QUARTA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 1 SERÁ HÍBRIDA E VEGANA

Pela primeira vez, hatch terá motores com auxílio elétrico, enquanto o interior usará bancos em couro 100% sustentável, além do painel com duas telas curvas




A BMW divulgou as primeiras imagens e informações do novo hatch BMW Série 1, que chega ao mercado europeu ainda este ano. O compacto premium entra na sua quarta geração, marcando o início do capítulo mais sustentável de sua bem-sucedida história de 20 anos.

Além do design dinâmico e tecnologia de chassi aprimorada por inteiro, seu portfólio de motorização completamente renovado contará, pela primeira vez, com sistema híbrido de 48 volts, o BMW Mild Hybrid, uma aposta na tecnologia em direção à redução de emissões.

BMW Série 1 2025

Ao mesmo tempo, o Série 1 2025 virá ao mundo por meio de um processo de manufatura concebido para conservar recursos e reciclar materiais otimizam a sustentabilidade ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

O interior recém-projetado de sua cabine, por exemplo, é totalmente livre de couro tradicional, em consonância com o conceito de veganismo, o qual retira da cadeia de consumo humano qualquer tipo de matéria-prima ou produto proveniente de animais, em benefício destes e do meio ambiente.

O caráter progressista do novo BMW de entrada também se reflete numa gama ampliada de sistemas de condução automatizados e em controles digitais inovadores baseados no sistema multimídia BMW 9, instalado no painel BMW Curved Display, formado por duas telas côncavas e contínuas.

 

A nova geração do BMW Série 1 será produzida na fábrica do Grupo BMW em Leipzig, na Alemanha, e seu lançamento está previsto para outubro de 2024.

DESIGN AVANÇADO

BMW Série 1 2025

A quarta geração do Série 1 enfatiza o carácter esportivo do modelo pelas proporções típicas dos novos BMW: dianteira plana e significativamente mais baixa, capô longo, célula de passageiros bem recuada, linha de teto dinâmica e traseira curta.

As dimensões do modelo de cinco portas mudaram apenas ligeiramente em comparação ao seu antecessor. O comprimento exterior aumentou 42 milímetros, totalizando 4.361 mm, enquanto a distância entre eixos é de 2.670 mm. A largura do veículo é de 1.800 mm, enquanto a altura aumentou 25 milímetros, agora elevada para 1.459 milímetros.

INTERIOR VEGANO

BMW Série 1 2025

O ambiente interno recém-projetado do novo BMW Série 1, totalmente sem couro como padrão, oferece um ambiente premium moderno com detalhes esportivos e espaço generoso para até cinco ocupantes.

Os bancos esportivos na configuração de acabamento Econeer têm revestimentos em poliéster reciclado; os bancos superesportivos M estão disponíveis opcionalmente. Superfícies de assento perfuradas também estão disponíveis na versão Veganza com propriedades semelhantes às do couro natural.

BMW Série 1 2025

O BMW Curved Display sublinha o interior moderno e de padrão premium do novo BMW Série 1. O cockpit totalmente digital compreende uma tela côncava de 10,25 polegadas (26 cm) no quadro de instrumentos, bem à frente do motorista, coligada ao monitor de 10,7” (27,2 cm), também curvado, no centro do painel.

Com isso, o número de botões e controles físicos foi significativamente reduzido, graças ao uso consistente da tecnologia digital.

ESTREIA ENTRE HÍBRIDOS

Sistema BMW Mild Hybrid

Contudo, a maior novidade da quarta geração do Série 1 é a adoção da tecnologia Mild Hybrid, tanto no motor a gasolina de três cilindros do novo 120 quanto no quatro cilindros a diesel do novo 120d, adicionando uma fonte elétrica moderada de 48 volts. Ela auxilia a unidade a combustão a funcionar de forma mais suave e dinâmica, juntamente com as reduções do consumo de combustível e, por consequência, das emissões de poluentes.

O sistema Mild Hybrid se baseia em um motor/gerador elétrico acoplado à transmissão, capaz de fornecer o aumento de potência de até 12 cv e 20,4 kgf.m de torque. Ele também permite ao veículo rodar somente no modo elétrico em velocidades muito baixas, comuns no trânsito urbano. Fora isso, ainda propicia o funcionamento mais suave da função stop/start, que desliga e liga o motor a combustão automaticamente em paradas rápidas no trânsito.

BMW Série 1 2025

A energia necessária para o aumento da potência elétrica é armazenada em uma bateria de 48V localizada no compartimento do motor. Ela é carregada de forma regenerativa durante as acelerações e frenagens, por meio de recuperação adaptativa e ainda alimenta o sistema elétrico do veículo, responsável pelo sistema de iluminação, entre outros.

Todos os novos Série 1 sairão de fábrica com a transmissão Steptronic de sete velocidades e dupla embreagem. Segundo a fabricante, o novo BMW 120 contará com potência máxima de 170 cv, capaz de fazê-lo acelerar de zero a 100 km/h em 7,8 segundos. Já o novo BMW 120d terá potência de 163 cv, com aceleração em 7s9.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: BMW Global I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1043 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário