Kenworth e Toyota vão desenvolver caminhão com emissão zero

Parceria prevê o desenvolvimento do modelo T680 movido por tração elétrica alimentada por células de hidrogênio, que elimina apenas vapor d´água no ambiente




Kenworth e Toyota vão desenvolver caminhão com emissão zero [Divulgação]

A fabricante de caminhões Kenworth e a Toyota North America anunciaram durante a CES 2019 (Consumers Eletronic Show), na semana passada, em Las Vegas, nos Estados Unidos, uma parceria para o desenvolvimento de dez unidades com zero emissão do extrapesado T680, movidos com o trem-de-força elétrico alimentado por células de hidrogênio projetado e construído pela montadora japonesa.

Os veículos experimentais serão utilizados para o transporte entre o porto de Los Angeles, na Califórnia, e cidades da região, como São Bernardino e Ontario, eliminando zero emissão na atmosfera, além de vapor d´água.

Kenworth T860 Fuel Cell Electric [Divulgação]
Os T680 elétricos alimentados pelas chamadas células de combustível combinam o gás hidrogênio com o ar para produzir eletricidade. Essa energia aciona a motorização elétrica que movimenta os caminhões – com potência equivalente a 560 cv, cada -, ao mesmo tempo em que recarregam as baterias de íon-lítio para reforçar o desempenho quando necessário.

Sofisticados sistemas de gerenciamento distribuem a energia elétrica das células de combustível para os motores, baterias e outros componentes, tais como a assistência da direção e os compressores de ar dos freios.

Kenworth T860 Fuel Cell Electric [Divulgação]
Os T680 a hidrogênio terão capacidade de combustível equivalente a 378 litros de combustível, o que proporciona uma autonomia superior a 480 quilômetros em condições normais de operações, com velocidade de cruzeiro de 104 km/h.

Homologado na Classe 8 do código de trânsito norteamericano, o T860 foi autorizado a tracionar o peso máximo de 80 mil pounds (36.200 kg), equivalente à legislação de PBT (Peso Bruto Total) aplicada no Brasil.

Kenworth T860 Fuel Cell Electric [Divulgação]
O programa também implantará uma infraestrutura fundamental de hidrogênio, incluindo novos postos de reabastecimento, sujeito à decisão de investimentos das operações da petrolífera Shell nos Estados Unidos, que financiará a operação de caminhões elétricos movidos a células de combustível na região sul da Califórnia.

Veja como é a operação do Kenworth T680 movido a células de hidrogênio:




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