Stock Car anuncia Tony Kanaan na temporada de 2021

Campeão da F-Indy e da Indy500, piloto baiano disputará todas as etapas da categoria nacional, além de seguir acelerando os monopostos nos EUA em provas nos ovais




Stock Car anuncia Tony Kanaan na temporada de 2021

O grid da Stock Car terá pela primeira vez um campeão das 500 Milhas de Indianápolis e da Fórmula Indy na disputa da temporada completa da principal categoria do automobilismo brasileiro.

Isso, porque a equipe Texaco Racing anunciou neste domingo a contratação de Tony Kanaan, de 46 anos, um dos mais renomados do kartismo brasileiro e do automobilismo estado-unidense, onde foi campeão da Indy Lights (1997), da Fórmula Indy (2004) e das lendárias 500 Milhas de Indianápolis (2013) e 24 Horas de Daytona (2014).

Tony fará primeira temporada inteira na Stock com o Toyota Corolla da equipe Full Time

Kanaan guiará um dos Toyota Corolla da equipe Full Time, comandada por Maurício Ferreira, e será companheiro de Rubens Barrichello. O piloto chega para esquentar ainda mais a disputa no grid da Stock Car, que em 2021 também contará com quatro ex-pilotos da Fórmula 1: além do próprio Rubinho, campeão da categoria brasileira em 2014, estão no páreo Ricardo Zonta, atual vice-campeão, Nelsinho Piquet e Felipe Massa, outro debutante nesta temporada. Kanaan ocupará a vaga na equipe deixada por Piquet, que este ano estreará a própria escuderia, a MX Piquet Sports.

A primeira prova do campeão da Indy500 nesta temporada da Stock Car acontecerá no dia 28 de março, abertura do Campeonato, no autódromo do Velopark (RS).

No ano passado, Kanaan disputou apenas as provas em ovais na F-Indy

Mantendo uma maratona intensa, própria de um atleta de triatlon – modalidade olímpica também praticada por Kanaan – o piloto seguirá na Indy em 2021, correndo pela equipe Chip Ganassi nas provas em ovais, em datas que não coincidam com o calendário da Stock.

Tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil ele utilizará o número 48. No ano passado, o piloto também só disputou apenas as provas em ovais pela AJ Foyt Racing, incluindo a 500 Milhas de Indianápolis, onde terminou na 19ª colocação.

Kanaan terá de se readaptar ao automobilismo nacional, com várias novas pistas para ele

“É uma fase nova da minha vida. A Stock Car, nunca foi segredo pra ninguém, era uma categoria que eu gostaria de disputar. As expectativas são grandes. Vamos chegar numa das melhores equipes, com a Texaco, um patrocinador lendário na categoria, então eu espero aprender bastante”, declarou o piloto que corre na Indy desde 1998, onde já conquistou 16 vitórias e 72 pódios.

Para Kanaan, os principais desafios serão alguns circuitos desconhecidos e o aprendizado do novo carro. “Das pistas da Stock, tem quatro ou cinco que eu não conheço. Vou ter de aprender as pistas, o carro e como funciona a dinâmica da categoria. Mas a expectativa é muito boa”, continuou o piloto nascido em Salvador.

Primeira experiência de Kanaan na Stock Car aconteceu em 2005

No entanto, não será a primeira vez que o campeão da Indy de 2013 guiará um carro da Stock. Em 2005, Kanaan realizou um teste na Stock Car e, em 2012, teve a oportunidade de disputar duas provas (Brasília e Interlagos), mas com o carro antigo.

Em 1992, a chegada ao “circo” da Stock Car, estreando na Fórmula Chevrolet

Porém, a familiaridade de Tony com “circo” da Stock Car já vem desde 1992, quando, depois de uma carreira brilhante no kartismo – onde foi pentacampeão paulista e campeão brasileiro –, então aos 16 anos de idade, ele disputou a primeira temporada da extinta Fórmula Chevrolet, fazendo sua estreia em categorias de automóveis pela equipe dirigida por “Rubão” Barrichello, pai de Rubinho.

Envolvimento da marca de lubrificantes na categoria é marcada pelo tri de Chico Serra

A expectativa é de que Kanaan dê prosseguimento à bem-sucedida história da Texaco na Stock Car, marcada pela conquista do tricampeonato de Chico Serra de 1999 a 2001. No ano passado, Nelsinho Piquet conquistou sua primeira vitória na categoria, também estampando nas laterais do carro o nome da fabricante de lubrificantes. Anteriormente, a patrocinadora também já havia se destacado dentro do evento patrocinando a poderosa equipe Texaco-Petrópolis de F-Chevrolet.  

Temporada de 2021 terá 10 etapas, com transmissão ao vivo pela TV Band

A temporada 2021 da Stock Car terá um novo formato, com provas em dez finais de semana, com transmissões ao vivo pela TV Band (canal aberto), SporTV (assinatura) e no Youtube (on-line), no canal oficial da categoria.

Acompanhe o calendário da Stock Car 2021 e não perca um segundo sequer desta temporada cheia de novidades e que promete ser a mais emocionante dos últimos anos:

ETAPADATALOCAL
28/03Nova Santa Rita (RS)
25/04Londrina (PR)
16/05São Paulo (SP)
20/06Goiânia (GO)
11/07Cascavel (PR)
15/08Curitiba (PR)
19/09Santa Cruz do Sul (RS)
24/10Mogi Guaçu (SP)
21/11Goiânia (GO)
10ª12/12A definir

Fonte: Stock Car I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo