Airbus revela nova versão do H145 na Heli-Expo 2019

Modelo multimissão estreia rotor principal com 5 pás, que lhe confere a carga útil equivalente ao próprio peso, e a aviônica homologada para decolagens autônomas

Airbus revela nova versão do H145 no Heli-Expo 2019 [Divulgação]

A Airbus Helicopters está revelando uma nova versão do seu modelo campeão de vendas H145, durante a Heli-Expo 2019 – maior feira do mundo dedicada a esse segmento da indústria aeronáutica -, que se encerra hoje, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Em exposição no estande da Airbus, essa atualização do bimotor leve traz um novo e inovador rotor de 5 pás, aumentando a capacidade de carga da aeronave multimissão em 150 kg, ao mesmo tempo em que oferece novos níveis de conforto, simplicidade de manutenção e conectividade a bordo.

Airbus H145 2019 [Divulgação]

O novo rotor de 5 pás proporciona uma significante melhoria no desempenho, segundo a fabricante, elevando a carga máxima de decolagem para 3.800 kg, ou seja, capacidade útil equivalente ao peso vazio da aeronave (tara), que é de 3.800 kg. Para o transporte de passageiros, o H145 oferece configurações com 8 ou 10 assentos, além das posições avançadas do piloto e do co-piloto.

A simplicidade do design do novo rotor principal sem rolamentos também facilita as operações de manutenção, além de elevar a capacidade de serviço e a confiabilidade do H145, ao mesmo tempo em que amplia o conforto para todos os passageiros e tripulação. O diâmetro reduzido do rotor também permite que o H145 opere em áreas mais confinadas. O nível de ruído particularmente baixo do H145 faz dele o helicóptero mais silencioso de sua classe, de acordo com a Airbus.

O novo H145 introduz novos níveis de conectividade a bordo para os passageiros e operadores por meio do sistema Wacs (sigla, em inglês, para Sistema de Comunicação Aérea Sem Fios), permitindo a transmissão segura e ininterrupta, gerada pelo helicóptero em tempo real, inclusive em voo.

A certificação final para o novo H145 está planejada para o início de 2020, com as primeiras entregas nos meses a seguir. Estes equipamentos também serão oferecidos para os aparelhos já em uso, como uma opção de atualização, em busca de proporcionar os mesmos aperfeiçoamentos em termos de carga útil, simplificação de manutenção e conforto para as atuais versões do H145.

Airbus H145 2019 [Divulgação]

Movido por dois motores Safran Arriel 2E, o novo Airbus H145 vem equipado com a tecnologia Fadec (sigla, em inglês, para Controle Digital do Motor Totalmente Autoritário) e o painel aviônico digital Helionix.

Entre as funções, ele inclui o piloto automático de alto desempenho 4-axis, o qual é homologado para efetuar a decolagem totalmente autônoma, procedimento que aumenta a segurança de voo e reduz a carga de trabalho para o piloto.