Porsche 911 Carrera 2020 é o básico dos sonhos

Mantendo as versões cupê e conversível, opção de entrada do ícone esportivo incorpora o design da oitava geração e tem a potência elevada para 379 cv

Porsche 911 Carrera 2020 é o básico dos sonhos [Divulgação]

A Porsche lançou em novembro passado a oitava geração do seu modelo mais emblemático, o 911 Carrera, que estreou nas configurações superesportivas S, com tração traseira, e 4S, com sistema integral eletronicamente controlado (PTM). Em ambas, a motorização usa a especificação mais poderosa do novo 3.0 de seis cilindros opostos (boxer), biturbo, com potência de 450 cavalos.

Agora, a casa de Stuttgart complementa a gama da “992-generation” (como é chamada internamente pela fábrica alemã) iniciando as vendas na Europa e nos Estados Unidos da configuração de entrada do modelo, o 911 Carrera 2020. Como sempre oferecido nas versões Coupe (com teto fixo) e Cabriolet (conversível), o novo 911 Carrera básico traz o design atualizado e idêntico ao das configurações S/4S, tanto por fora quanto por dentro, e o mesmo propulsor, porém na versão de 379 cv – um ganho de 9 cv em relação ao antecessor.  

Porsche 911 Carrera Cabriolet 2020 [Divulgação]

Externamente, o novo visual se caracteriza pelo capô dianteiro com vincos longitudinais que remetem aos 911 clássicos, desenho mais limpo das entradas de ar frontais, arcos das rodas mais encorpados e faixa de luzes de LED que atravessa a face traseira, unindo as lanternas.

Porsche 911 Carrera Coupe 2020 [Divulgação]

A única distinção aparente entre o 911 Carrera 2020 e os S/4S, em função dos diferentes níveis de potência, são as duas saídas de escapamento com formato retangular posicionadas de cada lado da traseira: no primeiro elas são simples e, no segundo, duplas. Em todos os casos, a Porsche oferece como opcional o sistema “Sport Exhaust”, com ponteiras ovaladas.   

Porsche 911 Carrera 2020 [Divulgação]

Por dentro, o novo 911 Carrera compartilha o padrão visto nos S/4S, incluindo os bancos redesenhados, e mantém o conta-giros tradicionalmente posicionado no centro do quadro de instrumentos.

O painel de controle com cinco botões de visual clássico se une ao console central. Logo acima, a nova versão da central multimídia PCM (Gerenciamento de Comunicação da Porsche) conta com tela de 10,9” sensível ao toque e conectividade melhorada.

Porsche 911 Carrera Cabriolet 2020 [Divulgação]

A configuração do motor boxer 3.0 que equipa o 911 Carrera 2020 inclui novos turbocompressores, que propiciam o alcance dos 379 cv a 6.500 rpm e o torque máximo de 45,7 kgfm entre 1.950 e 5.000 rpm.

Equipado com a transmissão com dupla embreagem PDK (Porsche Doppelkupplung), de 8 velocidades, o 911 Carrera 2020 acelera de zero a 96 km/h em 4 segundos. Quando equipado como o pacote opcional “Sport Chrono” – que permite selecionar por meio de uma chave instalada no volante o ajuste do motor, suspensão e direção nos modos “Normal”, “Sport”, “Sport Plus” e “Wet” (molhado) – esse tempo cai para 3s8. Ambas as marcas representam melhorias de 0s2 comparado à versão anterior do 911 Carrera Coupe com transmissão PDK.

O 911 Carrera Cabriolet oferece desempenho similar, atingindo os 96 km/h desde a imobilidade em apenas 4s2, e em 4s cravados quando equipado com o kit adicional. A velocidade máxima na pista é de 293 km/h para o Carrera Coupe e de 290 km/h para o Cabriolet.

Os novos 911 Carrera também incluem o sistema Pasm (gerenciamento ativo da suspensão da Porsche). Assim como os modelos S/4S, o sistema de amortecimento eletronicamente variável é de série e oferece dois modos selecionáveis – “Normal” e “Sport” – que enfatizam a qualidade de condução e a manobrabilidade.

Porsche 911 Carrera Coupe 2020 [Divulgação]

As rodas têm diâmetros diferentes em cada eixo, com 19 polegadas na frente e 20 na traseira, montadas com pneus 235/40 ZR 19 e 295/35 ZR 20. Opcionalmente, são oferecidas as rodas com aros de 20/21”, que vêm de série no S e 4S.

O sistema de freios usa discos de aço fundido de 13 polegadas (33 cm), internamente ventilados e perfurados, e pinças de quatro pistões, pintadas na cor preta. Os discos feitos de materiais compostos de cerâmica (Pccb) são disponíveis como opcional. Também é incluído de série o modo para piso molhado (Wet Mode), que detecta a água sobre a pista e ajusta automaticamente o controle de estabilidade e o sistema ABS para essa condição, além de alertar o motorista. A partir daí, é possível acionar o modo customizado para pista molhada, por meio de um botão, ou pela chave seletora no volante do pacote “Sport Chrono”.

No mercado norte-americano, onde as primeiras entregas estão previstas para o início do ano que vem, o Porsche 911 Carrera 2020 tem preço básico de US$ 97.400 para a versão fechada (equivalente a R$ 387.652, na cotação de hoje), e de US$ 110.200 (R$ 438.596) para a aberta, não incluídos os tributos.

Segundo a Porsche, as configurações com tração nas quatro rodas do 911 Carrera 2020 serão anunciadas em breve.