Jaguar F-Type 2022 chega ao Brasil e traz edição limitada Dynamic Black

Roadster é oferecido em versões cupê e conversível, com motor 2.0 turbo de 300 cv. Série especial adiciona itens exclusivos de aparência e sistemas inteligentes




Jaguar F-Type 2022 chega ao Brasil e traz edição limitada Dynamic Black

A Jaguar apresenta o novo roadster F-Type no Brasil, com design atualizado e a esportividade característica da marca. O modelo já disponível nas concessionárias do país tem opções de carroceria cupê e conversível, ambas com motor 2.0 turbo, de 300 cv de potência.

Além disso, a linha 2022 do esportivo britânico de dois lugares inclui outra grande novidade: a configuração Dynamic Black, limitada a 20 unidades, com design cuidadosamente refinado e que traz uma combinação exclusiva de itens, incutindo ao veículo uma personalidade ainda mais marcante, forte e feroz.

Jaguar F-Type Coupé 2022

Os atributos que definem a essência do design premiado do F-Type são a atenção aos detalhes e o foco na disciplina e na pureza das linhas de carroceria. Com faróis pixel LED estilizados com assinatura em “J” que se integram ao capô, o veículo exibe um visual mais largo e acentuado. Seu parachoque dianteiro e a grade levemente aumentados destacam a presença e o impacto visual do modelo.

Na traseira, as lanternas em LED com assinatura em chicane, inspiradas no SUV Jaguar I-Pace, ressaltam a linha horizontal do conjunto. Nas saídas de ar laterais, a edição F-Type Dynamic Black traz novos detalhes para a carroceria em preto brilhante.

Jaguar F-Type Convertible 2022

Na versão conversível, além do acabamento de bancos, painel, cor do cinto de segurança, estão disponíveis mais de 25 cores com paletas sólidas, metálicas, especiais e da linha SVO (Special Vehicle Operations) para o exterior, além de seis desenhos diferentes de rodas e a possibilidade de escolha entre três cores para a capota: vermelha, preta ou bege.

Seja qual for i tipo de teto, o Jaguar F-Type 2022 oferece uma série de novas possibilidades para a customização. O cliente tem a liberdade de selecionar todos os acabamentos internos e externos do veículo, de acordo com seu gosto e desejo.

Jaguar F-Type Coupé 2022

O interior da cabine “1+1”, focado no motorista, evoluiu, assim como o exterior, para uma expressão mais pura da elegância e desempenho do carro.

A sensação de luxo e esportividade foi elevada, graças ao tradicional acabamento artesanal britânico da Jaguar, ainda mais refinado, e à adição de detalhes discretos e de bom gosto.

Jaguar F-Type Dynamic Black Convertible 2022

SÉRIE LIMITADA – Na configuração exclusiva Dynamic Black, a forma pura e esculpida do F-Type é acentuada pelo pacote Black Pack, com itens de distinção externos e internos, que incluem as novas rodas de 20’’ com cinco raios Gloss Black e acabamento preto brilhante (não disponíveis em qualquer outro modelo); pinças de freio pintadas de vermelho; teto elétrico retrátil na cor vermelho mars; e pintura externa metálica, na tonalidade santorini black (preto).

O F-Type Dynamic Black conta ainda com um alto padrão de tecnologia embarcada, agregado pelos sistemas inteligentes de ar-condicionado de duas zonas, monitoramento de ponto cego, abertura do veículo sem chave e assistente de tráfego traseiro.

Serial roadster: cada uma das 20 unidades do F-Type Dynamic Black traz um badge com seu número

O requinte a bordo se expressa, também, pelo ajuste elétrico da coluna de direção, logotipo iluminado da Jaguar nas soleiras e espelhos retrovisores com aquecimento.

Outra exclusividade inerente ao F-Type Dynamic Black é o badge (plaquinha de identificação) aplicado no painel, com numeração de 1 a 20, identificando as 20 unidades da série limitada.

Jaguar F-Type Dynamic Black Convertible 2022

A experiência tecnológica para os ocupantes é outro dos pontos altos do Dynamic Black, que ostenta um bem desenhado painel de instrumentos, totalmente digital e configurável, com tela de 12,3 polegadas (31,2 cm), que inclui o sistema de entretenimento Touch Pro, de série, conectado à web via smartphone, por meio das plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

O sistema de áudio é mais um diferencial do roadster exclusivo, composto pelo conjunto MeridianTM Surround, com qualidade premium.

Linha 2022 do F-Type traz duas telas de 12,3″ (31,2 cm), totalmente digitais e configuráveis

O quadro de instrumentos Interactive Driver Display, também de 12,3” e configurável, oferece diferentes modos de visualização, incluindo o mapa em tela cheia.

O modo padrão é caracterizado pelo conta-giros posicionado ao centro da tela, com grafismo exclusivo para o F-Type. Essa característica e a luz de indicação de mudança de marcha (shif light) enfatizam o caráter do modelo totalmente voltado ao motorista e ao desempenho.

Jaguar F-Type Dynamic Black Coupée 2022

Sob o capô, o F-Type Dynamic Black abriga a motorização P300, com propulsor Ingenium 2.0, de quatro cilindros, turbo, produzindo 300 cv e 40,8 mkg.f de torque a partir de 1.500 rpm, acoplado ao câmbio automático Quickshift de oito marchas. Com calibração extremamente afinada, esta transmissão entrega trocas mais imediatas, tanto pela alavanca SportShift no console quanto pelas alavancas (padle shifts) atrás do volante.

Complementando o trem de força, F-Type possui ainda escapamento ativo variável, possibilitando uma condução mais refinada ou, com as válvulas abertas, com som mais grave e potente, ressaltando a característica de um verdadeiro esportivo.

Jaguar F-Type Dynamic Black Convertible 2022

Esse conjunto motriz mantém o desempenho esperado de um F-Type, acelerando de zero a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e alcançando a velocidade final de 250 km/h. E, mesmo com a entrega dessa potência, essa é a versão de menor consumo de combustível da história do F-Type, com média de 14,8 km/l e emitindo apenas 184 g/km de CO2, rodando com a gasolina comercial disponível na Europa.

O Jaguar F-Type 2022, produzido na fábrica da Jaguar em Castle Bromwich, na Inglaterra, já está à venda no Brasil, em ambas as versões, cupê e conversível, com preços a partir de R$ 556.950. Por sua vez, configuração exclusiva Dynamic Black chega com valor de R$ 589.260.

Jaguar E-Type é considerado o carro mais bonito de todos os tempos

Somado a todas as características que compõem o novo F-Type, o modelo faz parte da linha de sucessão dos carros de alto desempenho da Jaguar, com mais de 70 anos de história, iniciada com o Jaguar C-Type vencendo a 24 Horas de Le Mans duas vezes, em 1951 e 1953.

A herança seguiu com o D-ype a partir de 1955, vencendo outras três vezes a mesma prova. Com o E-Type, em 1961, antecessor ao F-Type, a Jaguar apresentou o carro considerado o mais bonito já produzido até hoje.

Fonte: Jaguar do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo