A Fiat levou a série Opening Edition para a renovada picape compacta Strada, repetindo a ação de estreia do modelo médio Toro, em 2016. Baseada na configuração Volcano, a mais completa da gama, a edição especial da Strada terá produção limitada a 250 unidades, com a numeração sequencial em cada uma delas.
De acordo com a fabricante sediada em Betim (MG), a Strada Opening Edition celebra o sucesso de vendas imediato da segunda geração da picape, lançada em junho, e já alcançada à vice-liderança do mercado nacional de automóveis leves, em agosto, com 8.689 unidades emplacadas. No entanto, independentemente da posição no ranking geral, a picape pequena da Fiat é o modelo mais vendido do seu segmento há 20 anos.
Oferecida unicamente na cor Branco Alaska, ela adiciona itens exclusivos de acabamento e de funcionalidade, internos e externos, pelo preço sugerido de R$ 92.290.
Pensada também para os colecionadores, a série especial oferece para o cliente o Welcome Kit (kit bem-vindo), formado por uma caixa exclusiva e numerada, contendo um boné da nova Strada; garrafa esportiva (squeeze); carteira; duas xícaras; chaveiro; e uma carta nominal. Fora isso, o comprador pode optar por receber o veículo em sua casa.
O design da Strada Opening Edition combina a inspiração nos traços robustos da Toro, com capô elevado e formas , segue a nova identidade visual da fabricante ítalo-brasileira, que traz em destaque no centro da grade dianteira a nova logomarca “por extenso” da Fiat, e, no canto inferior, o discreto e elegante Fiat Flag, que compõem.
Entre os privilégios em comum com a opção topo de linha estão os faróis de LED (diodo emissor de luz) com desenho afilado e que integram as luzes de rodagem diurnas (DRL, de Daytime Running Light); faróis de neblina; o acabamento na cor grafite sob o para-choque, que simula uma chapa de proteção frontal (skidplate); as barras de teto na mesma cor; santantonio (proteções anti-capotamento atrás da cabine); e a capota marítima.
A arquitetura da moderna plataforma MPP da nova Strada, compartilhada com o Argo (hatch) e o Cronos (sedã), ampliou o espaço e o conforto a bordo – especialmente para o banco traseiro, que acomoda três adultos -, bem como a facilidade de acesso, com as inéditas quatro portas, além de permitir a adoção de equipamentos mais sofisticados.
Nas laterais, o visual Opening Edition se destaca das demais configurações da família pelas rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado; estribos; capas dos retrovisores em preto brilhante; plaquinhas de identificação, adesivos e soleiras de vinil alusivos à série limitada.
A caracterização é complementada, na traseira, pelo útil e exclusivo divisor de espaço no compartimento de carga, engate para reboque e o adesivo da série aplicado na tampa.
O novo posicionamento da suspensão traseira trazido pela MPP permitiu aumentar o vão entre as torres dos amortecedores na caçamba 1.059 mm (o maior entre as picapes da categoria, de acordo com a montadora), o que facilita a acomodação de grandes volumes.
Na versão com cabine dupla, caso da série Opening Edition, o espaço útil do compartimento de carga é de 844 litros, com capacidade para 650 kg. A tampa traseira teve o peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola, mas sem perder robustez para suportar cargas de até 400 kg.
Internamente, os requintes exclusivos da série especial compreendem os revestimentos do volante e da coifa do câmbio em couro com costuras na cor prata, mesma tonalidade aplicada na moldura dos botões do painel e nas pedaleiras.
A Strada Opening Edition traz, ainda, um badge (placa de identificação) que indica a numeração da unidade – de um a 250 – e tapete de carpete com borda em vinil e costura também prateada.
A extensa lista de itens de série da Strada Opening Edition traz direção com assistência elétrica; volante multifuncional; bancos com revestimento misto de couro e tecido; sensor de pressão dos pneus; retrovisores e vidros elétricos (incluindo os traseiros); quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas e tecnologia TFT (Thin-Film Transistor, ou transistor de película fina) de alta definição; câmera de ré; e sensor de estacionamento, entre outros.
Um dos destaques da nova segunda geração da Strada é a inédita central multimídia UConnect 7”, que oferece tela sensível ao toque de sete polegadas, localizada no centro do painel, e conexão sem fio com até dois smartphones, por meio das plataformas Apple Carplay e Android Auto. A tela com baixo reflexo diurno e brilho ajustável é personalizável, e exibe os controles de todas as funções do veículo. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.
O conteúdo eletrônico desenvolvido pela FCA no Brasil inclui funções como navegação (via Waze e Google Maps); execução de áudio (arquivos de streaming e MP3); comandos por voz (sistemas Siri e Google Voice); leitura e resposta de mensagens sem as mãos (handsfree), para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.
Equipada com o moderno motor 1.3 Firefly, de quatro cilindros, a Strada Opening Edition dispõe 109 cv de potência a 6.250 rpm, e 14,2 kgfm de torque, quando abastecida com etanol, enquanto com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Segundo os testes do Inmetro, o propulsor é um dos mais econômicos da categoria e recebeu a nota mais alta (A) em eficiência.
A transmissão manual de cinco velocidades é incrementada com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e o controle de tração avançado E-Locker (TC+), voltado para percursos off-road leves, que impede as rodas patinarem ao passarem por terrenos escorregadio ou com pouca aderência.
Pela primeira vez, a picape Strada dispõe de três anos de garantia de fábrica, com pacotes opcionais que podem estendê-la por mais dois. Também adquirido em separado para as configurações 1.3, o plano Amplo define o valor de R$ 1.284 para as três primeiras revisões.
Fonte: Fiat do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação