Símbolo de luxo e tecnologia, o Série 7 é a joia da coroa entre os sedãs da BMW e chega à sua sétima geração em 2022. Totalmente renovado, o modelo acaba de ser oficialmente revelado ao mundo, trazendo a nova identidade da fabricante alemã e equipamentos não disponíveis até agora em seu segmento.
Entre as mudanças, destacam-se as motorizações revigoradas – como as opções híbridas leves com o novo sistema de 48 Volts, também presentes no recém-lançado SUV X7, ou a inédita propulsão 100% elétrica -, as tecnologias autônomas do BMW iX e até uma enorme tela para entretenimento dos ocupantes do banco traseiro, algo jamais visto em carros de produção em série.
Logo de cara, o sedã chama atenção por incorporar a nova identidade visual da BMW, também lançada pelo novo SUV X7, com o painel dianteiro radicalmente vertical, grade de duplo aro ampliada e unida ao centro, e o conjunto óptico dividido em duas seções.
Na parte superior, as luzes de LED (diodo emissor de luz) reforçam a aparência distinta do sedã, fazendo o papel do DRL (Day Running Light), ou luz de rodagem diurna. Extrapolando no requinte, o modelo passa a oferecer esse equipamento adornado com cristais Swarovski, o que enfatiza sua luxuosa exclusividade.
Imediatamente abaixo, também em LED, estão os faróis principais que incorporam a tecnologia Matrix, composta por segmentos paralelos de LEDs que ligam e desligam de forma automática e individual, variando, assim, a intensidade da luz conforme a distância ao veículo à frente ou daquele que vem no sentido contrário, entre outras funcionalidades.
A grade tem acabamento cromado em todas as configurações e na versão 100% elétrica ganha a borda iluminada. Completando o visual dianteiro, o parachoque apresenta vincos esportivos.
Nas laterais, a imponência elegante do novo Série 7 é destacada pela linha de ombro atravessa todo o comprimento, desde as luzes do DRL até as lanternas traseiras, dividindo o perfil do carro em dois níveis. A segunda linha de personalidade, na altura das soleiras, se eleva suavemente em direção à traseira, e as superfícies poderosamente musculosas abaixo das maçanetas embutidas agregam ainda mais dinamismo, reforçado pelas novas rodas de 20″.
As guarnições invisíveis aumentam a sensação de amplitude das janelas. A área envidraçada das laterais é emoldurada por um arco cromado que se mantém como parte da carroceria quando as longas portas de trás são abertas, as quais facilitam a entrada e saída dos passageiros. As largas colunas posteriores – cujo desenho é patenteado pela BMW como Hofmesiter – e o discreto grafismo aplicado nos vidros junto delas protegem os ocupantes do banco traseiro de olhares indiscretos.
Assim como o painel dianteiro do novo BMW Série 7, o design da traseira também é marcado por linhas horizontais que acentuam a largura do carro. A placa de licença embutida na parte mais baixa do parachoque cria um efeito brilhante de luz e sombra.
As lanternas de LED foram remodeladas, deixando o visual do sedã bastante atraente. Divididas em duas seções, elas têm uma parte fixada na tampa do porta-malas e a outra que avança para as laterais do carro, onde repetem o padrão gráfico dos vidros das janelas.
O desenho em “L”, familiar a muitos outros modelos da BMW, é definido por um filete cromado, com as barras luminosas posicionadas logo abaixo. A distribuição homogênea das luzes cria a impressão de que a iluminação é emitida diretamente das lentes.
As luzes de freio e as indicadoras de direção são geradas por duas listras luminosas logo abaixo das lanternas principais.
Todo esse design é distribuído nas novas dimensões do Série 7. O Sedã grande cresceu proporcionalmente, com o comprimento espichado em 130 mm, totalizando 5.391 mm de parachoque a outro, e 48 mm na largura, que agora é de 1.950; a altura aumentou em 51 mm, subindo para 1.544 mm.
A distância entreeixos foi alongada em 5 mm, passando para 3.215 mm, o que beneficia, ainda que minimamente, o já privilegiado espaço para os ocupantes do banco traseiro. O compartimento do motor também foi estendido, contribuindo para compor o visual imponente, harmonioso e de sublime elegância do novo Série 7.
Da mesma forma, o espaço para bagagens teve o volume ampliado, oferecendo 540 litros nas versões com motor a combustão (25 l a mais do que a geração anterior). Nas opções híbridas, a capacidade subiu para 525 litros (105 l a mais), enquanto, que, na estreante configuração 100% elétrica, o volume cai para 500 l, já que o motor traseiro “rouba” parte do espaço.
Em todas as opções, a tampa traseira é aberta por meio de um botão no módulo da chave ou apenas com o movimento do pé por baixo do parachoque. Opcionalmente, o modelo pode vir equipado com engate embutível, podendo tracionar até 2.100 kg, conforme a motorização.
No interior da cabine, o novo Série 7 tem revestimento de couro Merino. Em um primeiro momento, chama a atenção o BMW Live Cockpit Professional, por causa de sua enorme tela curvada que, na verdade, é composta por dois monitores de 12,3” (31,2 cm) e 14,9” (37,8 cm).
O menor, programável na aparência do conteúdo, ocupa o lugar do quadro de instrumentos, bem à frente do motorista, sendo responsável por exibir informações como velocímetro e conta-giros, entre muitas outras, e itens de controle do veículo; já a maior, mais ao centro do painel, reúne as funções do sistema de entretenimento e tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto para espelhamento do smartphone dos ocupantes dianteiros.
O acabamento em alumínio do sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins, assim como os cristais nas teclas de ajuste dos bancos, no seletor do câmbio e nos controles da central multimídia, elevam a sensação de requinte a bordo.
Mas a verdadeira revolução está mesmo no banco traseiro. Com dois assentos dignos da primeira classe das melhores companhias aéreas do mundo, equipados com climatização e nove programas de massagem, o Série 7 inova, também, com o BMW Theater Screen, composto por uma enorme tela de 31” (78,7 cm).
Quando acionado, ele se abre do teto da cabine para ficar posicionado logo atrás dos encostos de cabeça dianteiros, transformando a segunda fileira de assentos do sedã em um luxuoso cinema móvel. Com resolução 8K, conectividade ultrarrápida 5G (ainda não disponível no Brasil) e compatibilidade com Amazon Fire TV, o sistema é controlado por meio de toques em telas individuais de 5,5” (13,9 cm), localizadas dos puxadores das portas.
Com ele, os passageiros podem aproveitar o tempo no trânsito para assistirem a séries por assinatura ou vídeos no Youtube, bem como jogar games online, graças à conexão 5G.
Além das mesmas opções de motorização híbrida-leve que equipam o BMW X7, com o inédito sistema 48v, em versões de motores seis cilindros em linha, a gasolina e a diesel, e o V-8 TwinPower Turbo, a gasolina, de 551 cv, o Série 7 pode ser, pela primeira vez, 100% elétrico.
A configuração de estreia é a i7 xDrive60, equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo, que geram uma potência de 551 cv e até 625 quilômetros de autonomia no ciclo Wltp. Com bateria de 101,7 kWh e capacidade de carregamento rápido, o i7 pode rodar por mais 170 quilômetros com apenas dez minutos de recarga. Posteriormente, o modelo terá também uma versão chamada i7 M70 xDrive, ainda em desenvolvimento, com potência elevada para 669 cv.
Historicamente responsável por estrear tecnologias em veículos BMW, o novo Série 7 mantém a tradição e chega repleto de equipamentos inéditos. Todos os assistentes de condução foram desenvolvidos e aprimorados para serem lançados no sedã. Com isso, ele oferece mais controle sobre a direção de forma autônoma, mas sem dispensar a atenção do motorista.
O modelo vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant, que é capaz de manter o carro no centro da faixa de rolamento com extrema precisão, sem interferências do motorista, mesmo no para e anda dos congestionamentos.
Com o Parking Assistant Plus, o Série 7 estaciona totalmente sozinho. Não há mais, sequer, a necessidade de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia, cujas imagens são captadas por câmeras distribuídas ao redor da carroceria. Um assistente remoto de manobras, para estacionar o carro à distância, deverá chegar ao modelo em meados 2023 e tornar esse procedimento ainda mais futurista.
Há, ainda, alertas visuais e sonoros para condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
Também por meio da conexão 5G, o novo Série 7 oferece um conjunto de funcionalidades, como obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (teleservices), serviços de concierge (como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes) e chamada de emergência inteligente.
Equipado com o Intelligent Personal Assistant (IPA), o novo Série 7 ganhou habilidades para interagir de forma ainda mais natural com seus ocupantes, já que o sistema permite comandos por voz para ativar diversas funções do veículo. Entre elas, o controle de temperatura, as luzes internas, a central multimídia, modos de experiência e abertura de janelas. A comodidade extrema a bordo chega ao ponto de transformar o ambiente do interior de acordo com as preferências ou até o humor de quem vai ao volante, tudo por voz.
O modelo também tem compatibilidade com o My BMW App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar as portas, acender os faróis, acionar a ventilação interna e, ainda, visualizar o 3D View (visão ao redor do veículo).
Além disso, o aplicativo também permite verificar se há alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível de combustível, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, receber avisos de check control (como nível do fluido de freio ou do óleo do motor), e ainda, receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade).
O início das vendas globais do novo BMW Série 7 está previsto para novembro deste ano. Mas, infelizmente, assim como o SUV X7, o sedã grande não é comercializado oficialmente no Brasil.
Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação