Airspacex aterrissa seu táxi aéreo no Salão de Detroit

Elétrico e autônomo, veículo de pouso e decolagem verticais poderá ser usado para transportar passageiros ou carga, com autonomia superior a 100 km e a até 400 km/h




Airspacex aterrissa seu táxi aéreo no Salão de Detroit [Divulgação]

A Airspacex (Airspace Experience Technologies) está antecipando sua visão do futuro dos serviços de taxi aéreo na edição deste ano do North American International Auto Show (Naias), o Salão de Detroit, nos Estados Unidos, que acontece de xx a xx deste mês.

A empresa levou para a exposição uma maquete do Mobi-One, o seu conceito de Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Verticais – ou eVtol, na sigla em inglês. O modelo inovador de mobilidade é uma aeronave autônoma, com asas inclináveis e desenho modular, concebida para transportar passageiros ou carga.

Maquete do Airspacex Mobi-One no Salão de Detroit 2019 [Divulgação]
Desenhado e construído pela Airspacex – empresa de tecnologia inovadora (startup) subsidiária da Detroit Aircraft Corporation (DAC), com sede no aeroporto de Detroit -, o Mobi-One mira o mercado urbano de mobilidade “porta-a-porta” como uma alternativa limpa e silenciosa ao transporte terrestre.

Para ser viável, segundo a empresa, o modelo se baseia no design de um automóvel compacto e nas técnicas de produção de massa.

Airspacex Mobi-One [Divulgação]
O Mobi-One mede 9 m de comprimento, 12 m de largura total e 3 m de altura. O veículo empregará seis motores elétricos, que se articulam verticalmente: um propulsor em cada extremidade da envergadura e os outros quatro divididos em ambos os lados da aeronave, mais próximos à cabine, implementando uma hélice em cima e outra embaixo de cada asa. Segundo a fabricante, o Mobi-One é mais silencioso do que um helicóptero.

Airspacex Mobi-One [Divulgação]
O veículo será apto a para voar autonomamente ou assistido por um piloto. Seu desenho modular permitirá transportar até 5 pessoas ou 453 kg de carga, com velocidade de cruzeiro de 241 km/h e autonomia de 104 km, podendo alcançar até os 400 km/h. Está prevista também uma versão turbinada, com autonomia estimada em 416 km.

Junto com a aviônica (conjunto de sistemas de controle de voo) comandada com a assistência de piloto ou autonomamente, Mobi-One também terá conectividade com acesso à internet de alta velocidade, sistema de prevenção de colisões por conexão V2X (via sinal celular), e comunicação automatizada de mensagens de segurança.

Airspacex Mobi-One [Divulgação]
Assim, além de serviços de transporte de passageiros ou de mercadorias, ele também poderá ser empregado para emergências médicas, remoções e resgates; operações de inteligência tática, vigilância e reconhecimento; e voos de pesquisa, entre outras aplicações.

Um módulo na forma de carro compacto, que poderia ser acoplado para ir além do helipontos de solo, também está entre as possibilidades consideradas pela empresa.

Airspacex Mobi-One [Divulgação]
O Mobi-One foi desenvolvido em cooperação com Camilo Pardo, desenhista-chefe do superesportivo Ford GT, entre 2005 e 2006. Embora os pacotes técnicos do projeto ainda estejam em fase inicial de desenvolvimento, a expectativa da Airspacex é de que um protótipo em tamanho real esteja pronto em breve para ser certificado pela administração federal de aviação dos Estados Unidos (FAA).

A meta da empresa é distribuir 2.500 aeronaves entre as 50 maiores cidades daquele país até 2026, mas ainda não há estimativa sobre o início dos primeiros voos de teste.




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