Mais uma vez, como faz há quase duas décadas, o Grupo BMW participou do Concorso d’Eleganza Villa d’Este de 2024, realizado no último final de semana. Desta vez, a Casa de Munique apresentou um roadster excepcionalmente elegante e único, o BMW Concept Skytop.
Aclamado como um dos eventos mais tradicionais e importantes a celebrar a cultura dos carros e motocicletas que marcaram a história, o concurso foi criado em 1929, às margens do Lago de Como, nos arredores de Milão, norte da Itália. Retomado na década de 1990, o encontro acontece anualmente, no mesmo cenário de quebra-cabeça, com acesso restrito a colecionadores seletos e convidados afortunados.
O esportivo conversível de dois lugares revelado pela BMW ostenta formas meticulosamente esculpidas, com sua postura atlética e muscular talhada de maneira fluida.
O resultado é um visual esportivo e cativante, com capô longo traseira bem encorpada, bem ao gosto do mercado estado-unidense. Porém, como exige a ocasião, de elegância insinuante e europeia.
O interior e o exterior do carro conceito apresentam acabamentos monocromáticos com cores quentes, mesclando materiais exclusivos com artesanato tradicional.
“O BMW Concept Skytop tem um design verdadeiramente único e exótico, na tradição do Concorso d’Eleganza Villa d’Este”, afirma Adrian van Hooydonk, chefe do BMW Group Design.
Ainda de acordo com o executivo, este novo estudo de design da marca alia dinâmica de condução e elegância no mais alto nível, comparável a modelos marcantes da Casa de Munique, como o BMW Z8 ou o BMW 503.
PROPORÇÕES ELEGANTES
O exterior limpo do BMW Concept Skytop foi desenhado para inspirar o desejo de viajar, instiga a marca. Suas superfícies tensas e musculosas são definidas por algumas linhas precisas que direcionam o volume do veículo para a traseira.
As maçanetas convencionais deram lugar a aletas (winglets) posicionadas nos ombros das portas, junto aos vidros. As rodas de liga leve com desenho de 12 raios, interligados por tramas de padrão raiado, realçam ainda mais sua aparência única.
Chamam a atenção, também, o capô proeminente e amplo, o icônico design de nariz de tubarão – com grade da BMW em forma de duplo aro, com contornos iluminados – e seção traseira da carroceria com perfil retraído.
As referências ao lendário roadster BMW Z8 foram cuidadosamente escolhidas. A ranhura pronunciada que se estende desde o capô, o ambiente interno, até o acabamento em alumínio posicionado na porta traseira, são particularmente marcantes e conferem maior fluidez à silheta do conceito.
O design singular dos faróis de LED foi desenvolvido sob medida para o BMW Concept Skytop e lhe confere o perfil mais estreito disponível atualmente.
Montados em estruturas de alumínio fresado, eles permitem consolidar todas as funções de iluminação num único espaço de instalação, de forma limpa e purista.
A barra de proteção com acabamento em couro atrás dos dois assentos é combinada com aletas laterais no pilar B e uma janela traseira totalmente retrátil.
As duas partes removíveis do teto, também com acabamentos em couro, podem ser guardadas em um compartimento próprio no porta-malas.
Na parte traseira, o tom castanho-avermelhado do arco de proteção a capotamento, acima dos apoios de cabeça, funde-se com o prateado suave com efeito de sombra cromado da pintura exterior.
A forma plana e definida das luzes traseiras complementa a aparência externa do BMW Concept Skytop.
O gradiente de cores foi criado por um mestre pintor experiente da fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha.
Ele garante uma transição suave de tonalidades do interior para o exterior, seja com o teto fechado ou a céu aberto.
REQUINTE MONOCROMÁTICO
Produzidas na tradicional selaria instalada da mesma planta fabril mencionada acima, as superfícies internas do BMW Concept Skytop, em tom castanho-avermelhado, agregam ao ambiente da cabine a sensação de luxo e espaço.
Os bancos revestidos de couro apresentam detalhes em estilo brogue, caracterizado por perfurações e recortes artísticos.
Insertos de cristal são incorporados de maneira artística no cockpit, elevando a impressão de requinte a bordo.
Eles são vistos no centro dos encostos de cabeça, na alavanca da transmissão automática e no controle giratório das funções da tela digital flutuante, tais como o sistema multimídia e o assistente de navegação, entre outras.
O acabamento interno é finalizado com as soleiras de superfície cromada, gravadas com a assinatura do BMW Concept Skytop.
POTÊNCIA DE TOPO
Porém, as semelhanças entre o novo estudo de design da BMW e o roadster de estilo retrô BMW Z8 vão além da aparência. Vale lembrar que o conversível de dois lugares lançado em 2020 ficou famoso no cinema pelas mãos do agente secreto James Bond, em “O mundo não é o bastante”, com Pierce Brosnan no papel principal.
Assim como o conversível do detetive 007, o BMW Concept Skytop abriga debaixo do esculpido capô dianteiro o motor de oito cilindros mais potente de sua época, dentro do portfólio de trens de força da BMW.
O novo V-8 a gasolina, de 4,4 litros de cilindrada, deriva das unidades de potência dos modelos de alto desempenho da BMW M, a divisão de modelos esportivos e de competição da marca de Munique.
A tecnologia M TwinPower Turbo, que emprega duas turbinas duplas (twin scroll), e o coletor de escape cruzado conferem ao engenho em V a potência de 530 cv, com torque máximo de 76,5 kgf.m, entregando parâmetros de desempenho impressionantemente superiores.
E TEM MAIS…
Além do conceito Skytop, o Grupo BMW preparou outra obra de arte sobre rodas, mas esta em duas, apenas.
Concebidao graças ao trabalho artesanal da BMW Motorrad, divisão de motocicletas da marca alemã, o conceito R20 carrega o estilo big boxer, totalmente despojado de carenagens ou itens desnecessários à velocidade.
A figura central é o premiado motor de dois cilindros opostos (conhecido como boxer), com 2.000 cm³ de deslocamento, refrigerado a ar e óleo.
Dele se estende o sistema de escape aberto em dois tubos, um em cada lateral da moto, com design de megafone, de onde emana o ronco intimidador e típico das big boxer. Mas este é assunto para uma das próximas matérias de UNIVERSO MOTOR.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: BMW Global I Imagens: Divulgação
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.