Depois de elevar o mercado brasileiro de veículos elétricos a outro nível com as configurações xDrive50 e xDrive40 – especialmente, por oferecerem a autonomia de até 528 km, superior a todo o segmento -, o BMW iX ganha mais uma configuração no País, agora com foco no desempenho aprimorado.
A grande novidade é a chegada ao País do BMW iX M60, uma versão do SUV retrabalhada nas bancadas da BMW M (a divisão de alto desempenho e competições da marca), capaz de gerar 619 cv de potência bruta e 102 kgf.m de torque à pronta entrega no acelerador. Com isso, o SUV premium produzido em Dingolfing, na Alemanha, já desembarca trazendo no peito a credencial de o BMW 100% elétrico mais potente deste mercado.
Visualmente, o BMW iX M60 segue as linhas das demais configurações da gama, mantendo o formato monolítico da carroceria e a aparência frontal dominada pela imensa grade de duplo aro vertical, ladeada por faróis estreitos e que avançam sobre as laterais.
Ele se distingue, contudo, pelos detalhes, que tornam qualquer modelo com a assinatura BMW M ainda mais exclusivo. Entre seus diferenciais, se destacam as rodas de 22 polegadas de design inédito e os freios M Sport, com as pinças pintadas em azul escuro.
Além disso, o modelo tem acabamentos externos na tonalidade titanium bronze finish, aumentando o requinte visual e a percepção de elegância.
Assim como nas demais opções já à venda, a grade do BMW iX M60 é um dos destaques do modelo 100% elétrico, mas, não apenas por suas dimensões ampliadas e que configuram a nova identidade visual da marca. Mesmo perdendo sua função original – que nos carros a combustão é a de permitir a passagem do ar frontal para resfriamento do radiador -, ela passa a ser responsável por proteger boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa que equipam o BMW iX.
Produzida por meio de nanotecnologia – método de manipulação dos materiais ao nível dos átomos e moléculas – a grade inteligente tem capacidade de autorreteneração, ou seja, de se recuperar pequenos danos por conta própria. Fora isso, a peça é permeada por filamentos com função de aquecimento (semelhantes aos encontrados no vidro traseiro de alguns automóveis convencionais, só que muito mais finos) que têm a função de limpar e/ou secar a superfície externa da grade, a fim de manter as câmeras e sensores do veículo com as melhores condições de funcionamento.
Apesar de seu propósito familiar, o BMW iX M60 é um supercarro em pele de SUV. Ele é equipado com dois motores, um em cada eixo, que, juntos, resultam na potência bruta de 619 cv e incríveis 103,5 kgf.m de torque, disponíveis instantaneamente no pedal da direita – uma característica diferencial dos propulsores elétricos. Isso significa que a BMW M conseguiu extrair 96 cv e 25,5 kgf.m a mais em relação ao xDrive50, que já era referência no segmento em termos de desempenho e eficiência.
O sistema de transmissão xDrive, de série, provê a tração integral (4×4) – algo fundamental para um legítimo utilitário esportivo – distribuída de forma permanente entre as quatro rodas, de acordo com as condições do momento. Além de não lançar poluentes por onde passa, o BMW iX M60 também é totalmente silencioso e, por essa razão, possui um sinal sonoro para alertar os pedestres e ciclistas sobre a aproximação do veículo.
A energia que alimenta as duas unidades de tração vem das placas de bateria com capacidade total de 111,5 kWh, instaladas no assoalho, suficiente para oferecer ao modelo o alcance de 431 km no ciclo de testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (Pbev), subordinado ao Inmetro.
O BMW iX M60 vem, de série, com dois carregadores: a estação BMW Wallbox, de até 22 kW, para ser instalada em casa ou no trabalho, e o dispositivo portátil Flex Charger, de até 11 kW, indispensável em viagens. Ambos os dispositivos possuem padrão internacional de tomada tipo-2, compatível com todos os veículos BMW.
Com esse conjunto, a fabricante afirma que o BMW iX M60 dispara de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos – uma marca incontestavelmente à altura dos mais desejados modelos esportivos – enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h, para proteção da bateria.
Além de se tornar o carro elétrico mais potente da BMW à venda no Brasil, desbancando o i4 M50 (544 cv), o iX M60 passa a ser um dos carros com a aceleração mais rápida da marca no País, lado a lado com o X6 M, o SUV cupê topo da sua linha a combustão, equipado com o poderoso V-8 de 4,4 litros.
Dentro da cabine, o BMW iX M60 oferece aos até cinco ocupantes um ambiente visualmente limpo e minimalista. A lista de itens de conforto e bem-estar a bordo inclui ar-condicionado ajustável em quatro zonas com comandos táteis e filtro de nanofibra para purificar o ar interno.
O sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround distribui seus 1.615W de potência através de 30 alto-falantes – inclusive embutidos nos bancos -, que, combinado à função 4D, possibilita uma experiência sonora incrivelmente imersiva. Mais do que isso, para tornar as viagens ainda mais sensacionais, o modelo possui a função BMW IconicSounds Electric, com trilhas sonoras assinadas por Hans Zimmer, compositor alemão dedicado a temas para o cinema, vencedor de dois Oscar (incluindo o “Rei Leão”, em 1995).
No painel, chama a atenção o BMW Curved Display, um incrível monitor em curva composto por uma tela de 12,3” (31,2 cm), atrás do volante, e outra de 14,9” (37,8 cm), centralizada, que reúne todas as funções de informação e entretenimento a bordo. A menor, programável em design e itens de controle do veículo, exibe informações do quadro de instrumentos (velocímetro, conta-giros etc.), enquanto a maior é dedicada ao sistema multimídia e inclui as plataformas Apple Car Play e Android Auto para conexão ao smartphone.
Além do fato desse “supertelão” tornar as viagens muito mais agradáveis para todos a bordo, a tecnologia Shy Tech integrada a ele permite controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou até da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central.
Outro destaque na cabine do BMW iX M60 é o teto solar panorâmico, que dispensa cortina para proteção solar. No lugar dela, entra uma tecnologia que também é usada nas janelas dos modernos aviões Boeing 787 Dreamliner.
Assim, basta tocar em um botão para que o vidro se torne progressivamente fosco, oferecendo o conforto luminoso e isolamento térmico desejado. O sistema utiliza a eletricidade para acionar uma membrana embutida entre as camadas de vidro, que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine.
O conteúdo de auxílio e proteção ao motorista e passageiros do BMW iX tem como base a plataforma Driving Assistant Professional. Ela engloba diversos assistentes eletrônicos como o ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant, que interpreta a sinalização sobre o asfalto e demais condições da via.
Acionados, esses dispositivos permitem ao BMW iX trafegar como veículo semiautônomo, acelerando, freando e capaz de contornar curvas, tudo sem a intervenção do motorista. Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e outros 12 ultrassônicos são usados para monitorar o ambiente ao redor do veículo.
Na hora de estacionar, o Parking Assistant Professional executa as manobras absolutamente sozinho, sem a necessidade, sequer, de o motorista acelerar ou frear. Basta ativar o sistema e acompanhar o procedimento pela tela do sistema multimídia, com imagens captadas pelas câmeras externas.
Há, ainda, alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado; riscos de colisão traseira; mudanças involuntárias de faixa de rolamento; e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outros dispositivos de segurança ativa.
As câmeras instaladas ao redor da carroceria do BMW iX também fazem parte da tecnologia “Realidade Aumentada BMW”, que projeta na tela multimídia uma imagem virtual ampliada do ambiente externo, expandindo o campo de visão do motorista em determinadas situações, como de estacionamento em vagas apertadas.
Outra função inteligente disponível neste modelo é o calculo da autonomia associado ao sistema de navegação por satélite com tecnologia GPS (Global Positioning System). Assim, logo que o motorista insere o destino da viagem no navegador, o dispositivo recalcula o alcance máximo possível, levando em conta não só o nível da bateria, mas, também, por meio do cruzamento de algoritmos, os aspectos de topografia e de trânsito, em tempo real.
E tão impressionante quanto a função acima é o sistema de regeneração de energia dos freios, também conectado ao GPS. Ao detectar, por exemplo, que ao longo do caminho o motorista será obrigado a frear, por causa de um cruzamento, entre outras situações normais, o dispositivo intensifica, automaticamente, a ação dos mecanismos de captação de energia instalados nas pinças de freio.
Como eles entram em contato com os discos antes das pastilhas, acabam funcionando como uma espécie de freio-motor. Dessa forma, o motorista pisa menos no pedal de frenagem e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.
Mais um exemplo de inteligência embarcada do BMW iX se relaciona à rotina do motorista. Com o “Assistente Pessoal Inteligente BMW” (Intelligent Personal Assistant), o veículo é capaz de analisar o trajeto a seguir, fazer o cruzamento dos dados de horário e destino, para executar ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor como, por exemplo, abrir a janela do motorista para que ele acione o comando do portão eletrônico.
O assistente também é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, a partir do comando de voz com a frase “Olá BMW”; mas o motorista pode definir qualquer outra expressão verbal para a interação com o equipamento.
Por fim, outro destaque é comodidade oferecida pela Digital Key Plus, que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição.
Agora, incluindo a mais nova, rápida e segura tecnologia, chamada de UWB (banda ultra larga), não há mais a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para destravar as portas.
O BMW iX M60 já está disponível nas concessionárias da marca em todo o território nacional, a partir de R$ 1,102 milhão, com financiamento em até 36 meses pelo BMW Serviços Financeiros, que pode incluir o seguro para financiamento, plano de manutenção, acessórios e blindagem.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: BMW Brasil I Imagens: Divulgação
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.