Altura do assento 789 mm
Entreeixos 1.585 mm
Peso total (tanque cheio) 269,5 kg
Ocupantes2
BagageiroN/D
Tanque de combustível21 litros
Tipo Combustão, dois cilindros em V, arrefecido a líquido, gasolina, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote com acionamento variável (por engrenagens), injeção de combustível de corpo duplo
Diâmetro x curso 105 x 72 mm
Cilindrada 1.252 cm³
Taxa de compressão 13:1
Potência 150 cv a 9.000 rpm
Potência específica 119,8 cv/litro
Peso/potência1,79 kg/cv
Torque 13 kgf.m a 6.750 rpm
TipoPedal, embreagem multidisco, com acionamento mecânico assistido e sistema antideslizante
Marchas6
Transmissão finalCorrente
EquipamentosControle de tração aprimorado para curvas (C-TCS) e cinco modos de pilotagem selecionáveis
DianteiraGarfo telescópico invertido (upside down), amortecedores telescópicos de 47 mm de diâmetro, curso de 190 mm e assistência eletrônica semiativa
TraseiraBraço oscilante, monoamortecedor telescópico com ajuste de pré-carga, curso de 190 mm e assistência eletrônica semiativa
DianteiroDisco duplo de aço ventilado com 320 mm de diâmetro, pinça radial com quatro pistões, C-ABS
TraseiroDisco de aço ventilado com 280 mm de diâmetro, pinça com quatro pistões, C-ABS
RodasAlumínio, aros de 19″ (diant.) e 17″ (tras.)
Pneus 120/70R19 60V (diant.) e 170/60R17 72V (tras.)
Combustível Gasolina
Urbano (km/l)N/D
Rodoviário (km/l)N/D
Aceleração (0 a 100 km/h) N/D
Velocidade máxima N/D
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