A Mini lança oficialmente no Brasil a nova geração da família Countryman, o maior e mais versátil dos integrantes da marca britânica. Produzido em Born, na Holanda, o Mini Countryman é referência no segmento premium por sua arquitetura única – derivada do Mini Clubman, que mistura características de crossover e perua -, versatilidade, sofisticação, tecnologia e conforto típicos de um utilitário esportivo.
O novo Mini Countryman 2021 já está disponível em toda a rede autorizada da marca, oferecido em quatro configurações: duas com motorização tradicional, a gasolina, que são o Mini Cooper Countryman, opção de entrada da família, que sai por R$ 199.990, e o esportivo Mini John Cooper Works Countryman ALL4, com preço de R$ 299.990; e as outras duas de propulsão híbrida, formada por motores a combustão e elétrico, com baterias recarregáveis na tomada (plug-in), que são o Mini Cooper S E Countryman ALL4 Exclusive, com preço de R$ 234.990, e o Mini Cooper S E Countryman ALL4 TOP, que sai por R$ 264.990. Os detalhes sobre motorização e equipamentos de cada opção estão descritos no final do texto.
A linha 2021 do Mini Countryman mantém dimensões externas, com 4,29 metros de comprimento total e 2,67 m entre eixos, e o visual robusto, mas que mantém o design inconfundível da marca.
Os parachoques (dianteiro e traseiro) foram redesenhados e combinados com a inédita grade dianteira, ao novo conjunto de faróis e às lanternas traseiras em LED, com desenho que remete à Union Jack, a bandeira do Reino Unido.
Outro ponto surpreendente é a excelente utilização do espaço interno, acomodando cinco passageiros com conforto, além da ótima capacidade para bagagens, com porta-malas de 450 litros nas versões a combustão, e um pouco menor, com 405 l, nas híbridas.
O design interno, apoiado em tecnologia e conforto, traz novas opções de revestimento e acabamento. Como em todo modelo da Mini, o painel é protagonizado pelo grande mostrador central de formato circular, onde está a embutida a nova central multimídia com tela de 8,8 polegadas e botões digitais sensíveis ao toque em preto piano de alto brilho.
O motorista também conta um novo quadro de instrumentos, à sua frente, com tela digital de 5″. Toda a nova gama do Countryman sai de fábrica com o pacote Mini Connected.
Entre outras funções, esse sistema de infoentretenimento oferece o assistente de concierge (conveniência), que auxilia o motorista no planejamento da agenda, realizando reservas em restaurantes e hotéis até encontrando pontos de interesse. O aplicativo oferece, ainda, serviços remotos como travamento e destravamento das portas, status e posição do veículo, e acionamento de faróis e alarme para facilitar a localização. Outro recurso é o Apple CarPlay, que permite ao usuário utilizar o iPhone de maneira inteligente e segura.
Destaque também para o sistema de navegação inteligente, com mecanismos de busca online Send2Car e busca online integrada ao veículo, além de ativação automática do app, permitindo a navegação de dentro ou de fora do veículo. Outro diferencial é o Assistente de Mobilidade, que registra os destinos frequentes e realiza uma integração com o calendário pessoal do motorista, de modo a emitir lembretes por meio do iPhone ou Apple Watch.
Segundo a fabricante, os novos Countryman híbridos reúnem o melhor de dois mundos. Por intermédio da bateria de alta tensão, permitem ao condutor uma autonomia de até 57 quilômetros no modo de condução totalmente elétrico, sem emissões.
Além disso, em situações em que é necessária maior potência, o motor elétrico se soma ao motor de combustão interna para reforçar o desempenho. A mais recente tecnologia eDrive disponível para modelos híbridos plug-in do BMW Group também inclui uma bateria de íon-lítio de alta tensão, com capacidade de energia bruta de 9,6 kWh.
Conheça os detalhes da nova família do Mini Countryman:
O novo MINI Cooper Countryman é impulsionado pelo motor TwinPowerTurbo, de três cilindros em linha e 1.499 cm³ de cilindrada, capaz de gerar 136 cavalos de potência e 22,4 kgf.m de torque, entre 1.400 e 4.300 rotações por minuto. A transmissão automática Steptronic possui sete velocidades e dupla embreagem, que torna as trocas mais rápidas. A opção básica vem equipada com rodas Imprint Spoke, de 17”; rack de teto; volante esportivo revestido de couro, com botões multifunções; assentos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, apoio de braço central e revestimento em couro sintético leatherette; sensor traseiro; controle de cruzeiro (piloto automático) com função freio; faróis direcionais totalmente de LED; tela tátil de 8,8”; painel digital; serviço de conectividade com ligação inteligente de emergência e sistema de navegação Mini.
As cores disponíveis são cinza moonwalk, prata claro, preto midnight, vermelho chili, verde british racing IV, preto enigmatic, azul island e verde sage metálico. Para o teto, as opções são preto, branco ou na cor da carroceria. Por dentro, o revestimento em leatherette vem na cor preto carbono.
O modelo Mini John Cooper Works Countryman ALL4, por sua vez, abriga sob o capô uma versão de quatro cilindros e 2,0 litros de deslocamento do TwinPowerTurbo, com 306 cavalos de potência – a maior da família – e torque de 45,8 kgf.m, entre 1.750 e 4.500 rotações. O veículo chega com transmissão automática Steptronic esportiva de oito marchas, combinada ao sistema Launch Control (controle de largada), que permite arrancadas mais rápidas em condições de segurança especiais, como nos Track Days realizados em autódromos.
Entre os itens de série, destaque para as rodas John Cooper Works Circuit Spoke 2-Tons; assentos esportivos com revestimento de couto Dinamica Carbon Black (preto); suspensão adaptativa; volante esportivo John Cooper Works; spoiler traseiro; e espelhos retrovisores externos com função de estacionamento, rebatimento elétrico e de memória; sistema de alto-falantes de alta fidelidade da Harman Kardon; projeção de informações no visor transparente à frente do motorista (Mini Head-Up Display); abertura e fechamento automático de porta-malas; câmera de ré; teto solar panorâmico; modos de condução Mini esportivo e econômico (Sport e Mide Green); além do pacote de iluminação com luzes nas maçanetas, ambiência interna e projeção do logo da Mini no solo ao se abrir a porta do motorista, mais todo o pacote de itens disponíveis na gama.
Nessa configuração, as opções de cores para a carroceria são cinza moonwalk, prata claro, preto midnight, vermelho chili, verde british racing IV, preto enigmatic, verde rebel, azul island e verde sage metálico. O teto pode vir em preto ou vermelho. E por dentro, a forração é feita de couro sintético acamurçado Alcantara, na cor preto carbono.
O modelo híbrido Mini Cooper S E Countryman ALL4 Exclusive vem equipado com o sistema de propulsão formado pelo motor de três cilindros e 1.5 litro de cilindrada TwinPowerTurbo, que opera em conjunto com um propulsor elétrico, gerando a potência combinada de 224 cavalos e o torque associado de 39,3 kgf.m até 4.300 rpm.
A transmissão é automática Steptronic, de seis marchas, combinada à tração nas quatro rodas ALL4, com controle eletrônico que adequa automaticamente a distribuição de potência entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a necessidade, sobre qualquer tipo de pavimento e de aderência dos pneus.
O conteúdo de equipamentos inclui as rodas de 18” Pair Spoke; abertura e fechamento automático de porta-malas; câmera de ré; teto solar panorâmico; dois modos de condução (Sport e Mide Green); e pacote de iluminação nas maçanetas, luzes de ambiência e projeção do logo Mini no solo junto à porta do condutor.
Fora isso, traz rack de teto; volante esportivo revestido em couro com botões multifunções; assentos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, apoio para braços dianteiro e revestimento em leatherette; sensor traseiro; controle de cruzeiro com função freio; faróis direcionais 100% de LED; tela tátil de 8,8”; painel digital; serviço de conectividade com ligação inteligente de emergência; e sistema de navegação Mini.
A pintura externa pode ser escolhida entre cinza moonwalk, prata claro, preto midnight, vermelho chili, verde british racing IV, preto enigmatic, azul island, verde sage metálico e cinza thunder. O teto pode vir na cor preta, branca ou a mesma da carroceria. Por dentro, o couro sintético leatherette é em preto carbono.
Por fim, a opção híbrida de topo da nova geração vem equipada com as mesmas motorização, transmissão e sistema de tração ALL4 da configuração Executive. Os diferenciais estão nos itens de série, que adicionam rodas de 19” Turnstile Spoke; revestimentos em couro; sistema de alto-falantes Harman Kardon; Mini Head-Up Display; volante esportivo revestido em couro Walknappa; retrovisor central eletrocrômico; e acabamento interno Mini Piano Black iluminado, além de todo o pacote de acessórios disponível na versão Exclusive.
As cores disponíveis são cinza moonwalk, prata claro, preto midnight, vermelho chili, verde british racing IV, preto enigmatic, azul island, verde sage metálico e cinza thunder. O teto pode vir em preto, branco ou na cor da carroceria. E o revestimento oferece as opções leatherette preto carbono; couro chester malt brown; couro chester cinza satélite; couro Mini Yours na cor preto carbono.
Fonte: Mini do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação