Novo BMW X6 traz itens inéditos e (ainda) mais potência

Linha 2024 do SAC chega ao Brasil em duas opções, com faróis de LED afilados e tela curva no painel. Motor de 6 cilindros ganha 47 cv, enquanto o V-8 rende 625 cv




Novo BMW X6 traz itens inéditos e mais potência

Apenas três meses após o lançamento global, já está disponível no mercado brasileiro o novo BMW X6, modelo símbolo dos SUVs em estilo cupê (com colunas traseiras diagonais), ou SACs (Sports Activity Coupés), como prefere classificar a marca bávara. A linha 2024 do X6 chega aqui nas versões xDrive40i M Sport, de entrada, e a explosiva M Competition, topo de gama.

Produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos – junto com seu irmão eletrificado X5, também desembarcando aqui -, o novo BMW X6 apresenta leves atualizações no musculoso visual externo, da mesma forma no interior e no conteúdo de tecnologias de bordo. A motorização também traz ajustes que mantêm o modelo da BMW no grupo de elite de seu luxuoso e veloz nicho de mercado.

BMW X6 M Competition 2024

A dianteira do X6 linha 2024 é moldada pelos novos conjuntos ópticos, que estão 35 mm mais estreitos do que os anteriores, e grade em forma de duplo aro, característica de identidade da BMW. A luz diurna, composta por LEDs (diodos emissores de luz) aponta para fora, em formato de seta, e faz o papel de indicador de direção quando este é acionado pelo motorista.

A grade iluminada, também chamada de BMW Iconic Glow, que estreou neste mesmo modelo, segue como item de série – exceto no X6 M, que tem o próprio dress code, desenhado pela BMW M, a divisão de veículos de altíssimo desempenho e de corrida da Casa de Munique.

BMW X6 M Competition 2024

O caráter dinâmico do novo BMW X6 é realçado de forma ainda mais intensa com o pacote M Sport na versão equipada com motor seis cilindros. O parachoque traseiro também foi redesenhado e, agora, ostenta novas ponteiras de escapamento em formato de trapézio.  

BMW X6 M Competition 2024

Por dentro, o cupê off-road acomoda até cinco ocupantes com espaço generoso e extremo conforto. O modelo passa a vir equipado com o BMW Curved Display, o “telão” curvilíneo que une monitor de 12,3 polegadas (31,2 cm), que compõe o quadro de instrumentos totalmente digital bem à frente do motorista, e outro de 14,9” (37,8 cm), que reúne as funções do sistema multimídia, no centro do painel do veículo.

O sistema, que estreou no BMW iX – e, aos poucos, vai sendo incorporado aos outros modelos do catálogo da BMW -, torna a condução muito mais agradável e reduz significativamente o número de botões em favor do controle digital para inúmeras funções, destaca a fabricante.

BMW X6 M Competition 2024

Outro equipamento disponível nos novos X6 é o sistema chamado de Digital Key plus, que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor.

Chamada de UWB (banda ultra larga, na sigla em inglês), a tecnologia é adicionada ao smartphone ou smartwatch (relógio inteligente), mas dispensa a necessidade de aproximar esses aparelhos da maçaneta do veículo para abri-lo. O item está disponível para produtos compatíveis das marcas Apple e Samsung.

BMW X6 M Competition 2024

Outro recurso embutido no sistema de chave inteligente é o BMW Comfort Access 2.0, que destrava as portas e acende luzes de boas-vindas, quando o smartphone ou smartwatch se aproxima do carro, e tranca o veículo, ao se afastar, sem a necessidade de chave, além de permitir a abertura do porta-malas através da aproximação do pé sob o parachoque traseiro.

Destacam-se, ainda, na lista de equipamentos, os faróis totalmente de LED e adaptativos, além do ar-condicionado de quatro zonas, com controle digital automático.

BMW X6 M Competition 2024

O conteúdo de tecnologias de assistência semiautônoma ao motorista inclui o Sistema Parking Assistant Professional, que estaciona o veículo automaticamente, além de oferecer a visualização em 360° do carro.

Outro recurso integrado é o Reversing Assist, que refaz, em marcha a ré, os últimos 50 m percorridos pelo veículo, sem que o motorista precise tocar no volante ou nos pedais – ideal para sair de espaços apertados, onde não é possível manobrar.

BMW X6 M Competition 2024

O novo X6 também vem equipado com o Driving Assistant Professional, o assistente de condução inteligente para situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, que informa o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

BMW X6 M Competition 2024

Há, ainda, o Assistente Pessoal Inteligente BMW, testado e desenvolvido no Brasil em parceria com a equipe de engenharia global, sediada na Alemanha, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos. É ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase programada pelo motorista. Os modelos podem, também, se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.

O aplicativo My BMW, com design moderno e navegação intuitiva para o usuário, oferece uma experiência de mobilidade totalmente nova, afirma a marca. Com ele, também segundo a fabricante, é possível verificar a situação ao redor do veículo; ativar funções de comando à distância; encontrar serviços de apoio para carros eletrificados; planejar viagens e reservar serviços, tudo a partir do smartphone.

BMW X6 M Competition 2024

O BMW X6 2024 também chega ao Brasil com nova motorização. O propulsor ganhou inovações no processo de combustão, troca de gases, controle de válvulas, sistema de injeção e ignição. Com isso, o premiado seis cilindros em linha dispõe de 47 cavalos de potência extras em relação ao modelo anterior do SUV cupê, totalizando, 381 cv, e 53 kgf.m de torque.

A cultuada X6 M Competition mantém o V-8 TwinPower, de 4,4 litros de deslocamento interno, biturbo, a gasolina, com bancadas de admissão da mistura ar-combustível para os cilindros dispostas em fluxo cruzado (sistema patenteado BMW Group), resultando na potência de 625 cv a 6.000 giros e no torque brutal de 76,5 kgf.m, já a partir dos 1.800 giros, até 5.860 rotações.

BMW X6 M Competition 2024

Nos dois casos, os motores agora se conectam com a também nova transmissão automática Steptronic Sport, de oito velocidades, com opção de trocas manuais – ainda bem! – por meio de aletas instaladas atrás do volante de direção (paddle shifts). A potência é transmitida ao asfalto – ou qualquer outra superfície não pavimentada – através do BMW xDrive, o sistema de tração integral (4×4) inteligente desenvolvido pela marca.

Os números de desempenho não foram divulgados para o modelo ajustado à gasolina comercializada no Brasil, mas, na Europa, o novo BMW X6 equipado com o motor V-8 acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos.

BMW X6 M Competition 2024

O novo BMW X6 xDrive40i M Sport chega às lojas do país com preço básico de R$ 744.950, enquanto a topo de linha X6 M Competition não sai do showroom por menos de R$ 1.174.950.

Em ambas as opções, o veículo terá cobertura pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro) do BMW Service Inclusive (BSI), que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com abrangência mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custos adicionais para os itens incluídos.

Fonte: BMW Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo