A fabricante de caminhões Kenworth e a Toyota North America anunciaram durante a CES 2019 (Consumers Eletronic Show), na semana passada, em Las Vegas, nos Estados Unidos, uma parceria para o desenvolvimento de dez unidades com zero emissão do extrapesado T680, movidos com o trem-de-força elétrico alimentado por células de hidrogênio projetado e construído pela montadora japonesa.
Os veículos experimentais serão utilizados para o transporte entre o porto de Los Angeles, na Califórnia, e cidades da região, como São Bernardino e Ontario, eliminando zero emissão na atmosfera, além de vapor d´água.
Os T680 elétricos alimentados pelas chamadas células de combustível combinam o gás hidrogênio com o ar para produzir eletricidade. Essa energia aciona a motorização elétrica que movimenta os caminhões – com potência equivalente a 560 cv, cada -, ao mesmo tempo em que recarregam as baterias de íon-lítio para reforçar o desempenho quando necessário.
Sofisticados sistemas de gerenciamento distribuem a energia elétrica das células de combustível para os motores, baterias e outros componentes, tais como a assistência da direção e os compressores de ar dos freios.
Os T680 a hidrogênio terão capacidade de combustível equivalente a 378 litros de combustível, o que proporciona uma autonomia superior a 480 quilômetros em condições normais de operações, com velocidade de cruzeiro de 104 km/h.
Homologado na Classe 8 do código de trânsito norteamericano, o T860 foi autorizado a tracionar o peso máximo de 80 mil pounds (36.200 kg), equivalente à legislação de PBT (Peso Bruto Total) aplicada no Brasil.
O programa também implantará uma infraestrutura fundamental de hidrogênio, incluindo novos postos de reabastecimento, sujeito à decisão de investimentos das operações da petrolífera Shell nos Estados Unidos, que financiará a operação de caminhões elétricos movidos a células de combustível na região sul da Califórnia.
Veja como é a operação do Kenworth T680 movido a células de hidrogênio:
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.