BMW Motorrad: bigtrails trazem espírito do desafio GS Trophy ao Brasil




BMW Motorrad: bigtrails trazem espírito do desafio GS Trophy ao Brasil

Organizado pela BMW Motorrad a cada dois anos, em algum lugar distante e pouco amigável do planeta, o International GS Trophy é um desafio sobre duas rodas que, ao longo de sete dias, reúne aventureiros vindos de todas as partes do mundo para testá-los até o limite em termos de coragem, habilidade e companheirismo.

Este espírito de quem ousa explorar cenários totalmente desconhecidos inspira as novas cores de três bigtrails da marca alemã no Brasil, criadas para enfrentar todo tipo de terreno. As BMW F 850 GS, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure – todas produzidas em Manaus – ganham a opção de cor gravity blue e já estão disponíveis na rede de concessionárias BMW Motorrad Brasil, com preços a partir de R$ 84.500, R$ 112.500 e R$ 129.500, respectivamente, e condições especiais de lançamento.

BMW R 1250 GS

Os modelos de topo BMW R 1250 GS e R 1250 GS Adventure têm como destaque o motor de dois cilindros contrapostos (boxer) de 1.254 cm³ de cilindrada e oito válvulas, com refrigeração líquida, que gera 136 cavalos de potência a 7.750 rpm e 14,5 kgf.m de torque a 6.250 giros.

O bicilíndrico horizontal é acoplado a um câmbio de seis velocidades com embreagem hidráulica multidisco, lubrificada a óleo, e transmissão final por eixo cardã. Esse conjunto apresenta um aumento de torque, elevando o desempenho do motor, combinado à maior suavidade de funcionamento.

A BMW ressalta que, em 2022, esses dois modelos foram os mais vendidos do país no segmento (bigtrails), com 5.334 unidades emplacadas, ocupando a liderança do segmento muito à frente da concorrência, com 32,9% de participação.

BMW F 850 GS

BMW F 850 GS

Outra a aderir ao visual do International GS Trophy é a intermediária BMW F 850 GS, que traz o motor de dois cilindros paralelos de 853 cm³, com 80 cv a 6.250 rpm e torque máximo de 9,1 kgf.m, refrigerado a líquido. O engenho é dotado da tecnologia MSR (Controle Dinâmico do Freio Motor) a qual evita, eletronicamente, que a roda traseira destracione – ou seja, perca a aderência com o solo – devido à liberação repentina do acelerador ou à redução brusca de marcha – mesma função da embreagem deslizante.

BMW Multi-Controller

Embalada pelo pacote Premium, a F 850 GS traz entre os principais equipamentos o suporte de malas laterais e os modos de pilotagem Pro, o qual, por meio de um botão, oferecem máxima dinâmica de pilotagem e segurança em piso seco, molhado ou off-road, assegura a marca.

Já o adicional Premium+ inclui o ajuste eletrônico de suspensão (D-ESA), que regula automaticamente o amortecedor traseiro, de acordo com as condições de pilotagem; e a preparação para sistema de geolocalização por GPS (Global Positioning System), que permite exibir as principais informações do BMW Navigator diretamente no parabrisa, dentro do  campo de visão do condutor, e controlar o sistema de navegação e funções de conectividade de maneira fácil, por meio dos comandos Multi-Controler, junto ao punho esquerdo do guidão.

BMW F 750 GS

BMW F 750 GS

Na mesma pegada, o modelo de entrada das bigtrails da fabricante bávara, a BMW F 750 GS, também acelera com a nova configuração Style Sport, na cor lightwhite, destacada pelos detalhes em azul e vermelho.

Seguindo a tradição dos modelos de alta cilindrada, a moto conta com o sistema DTC (Controle de Tração Dinâmico, em português), que permite aos amantes de duas rodas acelerar em segurança, mesmo em piso molhado, superfícies escorregadias e até em curvas, além de modular as derrapagens controladas, garantindo a melhor tração em qualquer superfície.

BMW F 750 GS

O motor é o mesmo bicilíndrico paralelo de 853 cm³ do modelo acima, porém com potência máxima reduzida para 77 cv a 7.500 rpm, e pico de torque de 8,4 kgf.m a 6.000 rpm. O câmbio de seis velocidades é equipado com embreagem multidisco em banho de óleo (deslizante), com acionamento mecânico. A transmissão final é feita por corrente, com amortecimento no cubo da roda. 

Fora isso, o sistema de freios com ABS Pro, também incluído na nova “sete galo”, proporciona melhor controle da moto mesmo durante a frenagem em posição inclinada, permitindo uma trajetória mais precisa e aumentando o nível de segurança, caso o piloto necessite reagir a um obstáculo inesperado durante a curva, por exemplo.

 INTERNATIONAL GS TROPHY

O International GS Trophy celebra o espírito dos lendários modelos BMW GS. Segundo a marca sediada em Munique, na Alemanha, o evento oferece tudo aquilo para qual o modelo GS foi criado: diversão, aventura e desafios.

A oitava edição do desafio, chamada de Southeast Europe Event 2022, aconteceu entre os dias 4 e 10 de setembro, na Albânia, localizada no leste europeu – um dos últimos paraísos off-road praticamente intocados do Velho Continente.

BMW International GS Trophy 2022

Esta última competição teve o total de 60 participantes, vindos de todas as partes do mundo, divididos em 22 equipes. Ao longo do percurso – que serpenteou entre montanhas escarpadas, imensos vales, rios selvagens, densas florestas e uma costa de sonho -, os competidores foram acompanhados pelos GS Trophy Marshals, os comissários do evento, além de profissionais da imprensa, médicos, patrocinadores e equipes de fotografia e de filmagem.

O Brasil contou com cinco representantes: as pilotas Tais Gotardo e Daiane Gaia, e os riders Geovane Lorentino, Thiago Cruz e Franco Bruzzone.

BMW International GS Trophy 2022

Na visão da BMW Motorrad, o International GS Trophy não é uma corrida, mas uma competição de equipes na qual uma seleção internacional de pilotos(as) off-road competem juntos em várias etapas especiais cronometradas. O evento não se limita a provas de pilotagem, mas considera também o conhecimento e o trabalho em equipe para definir os vencedores.

As edições anteriores do desafio promovido pela marca alemã aconteceram em 2020 na Oceania (Nova Zelândia); em 2018 na Ásia Central (Mongólia); em 2016 no Sudeste Asiático (Tailândia), em 2014 na América do Norte (Canadá), em 2012 na América do Sul (Chile, Argentina), em 2010 na África (África do Sul, Suazilândia, Moçambique) e, por fim, em 2008, na África mediterrânea (Tunísia).

BMW International GS Trophy 2024

O próximo evento do International GS Trophy, programado para 2024, enfrentará a aridez extrema da Namíbia, também na África.

Fonte: BMW Motorrad do Brasil e global I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1033 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo