A fabricante italiana Automobili Lamborghini – reconhecida pelo escudo com o touro furioso, prestes a partir ao ataque -, escolheu o milionário concurso de veículos clássicos promovido pelo Quail Lodge & Golf Club, em Carmel Valley, na Califórnia, Estados Unidos, para revelar a mais nova joia lapidada dentro de suas oficinas em Sant´Agata Bolognese, no coração da Toscana: a edição Countach LPI 800-4, limitada a 112 unidades.
Cunhada a rigor para marcar os 50 anos de lançamento do Countach, esta releitura do clássico da Lamborghini traz para o século 21 o modelo que revolucionou o segmento dos supercarros, fazendo uma nova interpretação do seu desenho disruptivo e inconfundível – sem, no entanto, subverter a personalidade agressiva do modelo -, além de incorporar a ele, novamente, uma série de tecnologias à frente do próprio tempo.
O novo Lamborghini Countach LPI 800-4 ostenta o perfil purista, em forma de cunha, e as portas com abertura em “tesoura” – características imediatamente reconhecíveis do modelo original, lançado em 1971 -, ao mesmo tempo em que mantém a força brutal e o urro intimidante do motor de 12 cilindros em V, instalado na posição Longitudinale Posteriore, indicado pela sigla “LP” na nomenclaturas dos Lamborghini.
O “I” desta série especial vem de ibrido, na grafia em italiano, em razão do impulso extra trazido pela tecnologia elétrica compartilhada do Lamborghini Sián FKP 37 (o primeiro modelo da marca a incluir a propulsão híbrida auxilizar, apresentado no ano passado), totalizando a potência combinada de 814 cavalos – porém, arredondada para “800” no nome de batismo desta série especial.
“O Countach LPI 800-4 é um carro visionário do momento, assim como seu precursor o foi”, afirmou Stephan Winkelmann, presidente executivo da Lamborghini. “Um dos mais importantes ícones dos automóveis, o Countach não apenas incorpora os princípios de design e de engenharia da Lamborghini, mas, também, representa a nossa filosofia de reinventar limites, conquistar o inesperado e extraordinário e, mais importante, ser um carro dos sonhos.”
O chassi monocoque (ou monobloco) e todos os painéis da carroceria do Countach LPI 800-4 são produzidos com fibra de carbono, resultando numa ótima solução de baixo peso e excepcional resistência a torções.
Também como solução de leveza, e que acaba reforçando o caráter esportivo do modelo, algumas dessas peças não recebem pintura e expõem a trama do material compósito, que tem a cor preta e pode ser vista em componentes como spoiler dianteiro, moldura das janelas das portas, suportes dos retrovisores externos em forma de asa, entradas de ar e saias laterais, além do capô do motor e vários outros detalhes no acabamento interno do habitáculo para dois ocupantes.
Instantaneamente reconhecível, a silhueta distinta do LPI 800-4 mantém intacto o perfil do modelo original, marcado pela linha de teto que percorre desde o parachoque dianteiro até a extremidade final do carro, e pelos ângulos agudos da carroceria – traços de personalidade comuns aos cinco modelos Countach lançados ao longo dos últimos 20 anos.
A aparência frontal do novo Lambo foi inspirada no desenho provocante da versão lançada em 1985, a Quattrovalvole, que pode ser identificada pelos vincos do capô, grade com aparência achatada e retangular, faróis trapezoidais e arcos das rodas com contorno hexagonal.
Não há asa traseira fixa acima do contorno do carro e, no alto da cabine, o conceito futurista do LPI 800-4 traz o teto solar fotocromático, que muda da aparência sólida para a transparente ao toque de um botão.
O desenho da cobertura envidraçada flui até o final da tampa traseira, onde é continuada por um painel translúcido e escurecido. Inspirada no desenho do Countach LP400 Periscópio, de 1977, essa segunda peça é dividida em três placas móveis em sequência, que se abrem para aumentar a ventilação do sistema de propulsão híbrido.
Nas laterais, saltam aos olhos as grandes entradas de ar nas portas com acabamento em preto, inexistentes no modelo original, e as aberturas de ventilação do motor em forma de “guelras de tubarão” – estas, sim, típicas desde o primeiro Countach – vistas acima dos ombros alargados do carro.
As rodas com aros de 20” na frente e de 21” na traseira exibem o estilo “telefone” trazido dos anos de 1980, montadas com pneus Pirelli P Zero e discos de freio feitos de um material composto de carbono e cerâmica.
Da mesma forma, a parte traseira do novo Lamborghini também remete imediatamente ao primeiro Countach, não apenas pelo perfil truncado e ângulo invertido do painel traseiro, mas, também, devido ao parachoque rebaixado e ao desenho hexagonal das lanternas triplas.
O LPI 800-4 conserva, ainda, as quatro saídas de escape típicas da família Countach, inseridas no difusor aerodinâmico moldado em fibra de carbono, posicionado na parte final do assoalho, que tem a função de ajudar a manter o foguete grudado ao chão enquanto o indicador do velocímetro 100% digital avança vertiginosamente para a direita.
O Countach LPI 800-4 exibido em primeira mão no evento para chiques e endinheirados na Califórnia recebeu a pintura na cor bianco siderale.
Mas se esta não for sua cor predileta, sem problema. O novo Lambo também pode ser encomendado dentro de uma ampla paleta de opções, desde as sólidas e tradicionais, como as icônicas impact white (branco), gialli countach (amarelo) e verde médio, até tonalidades mais modernas, incluindo as metálicas blu uranos (azul) ou a vibrante viola pasifae (violeta).
O motor Lamborghini V-12 – montado longitudinalmente, logo à frente do eixo traseiro -, é tão emblemático quanto o próprio Countach. Outra característica deste trem de força (designação mais do que coerente) é a caixa de câmbio voltada para a frente, solução fundamental para a divisão equilibrada do peso entre as quatro rodas, o que só é possível graças à posição avançada da cabine – arquitetura adotada desde o modelo original.
O primeiro Countach também já contava com os radiadores posicionados nas laterais, como os monopostos de corrida, e o chassi tubular, outra solução trazida das pistas.
Para produzir um carro extraordinário, novamente, capaz de imprimir no asfalto o desempenho esperado de um Countach em 2021, a marca do touro furioso trouxe para o LPI 800-4 os mais avançados recursos desenvolvidos pela engenharia da casa, mas sem macular suas tradições.
Assim, o motor mantém a cultuada configuração de 12 cilindros em V, com bancadas dispostas em ângulo de 60°; volume interno de 6.498 cm³ (6,5 litros); quatro válvulas por cilindro, com tempos de abertura controlados eletronicamente; injeção de combustível multi-ponto e ignição gerenciadas pela unidade Lamborghini Iniezione Elettronica (LIE); e arrefecimento a líquido. O sistema de lubrificação com cárter seco permite que o motor tenha altura reduzida, contribuindo para aproximar o centro de gravidade do carro o mais próximo possível do solo, condição ideal para maior estabilidade nas curvas.
Somente com essa receita, sem o auxílio de turbo ou de qualquer outro tipo de sobrealimentação, a usina italiana é capaz de gerar a potência avassaladora de 780 cv a 8.500 rpm – resultando na impressionante potência específica de 120 cv por litro de cilindrada – e o pico de torque também excepcional de 73,4 kgf.m a 6.750 rpm.
Mas na nova edição LPI 800-4, o poder de fogo acobertado pelo capô traseiro não cessa por aí. Ele traz associado ao V-12 um motor elétrico – o e-motor -, com tensão de 48 volts e capacidade de gerar a potência de 34 cv e torque máximo de 3,5 kgf.m. Esta considerável “forcinha extra” é somada ao trabalho do V-12 quando o e-motor faz girar um volante instalado no eixo da transmissão que leva o movimento do motor para as rodas traseiras, resultando acelerações ainda mais imediatas e desempenho superior.
Traçando um paralelo, seu funcionamento é semelhante ao do sistema de partida dos nossos carros, no qual um motor elétrico (alimentado pela bateria) faz girar o volante do motor do veículo – dando início ao movimento dos pistões e ao ciclo a combustão; a diferença é que o motor de partida é desativado assim que o motorista solta a chave ou o botão de start, enquanto o e-motor da Lamborghini se mantém ligado para adicionar potência ao trem de força.
Desenvolvida para o Sián, esta solução inovadora e exclusiva da Lamborghini é a única tecnologia híbrida-leve a criar uma conexão direta entre o motor elétrico e as rodas, com menor perda de energia e sem alterar a estrutura e o comportamento do V-12.
O e-motor é alimentado por um supercapacitor, que produz três vezes mais energia quando comparado às baterias com peso equivalente produzidas com íons de lítio, utilizadas pela maioria dos veículos híbridos ou 100% elétricos.
O supercapacitor é um sistema de fornecimento de energia que oferece algumas vantagens sobre as baterias de acumulação, entre elas a recarga imediata e com número ilimitado de ciclos, além da maior resistência a altas temperaturas; sua única desvantagem é a capacidade reduzida para armazenamento de energia.
A transmissão de sete velocidades conta com opção de trocas por meio de alavancas atrás do volante (paddle shifts), modos de atuação selecionados pelo motorista e tração permanente nas quatro rodas.
Aproveitando ao extremo a relação de peso-potência de apenas 1,95 kg/cv, graças aos seus 1.595 kg aferidos na balança (com o tanque vazio) , o Lamborghini Countach LPI 800-4 pode disparar de zero a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, até os 200 km/h em 8s6, e alcançar a velocidade final de 355 km/h.
O interior também traz referências ao design do primeiro Countach, mas adequadas ao contexto de um carro moderno. O revestimento clássico e luxuoso apresenta costuras geométricas nos bancos (desenhados especialmente para o modelo) e no painel.
Uma central multimídia exclusiva, com tela de 8,4” (21,3 cm), comanda as funções de informação e entretenimento do carro, incluindo o sistema Connectivity desenvolvido pela Lamborghini e conexão com smartphone por meio da plataforma Apple Car Play. Ela também disponibiliza um botão chamado Stile que, ao ser pressionado, expõe a filosofia de design do Countach para os privilegiados ocupantes. Mas, se algum dia tiver a sorte de estar a bordo de um Lamborghini, é muito provável que o único som que você vai querer ouvir é do ronco instigante do V-12 bem atrás das suas costas, como demonstrado nesse vídeo:
Chamado dentro da fábrica italiana pelo código de “LP 112” durante a fase de desenvolvimento, em função do número limitado de unidades, o Countach LPI 800-4 terá as primeiras unidades entregues aos proprietários no primeiro trimestre de 2022 – afortunados que terão o privilégio de ostentar em suas coleções uma peça da história automobilística reimaginada para o futuro.
Fonte: Automobili Lamborghini I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação