TOYOTA RETORNA À F1 COMO PARCEIRA TÉCNICA DA EQUIPE HASS

Maior montadora do mundo volta para a categoria após 15 anos de sua saga como escuderia de fábrica, agora para trocar experiências e recursos com time dos EUA

Longe da mais importante categoria do mundo desde 2009, a japonesa Toyota Motor Corporation – maior fabricante de carros do mundo e marca mais valiosa do setor – retorna à Fórmula 1 como “Parceira Técnica Oficial” da MoneyGram Haas F1 Team.

Atualmente, a escuderia defendida por Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen é a única sediada nos Estados Unidos a competir no Mundial de Pilotos e de Construtores da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Acordo garantido: Komatsu (HaasF1), Toyoda (Toyota) e Takahashi (Gazoo), ao lado do VF-24

Conforme os comunicados divulgados por ambas as partes, a montadora japonesa fornecerá serviços de design, técnicos e de fabricação, por meio da Toyota Gazoo Racing (TGR), sua divisão de pesquisa e desenvolvimento voltada para competições.

Especificamente, o acordo envolve a participação de pilotos, engenheiros e mecânicos de treinamento da TGR em test drives da Haas F1, bem como no desenvolvimento aerodinâmico dos monopostos, já a partir dos atuais VF-24.

Segundo a montadora (que pode estar ensaiando voos mais altos para os próximos anos na categoria), isso permitirá que os pilotos ganhem experiência de direção na F1, assim como o acesso por parte de engenheiros e mecânicos sobre grandes volumes de informações.

 

Em contrapartida, a MoneyGram Haas F1 Team – que mantém contrato com a Scuderia Ferrari para o fornecimento de motores – oferecerá experiência técnica e vantagens comerciais à marca da terra do sol nascente.

Evolução da aerodinâmica é um dos tópicos da colaboração

O início oficial das atividades conjuntas acontece já a partir do próximo final de semana (18 a 20 de outubro), quando a Haas estará “em casa” para a disputa da 19ª etapa da temporada, o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, no estado do Texas.


HISTÓRIA NAS PISTAS

Brasileiro Cristiano da Matta e o Toyota TF104

Ao longo de mais de seis décadas, a Toyota percorreu uma longa e vitoriosa trajetória no esporte a motor internacional. Um dos capítulos mais marcantes se desenrolou entre as temporadas de 2002 a 2009, quando a fabricante japonesa se lançou no Mundial de Pilotos e de Construtores de Fórmula 1 da FIA, atuando como equipe de fábrica e fornecedora de motores para outras escuderias.

Entre os seus pilotos titulares, a Panasonic Toyota Racing teve os brasileiros Cristiano da Matta e Ricardo Zonta, além de nomes bem rodados na Categoria como Olivier Panis, Jarno Trulli e Raph Schumacher.

Protótipo Toyota GR010 Hybrid

Desde então, a maior montadora do mundo concentra seus esforços em outras categorias de topo como a Nascar (turismo) e Imsa (protótipos), nos Estados Unidos.

Também representada pela Gazoo Racing, a marca tem participações de ponta nos campeonatos mundiais de Rally (WRC) e de Endurance (WEC), ambos homologados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), assim como a F1. ♦ 


UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Toyota Gazoo Racing, MoneyGram Haas F1 Team e Wikipedia  I Imagens: Divulgação

Conteúdo produzido com auxílio do Google

Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.

E saiba antes seguindo nossas redes sociais:

Instagram: @universomotor.com.br

Facebook: /universomotor

Linkedin: /universomotor

Sobre Universo Motor 1074 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário