BMW S1000 RR 2023 ganha “asas da velocidade”

Com motor de 999 cm³ roncando ainda mais forte, bólido “made in Manaus” adiciona difusores aerodinâmicos dianteiros, para (tentar) mantê-lo grudado ao asfalto

BMW S1000 RR 2023 ganha asas da velocidade

Uma das motos mais potentes e tecnológicas produzidas no Brasil, a BMW S1000 RR apresenta novidades na linha 2023. A motocicleta chegará ao mercado com visual reestilizado e ainda mais potência.

A produção do novo modelo já começou na planta de Manaus – única unidade do Grupo BMW completamente focada na produção de motocicletas fora da Alemanha -, e chega às concessionárias da marca a partir de maio.

BMW S1000 RR 2023 ganha asas da velocidade

Disponível em três níveis de equipamentos e de caracterização – Premium, Premium M e Premium M Carbon -, todos com o mesmo conjunto de motorização e ciclística, a nova S 1000 RR chega repleta de itens de série.

A BMW ainda não divulgou os preços das três configurações da linha 2023 da sua superbike nacional, o que deve acontecer em data próxima ou junto do lançamento.

BMW S 1000RR 2023

Visualmente, o modelo está mais esportivo do que nunca. Além de proporções refinadas, a S1000 RR ostenta como destaques visuais as luzes de LED (diodo emissor de luz) presentes nos faróis, que ganharam linhas mais afiladas e agressivas. Mas a grande novidade são difusores de ar frontais, que ajudam na aerodinâmica em altas velocidades e proporcionam mais estabilidade em trechos sinuosos e em circuitos. O item, muito utilizado em modelos de motovelocidade, deixa o visual da S1000 RR ainda mais exclusivo e atraente.

Outra novidade é parabrisa alto, proporcionando maior conforto para o piloto, especialmente em velocidades médias para altas. Além disso, a “bolha” elevada melhora o desempenho, por conta da redução do atrito com o ar, e, consequentemente, também ajuda na economia de combustível. Já na traseira, as luzes de mudança de direção (pisca) e de freio estão integradas em uma única unidade de LED. As três opções de cores (Preta, Vermelha e Motorsport) realçam ainda mais as linhas agressivas do modelo.

BMW S 1000RR 2023

Na configuração de topo do modelo, a Premium M Carbon, os destaques são os componentes feitos com esse material nobre desenvolvido pela Nasa (a agência espacial estado-unidense), que mescla resistência com leveza.

Em detalhes, os paralamas, capa da corrente, capa do pinhão, carenagens, coberturas laterais e até mesmo as rodas são feitas de fibra de carbono.

BMW S 1000RR 2023

O M Chassi, que compõe a estrutura das três configurações, permite a possibilidade de ajustes mais precisos na balança e amortecedor traseiros, segundo a fabricante alemã, além de permitir regulagens ainda mais refinadas na busca pelo desempenho extremo nas pistas.

Outra novidade é a corrente M Endurance de série, juntamente com a bateria de lítio que também leva a marca M, a divisão de competições e alto desempenho do Grupo BMW. Com revestimento de carbono tipo diamante, essa corrente reduz perdas por atrito e o desgaste – o que, além de ajudar na performance contribui para a maior durabilidade de todos os componentes da transmissão.

BMW S 1000RR

Enquanto a aerodinâmica ajuda a segurar a BMW S1000 RR rente ao chão, seu motor de 999 cm³ de cilindrada está ainda mais potente em relação ao modelo anterior, que entregava já impressionantes 207 cv (a 13.500 rpm). A partir de agora, de acordo com os dados de fábrica, o quatro cilindros em linha passa a despejar 210 cv, numa rotação levemente mais elevada, a 13.750 giros; já o torque máximo mantém exatamente os 11,5 kgf.m a 11.000 rpm.

A transmissão de seis velocidades fornece potência e torque de maneira uniforme e linear, tornando a superbike fácil de manobrar e acelerar, adequada tanto para o uso diário quanto para o desempenho nas pistas, recomenda a BMW.

BMW S 1000RR

Esportiva, mas sem perder a versatilidade, a S1000 RR tem quatro modos de pilotagem configuráveis: “Rain” (chuva), “Road” (estrada), “Dynamic” e “Race” (corrida). Há também o modo “Pro”, opção que oferece outras três configurações adicionais e personalizadas de entrega de torque e potência, para os pilotos que aceleram forte a superesportiva nas pistas.

Também integram o modelo o “Launch Control” (Controle de Largada) para arrancadas perfeitas, o “Limitador de Pit-Lane” – configurável para aderência ideal às velocidades na pista de passagem pelos boxes – e o “Shift Assistant Pro”, para mudanças ultrarrápidas de marcha, sem a necessidade de acionamento da embreagem.

BMW S 1000RR

O painel de instrumentos traz uma ampla gama de informações por meio de uma tela de 6,5 polegadas (16,5 cm) com tecnologia TFT (Thin Film Transistor, ou transistor de película fina).

Dessa forma, o display permite fácil visualização, mesmo com pouca ou muita luz ambiente, oferecendo ao piloto configurações personalizadas para condições de uso diferentes.

“MADE IN MANAUS”

BMW Motorrad Manaus

A fábrica do BMW Group em Manaus (AM) completou seis anos em 2022. Atualmente, além da S 1000 RR, a unidade manufatura outros seis modelos, todos do segmento off-road e da icônica linha GS: as bigtrails R 1250 GS Adventure, R 1250 GS; as médias F 750 GS, F 850 GS Adventure, F 850 GS e F 900 R; e as opções de entrada da linha, G 310 GS e G 310 R.

Há poucas semanas, a planta inaugurou um novo prédio com 15 mil m² de área útil, abrindo espaço para concentrar as operações de distribuição de motos para todo o Brasil. Ainda segundo a marca, a ampliação da fábrica também contribuirá para o crescimento de mais de 25% na capacidade produtiva e de 20% na mão de obra direta até 2025, aumentando de 15 mil para 19 mil unidades produzidas por ano. Até lá, a BMW Motorrad planeja lançar sete novos modelos no mercado nacional.

Fonte: BMW Motorrad Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

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