A Kawasaki Motors escolheu o lendário autódromo de Suzuka, no Japão, para revelar ao mundo o protótipo de sua motocicleta movida a hidrogênio (H).
O modelo foi equipado com o mesmo motor de combustão interna (ICE, na sigla em inglês) da superbike Kawasaki Ninja H2 – de quatro cilindros em linha, 998 cm³ de deslocamento, sobrealimentado com turbo -, porém adaptado para permitir a injeção direta do combustível gasoso nas câmaras de combustão.
A Kawasaki Motors faz parte da HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology), uma associação de pesquisa focada em tecnologia que está conduzindo de forma acelerada o desenvolvimento básico de motores movidos por este combustível limpo e renovável.
O objetivo da marca nipônica (reconhecida pela cor verde vibrante) é lançar no início da década de 2030 uma motocicleta de combustão interna movida a hidrogênio como opção neutra em carbono.
Os engenheiros da Kawasaki também se dedicam a criar sistemas de abastecimento e de alimentação de hidrogênio para veículos de pequena mobilidade, incluindo as motos.
POR DENTRO DO HIDROGÊNIO
O motor de combustão interna a hidrogênio tem funcionamento semelhante ao da gasolina, produzindo o ronco e a sensação pulsante que os motociclistas apreciam ao buscar o acelerador, com a vantagem ambiental de emitir água água em forma de vapor pela saída do escapamento.
Para explicar a tecnologia que está desenvolvendo, a Kawasaki produziu um vídeo, gravado no circuito Autopolis, também no Japão, no qual um dos responsáveis pelo projeto explica (em japonês, com legenda em inglês) o funcionamento da moto. A tradução para o português pode ser acionada clicando no ícone em forma de teclado, na parte de baixo da tela. Veja:
CÉLULA DE COMBUSTÍVEL
Outra tecnologia que vem sendo desenvolvida em paralelo para empregar o hidrogênio nos sistemas de propulsão veiculares é bem mais silenciosa. Ela usa o gás natural como matéria-prima para gerar eletricidade a partir de uma reação química dentro das chamadas células de combustível, adicionadas aos veículos.
Essa energia é direcionada para alimentar os motores elétricos de tração ou armazenada em baterias para uso posterior. A alternativa está sendo desenvolvida por fabricantes de motocicletas, automóveis e veículos pesados de transporte.
Seja qual for o conceito tecnológico, a eficiência e as emissões reduzidas dos motores a hidrogênio – juntamente com a possibilidade de produzir o gás a partir de fontes renováveis, como usinas abastecidas com energia solar ou eólica (ou ambas) – tornam esse combustível limpo e potencialmente abundante um componente estratégico para o futuro da mobilidade sustentável. •
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Kawasaki europa I Imagens: Divulgação
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