Harleiros e amantes das motos de estrada, aqui vai uma daquelas novidades pra comemorar ouvindo Born to be wild no talo! Ou melhor: uma não, quatro. Sob o slogan The dawn of a new era – “O despertar de uma nova era”, no nosso idioma – a marca símbolo das customs acaba de revelar a linha 2024 de modelos Touring, que eleva os padrões de desempenho, tecnologia e de design para viagens em duas rodas.
“Esses novos e emocionantes modelos representam uma nova era para a Harley-Davidson, elevando todos os aspectos de desempenho, tecnologia, conforto e estilo”, afirmou Jochen Zeitz, presidente e CEO da fabricante centenária. “Sem dúvida, estas são as motocicletas de turismo mais atraentes já oferecidas pela marca.”
Envoltas por um design dramaticamente repaginado, os modelos 2024 das icônicas Street Glide e Road Glide, equipadas com o novo motor Milwaukee-Eight 117 – homenagem à cidade natal e sede da H-D, ao norte dos EUA – ficaram mais potentes, confortáveis e leves, segundo a fabricante, ao mesmo tempo em que a tecnologia a bordo foi aprimorada, com a adição de um inédito sistema de infoentretenimento.
No mesmo embalo, dois modelos ganham a estrada pela primeira vez, em comemoração aos 25 anos da Custom Vehicle Operations – área de projetos personalizados da própria fábrica.
O primeiro deles é “a nave” CVO Road Glide ST, que eleva a outro nível o desempenho da hot rod bagger, com seus indefectíveis bagageiros e carenagem frontal.
O segundo abre a trilha para a customizadora de fábrica no terreno das adventure touring, com o lançamento da bigtrail CVO Pan America, que mantém todos os predicados do modelo original 1250 Special e adiciona exclusividades como pinturas e acabamentos.
NOVAS GLIDE: NASCIDAS PARA A ESTRADA
As touring Street Glide e Road Glide 2024 são mais potentes, leves e ágeis, além de adicionarem itens de design totalmente novos, que criam um visual dinamicamente fluido desde o paralama dianteiro até a lanterna de freio.
Elas trazem perfis de carenagem individuais e visualmente modernizados, mas sem comprometer a identidade visual da H-D, o que as torna instantaneamente reconhecíveis. A aerodinâmica aprimorada aumenta o conforto do piloto ao reduzir em 60%, na média, o impacto do ar sobre o capacete em velocidade de cruzeiro, afirma a marca.
A ergonomia para longas jornadas também foi melhorada com o novo formato de assento em peça única, finalizado com materiais de acolchoamento, oferecendo sensação de conforto ampliada. A experiência a bordo ganha, ainda, um novo amplificador de áudio de 200 watts, que bomba a trilha sonora ao par de alto-falantes embutido na carenagem.
Contribuindo para a maior comodidade na estrada, as novas Street e Road Glide ganham a inédita tecnologia de infoentretenimento que substitui toda a instrumentação analógica e a maioria dos interruptores por comandos táteis na tela colorida de 12,3 polegadas (31,2 cm), com tecnologia TFT – Thin Film Transistor, ou transistor de película fina -, que torna as imagens mais nítidas, onde roda o sistema operacional Skyline, patenteado pela H-D.
Porém, o som mais emocionante vem do motor Milwaukee-Eight 117 V-Twin, atualizado e com modos de condução selecionáveis – Estrada, Esporte, Chuva e Personalizado –, os quais alteram eletronicamente as características de desempenho da motocicleta de acordo com a situação.
Outra novidade está no sistema de refrigeração que otimiza ainda mais o conforto térmico para o piloto, além de melhorar o fluxo de admissão e escape, o que resulta em melhor desempenho, segundo a HD. A melhoria da dirigibilidade é complementada pelo aumento do curso da suspensão traseira para 3 polegadas (7,6 cm).
CUSTOM VEHICLE OPERATIONS: 25 ANOS
A gama Custom Vehicle Operations 2024 é liderada pela nova CVO Road Glide ST, que junto da reestilização de seus inseparáveis bagageiros apresenta uma coleção exclusiva de itens voltados para o aumento do desempenho.
A ciclística traz suspensão de alto desempenho fornecida pela Showa e inspirada em corridas, totalmente ajustável nas duas rodas, com amortecedores traseiros dotados de reservatórios remotos e garfo dianteiro invertido com tubos de 47 mm de diâmetro configurados em sistema 1×1 – ou seja, um lado faz a função de amortecedor e o outro de mola. O conjunto de freios mais potente tem componentes premium da Brembo, que proporcionam excelente sensação de travagem e desempenho, elevando a sensação de confiança para o condutor.
O poderoso trem de força une o motor Milwaukee-Eigh 121 HO, de 1.977 cm³, exclusivo para este modelo – trabalhado no dinamômetro para produzir 127 cavalos de potência e 20 kgf.m de torque, e gerenciado pelos mesmos modos de condução descritos do modelo acima -, ao câmbio de seis velocidades e transmissão por correia elástica com relação final encurtada.
Na prática, isso significa mais força em médias rotações e acelerações mais ágeis em todas as marchas, capaz de atender os riders mais exigentes. Para adicionar ainda mais desempenho, entrou em cena a expertise da CVO no uso de materiais alternativos, que ajudaram a reduzir o peso seco da moto para 363 kg. Para isso, as tampas do motor são forjadas em fibra de carbono, o cárter de lubrificação também é produzido com material compósito, enquanto os silenciadores têm câmaras feitas de titânio.
A ergonomia alia a confortável “poltrona” individual, com apoio lombar, ao guidão com regulagem de altura, colocando o piloto numa posição agressiva e vertical, detalha a H-D, bem ao estilo popularizado na costa oeste dos Estados Unidos, em especial na descolada Califórnia. Em relação ao design modernizado da CVO Road Glide ST, mas ainda totalmente identificado com o estilo Harley de ser, são oferecidas duas combinações de pintura premium: branco perolizado com detalhes em dourado ou preto com vermelho.
Ambas trazem o grafismo screamin’ eagle (“águia berrante”, na tradução literal) nas laterais da carenagem e logotipo da H-D no tanque de combustível – detalhes inspirados nos modelos que disputam a categoria MotoAmerica Mission King of the Baggers, na qual as motos de corrida mantêm os alforjes e carenagens originais. Os selos comemorativos ao 25º aniversário da CVO completam a estética desta edição especial.
Contudo, além da aparência, as intervenções da customizadora de fábrica também são funcionais e vistas no paralama dianteiro forjado em carbono, mesmo material usado na tampa do assento e no console do tanque. Na mesma pegada, o desenho das rodas e as bordas onduladas dos discos de freio foram pensados para minimizar o peso não suspenso da moto.
E para completar a apresentação da CVO Road Glide ST 2024, com ela os solitários lobos da estrada não se sentirão mais tão isolados assim, graças ao novo sistema multimídia com sistema operacional Skyline. A tela colorida, sensível ao toque, substitui toda a instrumentação analógica e a maioria dos interruptores. Fora isso, o conjunto de áudio premium inclui um amplificador de 500 watts que alimenta os alto-falantes Rockford Fosgate Stage II, de 6,5” (16,5 cm), instalados na carenagem.
H-D CVO PAN AMERICA – Apta a transitar entre a tranquilidade do asfalto e as trilhas mais cascas grossas, a Harley-Davidson CVO Pan America – primeira motocicleta de adventure touring (ADV) do programa CVO, vale lembrar -, inclui o suave e potente motor Revolution Max 1250, de 150 cv, suspensões semiativas, tela sensível ao toque, modos de condução selecionáveis e faróis horizontais com a tecnologia patenteada Daymaker Adaptive Headlamp, que direciona o facho conforme a inclinação da moto.
A CVO tratou de apetrechá-la com uma série de acessórios robustos e selecionados para melhorar a experiência de quem deseja ir muito além, incluindo suspensão Adaptive Ride Height (com altura que se ajusta com as condições de rodagem, automaticamente); bagageiros laterais e superior em alumínio resistente; sistema de mudanças rápidas de marcha (quickshifter), que dispensa o uso da embreagem; pneus sem câmara de ar; iluminação dianteira auxiliar de LEDs; e placa protetora do motor em liga leve.
Todos estes modelos da linha 2024 já estão chegando às concessionárias Harley-Davidson da América do Norte. No Brasil, a previsão é que elas desembarquem já em meados deste ano, com exceção da CVO Pan American. Ao menos por enquanto, a primeira bigtrail da H-D continuará oferecida apenas na configuração 1250 Special em nosso mercado.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Harley-Davidson EUA e Brasil I Imagens: Divulgação