As concessionárias da Hyundai Motor Brasil em todo o país iniciam as vendas da segunda geração do Creta, opção de entrada da marca sul-coreana no segmento nacional de SUVs, que chegará às ruas mais próximo ao final deste ano, com preços a partir de R$ 107 mil.
Produzido em Piracicaba (SP), o modelo compacto é oferecido nas configurações Comfort, Limited e Platinum, com motor 1.0 Turbo GDI, de 120 cv, e a topo de linha Ultimate, com o 2.0 Smartstream, de 167 cv. A atual linha do Creta continuará em catálogo na configuração Action 1.6 Flex mesmo após a chegada da nova geração, mantendo-se como a opção de entrada, com preço sugerido de R$ 96.490.
Totalmente reformulado por fora e por dentro, o Creta Nova Geração 2022 teve suas dimensões ligeiramente aumentadas, inclusive na distância entre os eixos, ampliando o espaço para os ocupantes; contudo, o volume do porta-malas ficou menor. O SUV compacto também apresenta design mais moderno e dinâmico, tanto na aparência externa quanto na ambientação da cabine, que passa a contar com o teto solar panorâmico, oferecendo uma das maiores áreas envidraçadas da categoria.
O utilitário esportivo urbano também teve o conteúdo de tecnologias atualizado e estreia diversos itens de segurança, conforto e conectividade que merecem destaque. É o caso da central multimídia blueNAV, com maior tela disponível entre os concorrentes, segundo a marca), da conectividade veicular Hyundai Bluelink, que permite comandos de voz para diversas funções do veículo, entre outras praticidades; e do pacote de segurança Hyundai SmartSense, com recursos de assistência semi-autônoma.
Com isso, em relação à tecnologia, o SUV básico da Hyundai se coloca ombro a ombro com os principais rivais no mercado nacional, como o VW T-Cross e o Chevrolet Tracker, e até à frente, no caso do Jeep Renegade.
O novo Creta aumentou suas dimensões externas e internas. O modelo cresceu 3 cm de um parachoque a outro, passando para 4,30 m, e 1 cm na largura, que agora mede 1,79 m. A distância entreeixos também espichou em 2 cm e conta com 2,61 m, ampliando o espaço disponível para os ocupantes, especialmente para as pernas. Contudo, o volume do porta-malas caiu de 431 para 422 litros, reduzindo a acomodação para bagagens de cinco ocupantes.
O design do Creta 2022 foi inspirado na atual linguagem visual da marca asiática, chamada de “Esportividade Sensual”, e chama a atenção pela imponência das formas robustas e superfícies multifacetadas com estilo elegante e sofisticado.
A dianteira traz o capô alongado e com vincos bem marcados. O modelo vendido no Brasil terá a grade dianteira em formato hexagonal com desenho exclusivo e uma combinação de cores e formas: a depender da configuração de acabamento do veículo, ela pode vir com a área de ventilação preenchida com barras horizontais ou elementos em “cascata”, além da moldura em prata ou cromada.
O conjunto óptico frontal é outra assinatura inconfundível de estilo do novo Creta, com luzes diurnas (DRL) de LED disponíveis para as quatro opções de acabamento. Na configuração topo de linha, os faróis e lanternas são 100% de LED, compondo um efeito ainda mais marcante.
Nas laterais, um novo elemento de design representado por um vinco que atravessa todo a carroceria, curvilíneo sobre as caixas de rodas e reto nas portas, resulta na sensação de maior robustez e ombros proeminentes.
As rodas de liga leve têm aro de 16 polegadas na opção de entrada (Comfort), de 17” com acabamento diamantado nas configurações intermediárias (Limited e Platinum), e de 18” também diamantadas no topo da gama (Ultimate). Completa o visual de perfil a antena do tipo barbatana para toda a linha.
Na traseira, as lanternas também de LED exibem uma novíssima assinatura luminosa, enquanto o nome do SUV aparece centralizado e espaçado acima da placa. A identificação da motorização 2.0 ou TGDI pode ser vista no canto inferior direito da tampa do porta-malas.
Outra novidade inédita na linha Creta 2022 é teto solar panorâmico que estende-se até o banco traseiro e oferece uma das áreas envidraçadas mais amplas do segmento.
O Creta 2022 está disponível em seis cores diferentes. Duas sólidas, preto onix e branco atlas; três metálicas, prata sand, prata brisk e cinza silk; e uma perolizada, a azul sapphire. Há, ainda, como único item opcional oferecido para o modelo, uma combinação de pinturas chamada de Dual Tone, exclusiva para a configuração de topo de linha Ultimate, e sob consulta, na qual a moldura da última coluna da carroceria (C) e as barras de teto vêm com acabamento em preta.
O motor Kappa 1.0 Turbo GDI que estreia na linha Creta, equipando as configurações Comfort, Limited e Platinum, é o mesmo já utilizado nos compactos HB20 e HB20S. O propulsor de três cilindros e 998 cm³ de deslocamento volumétrico, flexível e com injeção direta de combustível gera a potência de 120 cv a 6.000 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina; o torque máximo de 17,5 kgf.m, também com ambos os combustíveis, é disponível logo aos 1.500 rpm, até 3.500 rpm, possibilitando acelerações e retomadas mais eficientes, e menor consumo de combustível.
Por sua vez, a configuração mais equipada do novo Creta, a Ultimate, vem com o motor aspirado Smartstream 2.0 16V Dohc D-Cvvt Flex, remanescente da atual opção de topo do modelo, a Prestige. Contudo, graças a uma série de inovações, o engenho de quatro cilindros e 1.999 cm³ passa a oferecer 167 cv, com etanol, e 157,3 cv, com gasolina, ambas a 6.200 rpm – 1 cv e 1,3 cv a mais do que o atual, respectivamente -, além da economia de 8% em combustível, segundo a marca.
Nos dois casos, os motores estarão disponíveis com sistema Stop&Go, que desliga e liga a ignição em paradas rápidas, para reduzir ainda mais o consumo, e pode ser desativado pelo motorista. Também, em ambos os trens de força, a transmissão será automática de seis velocidades – com opção de trocas manuais por meio da alavanca no console ou das aletas atrás do volante (paddle shifts).
Fora isso, nas opções Platinum e Ultimate, o motorista poderá escolher por meio do seletor giratório Drive Mode no console central entre os modos de condução Normal, Smart, Eco e Sport –, que ajustam o curso do acelerador, a rotação das trocas de marcha e o nível de assistência na direção para cada situação de trânsito.
Mais luxuoso, o interior traz bancos envolventes, console elevado e painel central ergonomicamente voltado para o motorista, facilitando a visualização e o acesso aos instrumentos. O volante com base reta e a alavanca de câmbio em “T” reforçam a esportividade a bordo.
Também nas configurações Platinum e Ultimate, o Creta vem equipado com quadro de instrumentos totalmente digital com tela colorida de 7” (17,7 cm), ar-condicionado automático digital e freio de estacionamento eletrônico, controlado por meio de um botão no console.
A central multimídia BlueNAV tem tela de 10,25” (26,3 cm) e conta com sistema de navegação integrado e conexão com a internet por meio do smartphone, utilizando as plataformas Apple Car Play e Android Auto.
O equipamento também exibe a imagens das câmeras de ré, laterais e frontal, que formam uma visão total ao redor do carro. Além disso, graças à tecnologia Smart Camera 360°, uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visualização do carro e simula sua vista aérea com grande realismo.
A nova geração do Creta também estreia o conceito global da Hyundai para conectividade veicular, o Bluelink. Além das funcionalidades já conhecidas na família HB20 – como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, recebimento de alertas e os comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas -, o motorista do Creta 2022 poderá ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, possibilitando a visualização segura do que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.
Em relação à navegação, será possível buscar e acessar pontos de interesse através de um mapa no aplicativo do Bluelink e enviá-los ao carro. Ao traçar uma rota, o sistema de navegação indicará o melhor caminho usando informações de tráfego em tempo real.
Outra novidade em termos de conectividade são os controles por voz, tais como ligar e desligar o ar-condicionado e, exclusivamente para o motorista, ativar a ventilação do banco e abrir e fechar o vidro; para que a mágica aconteça, basta pressionar um botão no volante e pronunciar o comando para a função desejada; o recurso também permite enviar mensagens de texto, obter informações sobre o clima e de pontos de interesse para navegação.
O pacote de uso do Bluelink para o Creta 2022 será gratuito nos seis primeiros meses de uso. Após o período, os serviços terão mensalidade de R$ 29,90 para o pacote básico ou de R$ 49,90 para o uso de navegação por GPS.
Contudo, a maior evolução tecnológica da marca sul-coreana trazida ao Brasil pelo novo Creta é pacote de segurança Hyundai SmartSense. O modelo sairá de fábrica com câmera para monitoramento de ponto cego, cuja imagem em vídeo é exibida na tela central do painel de instrumentos, após acionar o sinal de mudança de faixa.
O Hyundai SmartSense também inclui o sistema de frenagem autônomo, que atua, independentemente da ação do motorista, em situações de risco iminente à colisão frontal com outros veículos, pedestres ou ciclistas. Essa função integra, ainda, o novo recurso de detecção de convergência à esquerda, que emite um alerta no caso de haver aproximação de outro veículo na pista adjacente, tão logo seja acionado o sinal de mudança de faixa; no caso de chance real de colisão, os freios são acionados automaticamente, impedindo a manobra.
Outra função incluída é o assistente de permanência em faixa. A tecnologia emite um aviso e auxilia automaticamente na condução para evitar a saída do veículo para a outra pista de forma não intencional. Já o assistente de centralização em faixa mantém o veículo alinhado na pista, baseando-se para isso tanto nas faixas pintadas no chão como no posicionamento do veículo à frente, caso não haja marcação no solo ou esteja deteriorada.
Completam a lista do pacote SmartSense o detector de fadiga do motorista; farol alto adaptativo, que abaixa o facho ao detectar um veículo indo à frente ou se aproximando na pista contrária, para não ofuscar a visão do outro motorista; e o controle de velocidade adaptativo, que tem a função de manter a distância pré-determinada pelo condutor em relação ao veículo que segue logo à frente.
O conteúdo de segurança do Creta 2022 ainda inclui, em todas as opções de acabamento, seis airbags (frontais, laterais e de cortina); freios a disco nas quatro rodas com ABS (anti-bloqueio) com EBD (distribuição equilibrada da pressão de frenagem); controle de velocidade de cruzeiro com limitador (piloto automático); acionamento inteligente one-touch (um toque) das luzes de direção.
Todas as configurações trazem, também de série, os controles de eletrônicos de estabilidade (ESP) e de tração (TCS); assistente de partida em rampa (hill holder); sinalização de frenagem de emergência (ESS), que aciona o pisca-alerta; e monitoramento de pressão dos pneus.
Os preços da nova geração do Creta começam em R$ 107.490, para a configuração Comfort. A seguir vem a opção Limited, por R$ 120.490, e a Platinum, por R$ 135.490, todas com o motor 1.0 Turbo GDI. Já a topo de linha Ultimate, com o propulsor Smartstream 2.0, tem valor sugerido de R$ 146.990, e pode vir com a pintura externa dual tone, que acrescenta R$ 1.500.
O modelo conta com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para o uso particular. Nas aplicações comerciais, o período de garantia continua por cinco anos, mas limitado até 100 mil km.
O plano manutenções periódicas possui preços fixos para ambas as opções de motor. No caso das configurações equipadas com o 1.0 TGDI, a primeira revisão ocorre aos 10 mil km ou 12 meses, no valor de R$ 294,49, e a última aos 60 mil km ou 72 meses, por R$ 1.046,61. Já para a opção de topo do Creta 2022, com motor 2.0, as manutenções preventivas ocorrem nos mesmos prazos, mas com preços de R$ 373,25, para a primeira, e de R$ 780,03, para a última.
Fonte: Hyundai Motor do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | Hyundai Creta Platinum 2022 |
Origem | Brasil |
Preço sugerido | R$ 135.490 |
Garantia | 5 anos |
Tipo | Utilitário esportivo compacto, 4 portas |
Construção | Carroceria com estrutura monobloco de aço estampado |
Nível de segurança contra impactos* (Padrão) | N/D |
Comprimento | 4.300 mm |
Largura | 1.790 mm |
Altura | 1.620 mm |
Vão livre do solo | 190 mm |
Entreeixos | 2.610 mm |
Ângulos (entrada/saída) | 20.4°/28.3° |
Peso total (tanque cheio) | 1.270 kg |
Ocupantes | 5 |
Porta-malas | 422 litros |
Tanque de combustível | 50 litros |
Tipo | Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, flexível, bloco e cabeçotes de alumínio, 12 válvulas, comando duplo no cabeçote (Dohc), duplo comando de válvulas (admissão e escape) continuamente variável (D-Cvvt), turbocompressor, injeção de combustível direta de alta precisão. |
Diâmetro x curso | 71 x 84 mm |
Cilindrada | 998 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Potência | 120 cv / 6.000 rpm (etanol/gasolina) |
Potência específica | 120 cv/litro |
Peso/potência | 106,4 kg/cv |
Torque | 17,5 kgf.m / 1.500 rpm |
Tipo | Automática |
Marchas | 6 |
Tração | Dianteira |
Equipamentos | Controles eletrônocos de estabilidade (ESP) e de tração (TCS); Gerenciamento eletrônico (drive mode) com quatro modos de condução |
Dianteira | Independente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais |
Traseira | Semi-independente, eixo de torção, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais |
Dianteiro | Discos de aço ventilados |
Traseiro | Discos de aço sólidos |
Assistência | Elétrica |
Raio de giro | N/D |
Rodas | Alumínio, 6.5J x 17″ |
Pneus | Goodyear Efficient Grip 215 / 60 |
Combustível | Gasolina | Etanol |
Urbano (km/l) | 11,6 | 8,3 |
Rodoviário (km/l) | 12 | 8,7 |
Conforme dados de fábrica
Classificação | N/D |
Selo Conpet (nível máximo no segmento) | N/D |
Conforme testes do Inmetro
Dióxido de carbono (CO2) | N/D |
Óxido de nitrogênio (NOx) | N/D |
Classificação | N/D |
Conforme testes do Inmetro
Aceleração (0 a 100 km/h) | 11,5 |
Velocidade máxima | 180 km/h |
Conforme dados de fábrica