VW GOLF COMPLETA 50 ANOS EM SUA VERSÃO MAIS INTELIGENTE

Renovado em forma e conteúdo, best-seller ganha alcance de até mil km na opção plug-in e surpreende pela IA a bordo, que permite “conversar” com ele pelo ChatGPT




O Volkswagen Golf comemora seu 50º aniversário em 2024 e, para dar a partida à temporada de comemorações, a marca alemã acaba de revelar a versão aprimorada do seu produto de maior sucesso em todos os tempos.

No mercado europeu, os clientes poderão encomendar os novos Golf e Golf Variant (hatch e perua) dentro de algumas semanas. No Brasil, ao menos por enquanto, a VW ainda não se pronunciou sobre a comercialização dos modelos.

Volkswagen Golf GTE 2024

Esteticamente, o Golf 2024 apresenta o design exterior atualizado em relação à nova identidade visual da marca, com destaque para o logotipo iluminado na grade frontal, que estreou no SUV Taos e está migrando para outros modelos. Por dentro, a nova linha Golf passa a contar com uma central multimídia de última geração, muito mais intuitiva, que representa um salto tecnológico ao introduzir a inteligência artificial (IA) a bordo.

Ao mesmo tempo, a VW se ocupou em tornar mais sustentável o seu best-seller, adicionando à nova família as opções híbridas plug-in que podem alcançar a autonomia ao redor de 160 quilômetros rodando apenas com o motor elétrico.

 

A nova linha do Golf pode ser reconhecida por sua dianteira inédita, onde itens visualmente marcantes incluem os grupos ópticos totalmente de LED, com desenho afilado e luzes de direção e de rodagem diurna (DLR) integradas.

Volkswagen Golf GTI 2024

Os faróis disponíveis com a tecnologia IQ.LIGHT na configuração de topo de linha oferecem um facho principal com alcance de até 50 m. Os conjuntos de lanternas traseiras IQ.LIGHT 3D LED também receberam novos desenhos nas duas versões de carroceria.

INDO MAIS LONGE

Volkswagen Golf GTI 2024

Desde o lançamento, nove opções diferentes de propulsão estarão disponíveis para a linha Golf 2024. Entre as sustentáveis, a opção de entrada será a eTSI, com sistema híbrido leve, onde um pequeno propulsor elétrico adiciona potência ao motor a combustão, e a recarga da bateria é feita com a energia recuperada nas frenagens.

Logo acima, vêm a eHybrid e a GTE, ambas do tipo híbrido plug-in, no qual a recarga é feita através da rede elétrica, por meio de uma tomada (plug) conectada no carro (in).

Volkswagen Golf GTE 2024

De acordo com as informações de fábrica, estes últimos podem rodar até 160 km funcionando no modo totalmente elétrico e alcançar a autonomia combinada de 1.000 km (somando gasolina e eletricidade).

O sistema padrão de recarga moderado, com corrente alternada (DC) de 48 V, inclui a função de carregamento rápido, elevando capacidade para 50 kW. Como item opcional, os novos Golf plug-in poderão vir acompanhados da estação de carregamento ultrarrápido de corrente contínua (CC).

Volkswagen Golf GTI 2024

Para quem ainda prefere os motores convencionais, será possível optar entre a versão TSI (gasolina) e a TDI (diesel), ambas turbinadas. Para os mais apimentados, o Golf GTI ficou ainda mais esportivo, oferecendo maior potência em relação ao seu antecessor.

Contudo, apesar de tantas possibilidades já anunciadas, a VW promete outras variações do Golf ao longo de 2024.

CENTRO DE CONTROLE

Volkswagen Golf GTE 2024

No interior, a nova série do modelo virá equipada com sistema de informação e entretenimento com modos de interação mais intuitivos na tela tátil de 15″ (38,1 cm).

Destacada de forma flutuante no centro do painel, ela possui na base os controles iluminados de temperatura e volume, assim como na linha ID., 100% elétrica. O volante multifuncional também foi aperfeiçoado.

Volkswagen Golf GTI 2024

O pacote inédito de tecnologias apresentado pelo novo Golf passa a oferecer ainda mais comodidade e segurança aos ocupantes. Para começar, o novo assistente de voz IDA, que permite controlar o ar-condicionado, telefone e o sistema de navegação através de comandos falados em linguagem natural.

Ele também permite acessar on-line qualquer tipo de informação ​- da previsão do tempo a questões sobre conhecimentos gerais.

INTELIGÊNCIA EMBARCADA

Volkswagen Golf GTI 2024

Ao mesmo tempo, a linha 2024 do Golf vai contar com um dos mais recentes sistemas multimídia, já baseado em inteligência artificial, que permite a integração ao chatbot ChatGPT utilizando o assistente de voz IDA.

Exibido no início de janeiro na Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, nos Estados Unidos, o sistema pode acessar de forma ininterrupta a base de dados em crescimento contínuo da IA. Dessa forma, os ocupantes podem “bater um papo” com o carro, falando em linguagem natural com ele e ouvindo os resultados da pesquisa enquanto viajam.

Volkswagen Park Assist Plus

O trabalho ao volante também ficará mais fácil graças a novos sistemas de assistência, como a função Park Assist Plus aperfeiçoada. Ela pode detectar se o espaço (paralelo ou transversal) é suficiente para receber o carro e iniciar o procedimento, assumindo os comandos do volante, acelerador e freio. O motorista só precisa monitorar a manobra e intervir, se necessário.

Além disso, pela primeira vez o sistema Park Assist Pro estará disponível para o Golf, permitindo que o motorista manobre o veículo usando seu smartphone. Assim, o carro pode ser colocado ou retirado da vaga remotamente, se o espaço for muito apertado, por exemplo.

Volkswagen Golf GTI 2024

Outro item novo é a tecnologia Area View, pela qual um panorama de 360 ​​graus é criado pela união das imagens de quatro câmeras instaladas ao redor do carro. Isso facilita a visão do meio-fio e das marcações de vagas de estacionamento.

MEIO SÉCULO DE UM BEST-SELLER

VW Golf em todas as suas gerações

O primeiro Golf produzido em série foi feito na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, no final de março de 1974, com lançamento oficial em maio. Antes disso, o Fusca e a combinação de motor e tração trazida trouxeram a marca Volkswagen por várias décadas.

O mais vendido: sucesso desde os primórdios

No início da década de 1970, o primeiro Golf – assim como o Passat, o Scirocco e o Polo – marcou o início de uma nova era, a do motor e tração dianteira. O conceito de conjunto moderno e seguro, a grande flexibilidade obtida com a tampa de porta-malas, o encosto do banco traseiro rebatível e o novo design foram tão convincentes que o milionésimo Golf saiu da linha de montagem já em outubro de 1976.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Volkswagen Global I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário