Hyundai Creta 2022 dá um salto em design e tecnologia

Nova geração do SUV nacional cresceu em tamanho, ganhou visual mais moderno e itens inéditos, como auxílios semi-autônomos e motor 1.0 turbo, como opção ao 2.0

Hyundai Creta 2022 dá um salto em design e tecnologia

As concessionárias da Hyundai Motor Brasil em todo o país iniciam as vendas da segunda geração do Creta, opção de entrada da marca sul-coreana no segmento nacional de SUVs, que chegará às ruas mais próximo ao final deste ano, com preços a partir de R$ 107 mil.

Produzido em Piracicaba (SP), o modelo compacto é oferecido nas configurações Comfort, Limited e Platinum, com motor 1.0 Turbo GDI, de 120 cv, e a topo de linha Ultimate, com o 2.0 Smartstream, de 167 cv. A atual linha do Creta continuará em catálogo na configuração Action 1.6 Flex mesmo após a chegada da nova geração, mantendo-se como a opção de entrada, com preço sugerido de R$ 96.490.

Totalmente reformulado por fora e por dentro, o Creta Nova Geração 2022 teve suas dimensões ligeiramente aumentadas, inclusive na distância entre os eixos, ampliando o espaço para os ocupantes; contudo, o volume do porta-malas ficou menor. O SUV compacto também apresenta design mais moderno e dinâmico, tanto na aparência externa quanto na ambientação da cabine, que passa a contar com o teto solar panorâmico, oferecendo uma das maiores áreas envidraçadas da categoria.

O utilitário esportivo urbano também teve o conteúdo de tecnologias atualizado e estreia diversos itens de segurança, conforto e conectividade que merecem destaque. É o caso da central multimídia blueNAV, com maior tela disponível entre os concorrentes, segundo a marca), da conectividade veicular Hyundai Bluelink, que permite comandos de voz para diversas funções do veículo, entre outras praticidades; e do pacote de segurança Hyundai SmartSense, com recursos de assistência semi-autônoma.

Com isso, em relação à tecnologia, o SUV básico da Hyundai se coloca ombro a ombro com os principais rivais no mercado nacional, como o VW T-Cross e o Chevrolet Tracker, e até à frente, no caso do Jeep Renegade.

Hyundai Creta Ultimate 2022

O novo Creta aumentou suas dimensões externas e internas. O modelo cresceu 3 cm de um parachoque a outro, passando para 4,30 m, e 1 cm na largura, que agora mede 1,79 m. A distância entreeixos também espichou em 2 cm e conta com 2,61 m, ampliando o espaço disponível para os ocupantes, especialmente para as pernas. Contudo, o volume do porta-malas caiu de 431 para 422 litros, reduzindo a acomodação para bagagens de cinco ocupantes.

O design do Creta 2022 foi inspirado na atual linguagem visual da marca asiática, chamada de “Esportividade Sensual”, e chama a atenção pela imponência das formas robustas e superfícies multifacetadas com estilo elegante e sofisticado.

Modelo produzido no Brasil tem design exclusivo da grade frontal

A dianteira traz o capô alongado e com vincos bem marcados. O modelo vendido no Brasil terá a grade dianteira em formato hexagonal com desenho exclusivo e uma combinação de cores e formas: a depender da configuração de acabamento do veículo, ela pode vir com a área de ventilação preenchida com barras horizontais ou elementos em “cascata”, além da moldura em prata ou cromada.

O conjunto óptico frontal é outra assinatura inconfundível de estilo do novo Creta, com luzes diurnas (DRL) de LED disponíveis para as quatro opções de acabamento. Na configuração topo de linha, os faróis e lanternas são 100% de LED, compondo um efeito ainda mais marcante.

Hyundai Creta Ultimate 2022

Nas laterais, um novo elemento de design representado por um vinco que atravessa todo a carroceria, curvilíneo sobre as caixas de rodas e reto nas portas, resulta na sensação de maior robustez e ombros proeminentes.

As rodas de liga leve têm aro de 16 polegadas na opção de entrada (Comfort), de 17” com acabamento diamantado nas configurações intermediárias (Limited e Platinum), e de 18” também diamantadas no topo da gama (Ultimate). Completa o visual de perfil a antena do tipo barbatana para toda a linha.

Hyundai Creta Ultimate 2022

Na traseira, as lanternas também de LED exibem uma novíssima assinatura luminosa, enquanto o nome do SUV aparece centralizado e espaçado acima da placa. A identificação da motorização 2.0 ou TGDI pode ser vista no canto inferior direito da tampa do porta-malas.

Hyundai Creta Ultimate 2022

Outra novidade inédita na linha Creta 2022 é teto solar panorâmico que estende-se até o banco traseiro e oferece uma das áreas envidraçadas mais amplas do segmento.

O Creta 2022 está disponível em seis cores diferentes. Duas sólidas, preto onix e branco atlas; três metálicas, prata sand, prata brisk e cinza silk; e uma perolizada, a azul sapphire. Há, ainda, como único item opcional oferecido para o modelo, uma combinação de pinturas chamada de Dual Tone, exclusiva para a configuração de topo de linha Ultimate, e sob consulta, na qual a moldura da última coluna da carroceria (C) e as barras de teto vêm com acabamento em preta.

Hyundai Creta Platinum 2022

O motor Kappa 1.0 Turbo GDI que estreia na linha Creta, equipando as configurações Comfort, Limited e Platinum, é o mesmo já utilizado nos compactos HB20 e HB20S. O propulsor de três cilindros e 998 cm³ de deslocamento volumétrico, flexível e com injeção direta de combustível gera a potência de 120 cv a 6.000 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina; o torque máximo de 17,5 kgf.m, também com ambos os combustíveis, é disponível logo aos 1.500 rpm, até 3.500 rpm, possibilitando acelerações e retomadas mais eficientes, e menor consumo de combustível.

Por sua vez, a configuração mais equipada do novo Creta, a Ultimate, vem com o motor aspirado Smartstream 2.0 16V Dohc D-Cvvt Flex, remanescente da atual opção de topo do modelo, a Prestige. Contudo, graças a uma série de inovações, o engenho de quatro cilindros e 1.999 cm³ passa a oferecer 167 cv, com etanol, e 157,3 cv, com gasolina, ambas a 6.200 rpm – 1 cv e 1,3 cv a mais do que o atual, respectivamente -, além da economia de 8% em combustível, segundo a marca.

Hyundai Creta Ultimate 2022

Nos dois casos, os motores estarão disponíveis com sistema Stop&Go, que desliga e liga a ignição em paradas rápidas, para reduzir ainda mais o consumo, e pode ser desativado pelo motorista. Também, em ambos os trens de força, a transmissão será automática de seis velocidades – com opção de trocas manuais por meio da alavanca no console ou das aletas atrás do volante (paddle shifts).

Fora isso, nas opções Platinum e Ultimate, o motorista poderá escolher por meio do seletor giratório Drive Mode no console central entre os modos de condução Normal, Smart, Eco e Sport –, que ajustam o curso do acelerador, a rotação das trocas de marcha e o nível de assistência na direção para cada situação de trânsito.

Hyundai Creta Ultimate 2022

Mais luxuoso, o interior traz bancos envolventes, console elevado e painel central ergonomicamente voltado para o motorista, facilitando a visualização e o acesso aos instrumentos. O volante com base reta e a alavanca de câmbio em “T” reforçam a esportividade a bordo.

Também nas configurações Platinum e Ultimate, o Creta vem equipado com quadro de instrumentos totalmente digital com tela colorida de 7” (17,7 cm), ar-condicionado automático digital e freio de estacionamento eletrônico, controlado por meio de um botão no console.

Hyundai Creta Platinum 2022

A central multimídia BlueNAV tem tela de 10,25” (26,3 cm) e conta com sistema de navegação integrado e conexão com a internet por meio do smartphone, utilizando as plataformas Apple Car Play e Android Auto.

O equipamento também exibe a imagens das câmeras de ré, laterais e frontal, que formam uma visão total ao redor do carro. Além disso, graças à tecnologia Smart Camera 360°, uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visualização do carro e simula sua vista aérea com grande realismo.

Hyundai Creta Ultimate 2022

A nova geração do Creta também estreia o conceito global da Hyundai para conectividade veicular, o Bluelink. Além das funcionalidades já conhecidas na família HB20 – como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, recebimento de alertas e os comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas -, o motorista do Creta 2022 poderá ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, possibilitando a visualização segura do que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.

Em relação à navegação, será possível buscar e acessar pontos de interesse através de um mapa no aplicativo do Bluelink e enviá-los ao carro. Ao traçar uma rota, o sistema de navegação indicará o melhor caminho usando informações de tráfego em tempo real.

Hyundai Creta Ultimate 2022

Outra novidade em termos de conectividade são os controles por voz, tais como ligar e desligar o ar-condicionado e, exclusivamente para o motorista, ativar a ventilação do banco e abrir e fechar o vidro; para que a mágica aconteça, basta pressionar um botão no volante e pronunciar o comando para a função desejada; o recurso também permite  enviar mensagens de texto, obter informações sobre o clima e de pontos de interesse para navegação.

O pacote de uso do Bluelink para o Creta 2022 será gratuito nos seis primeiros meses de uso. Após o período, os serviços terão mensalidade de R$ 29,90 para o pacote básico ou de R$ 49,90 para o uso de navegação por GPS.

Pacote Hyundai SmartSense inclui o sistema semi-autônomo de frenagem de emergência

Contudo, a maior evolução tecnológica da marca sul-coreana trazida ao Brasil pelo novo Creta é pacote de segurança Hyundai SmartSense. O modelo sairá de fábrica com câmera para monitoramento de ponto cego, cuja imagem em vídeo é exibida na tela central do painel de instrumentos, após acionar o sinal de mudança de faixa.

O Hyundai SmartSense também inclui o sistema de frenagem autônomo, que atua, independentemente da ação do motorista, em situações de risco iminente à colisão frontal com outros veículos, pedestres ou ciclistas. Essa função integra, ainda, o novo recurso de detecção de convergência à esquerda, que emite um alerta no caso de haver aproximação de outro veículo na pista adjacente, tão logo seja acionado o sinal de mudança de faixa; no caso de chance real de colisão, os freios são acionados automaticamente, impedindo a manobra.

Tecnologia de farol alto adaptativo abaixa o facho de luz ao detectar outros veículos na via

Outra função incluída é o assistente de permanência em faixa. A tecnologia emite um aviso e auxilia automaticamente na condução para evitar a saída do veículo para a outra pista de forma não intencional. Já o assistente de centralização em faixa mantém o veículo alinhado na pista, baseando-se para isso tanto nas faixas pintadas no chão como no posicionamento do veículo à frente, caso não haja marcação no solo ou esteja deteriorada.

Completam a lista do pacote SmartSense o detector de fadiga do motorista; farol alto adaptativo, que abaixa o facho ao detectar um veículo indo à frente ou se aproximando na pista contrária, para não ofuscar a visão do outro motorista; e o controle de velocidade adaptativo, que tem a função de manter a distância pré-determinada pelo condutor em relação ao veículo que segue logo à frente.

Nova geração do Creta inclui sistema decâmera para monitoramento de ponto cego

O conteúdo de segurança do Creta 2022 ainda inclui, em todas as opções de acabamento, seis airbags (frontais, laterais e de cortina); freios a disco nas quatro rodas com ABS (anti-bloqueio) com EBD (distribuição equilibrada da pressão de frenagem); controle de velocidade de cruzeiro com limitador (piloto automático); acionamento inteligente one-touch (um toque) das luzes de direção.

Todas as configurações trazem, também de série, os controles de eletrônicos de estabilidade (ESP) e de tração (TCS); assistente de partida em rampa (hill holder); sinalização de frenagem de emergência (ESS), que aciona o pisca-alerta; e monitoramento de pressão dos pneus.

Os preços da nova geração do Creta começam em R$ 107.490, para a configuração Comfort. A seguir vem a opção Limited, por R$ 120.490, e a Platinum, por R$ 135.490, todas com o motor 1.0 Turbo GDI. Já a topo de linha Ultimate, com o propulsor Smartstream 2.0, tem valor sugerido de R$ 146.990, e pode vir com a pintura externa dual tone, que acrescenta R$ 1.500.

O modelo conta com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para o uso particular. Nas aplicações comerciais, o período de garantia continua por cinco anos, mas limitado até 100 mil km.

Hyundai Creta Ultimate 2022

O plano manutenções periódicas possui preços fixos para ambas as opções de motor. No caso das configurações equipadas com o 1.0 TGDI, a primeira revisão ocorre aos 10 mil km ou 12 meses, no valor de R$ 294,49, e a última aos 60 mil km ou 72 meses, por R$ 1.046,61. Já para a opção de topo do Creta 2022, com motor 2.0, as manutenções preventivas ocorrem nos mesmos prazos, mas com preços de R$ 373,25, para a primeira, e de R$ 780,03, para a última.

Fonte: Hyundai Motor do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloHyundai Creta Platinum 2022
OrigemBrasil
Preço sugeridoR$ 135.490
Garantia5 anos
Tipo Utilitário esportivo compacto, 4 portas
Construção Carroceria com estrutura monobloco de aço estampado
Nível de segurança contra impactos* (Padrão)N/D
Comprimento 4.300 mm
Largura 1.790 mm
Altura 1.620 mm
Vão livre do solo
190 mm
Entreeixos 2.610 mm
Ângulos (entrada/saída)20.4°/28.3°
Peso total (tanque cheio) 1.270 kg
Ocupantes5
Porta-malas 422 litros
Tanque de combustível 50 litros
Tipo Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, flexível, bloco e cabeçotes de alumínio, 12 válvulas, comando duplo no cabeçote (Dohc), duplo comando de válvulas (admissão e escape) continuamente variável (D-Cvvt), turbocompressor, injeção de combustível direta de alta precisão.
Diâmetro x curso 71 x 84 mm
Cilindrada 998 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Potência 120 cv / 6.000 rpm (etanol/gasolina)
Potência específica 120 cv/litro
Peso/potência106,4 kg/cv
Torque 17,5 kgf.m / 1.500 rpm
TipoAutomática
Marchas6
TraçãoDianteira
EquipamentosControles eletrônocos de estabilidade (ESP) e de tração (TCS); Gerenciamento eletrônico (drive mode) com quatro modos de condução
DianteiraIndependente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais
TraseiraSemi-independente, eixo de torção, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais
DianteiroDiscos de aço ventilados
TraseiroDiscos de aço sólidos
Assistência Elétrica
Raio de giro N/D
RodasAlumínio, 6.5J x 17″
PneusGoodyear Efficient Grip 215 / 60
Combustível GasolinaEtanol
Urbano (km/l)11,68,3
Rodoviário (km/l)128,7

Conforme dados de fábrica

ClassificaçãoN/D
Selo Conpet (nível máximo no segmento)N/D

Conforme testes do Inmetro

Dióxido de carbono (CO2) N/D
Óxido de nitrogênio (NOx) N/D
ClassificaçãoN/D

Conforme testes do Inmetro

Aceleração (0 a 100 km/h)11,5
Velocidade máxima 180 km/h

Conforme dados de fábrica