BMW Série 7 2022 traz novo visual, versão 100% elétrica e cinema a bordo

Totalmente reestilizado, sedã de sétima geração estreia opção a bateria que roda até 625 km, além de revolucionar entretenimento dos ocupantes com tela traseira de 31”

BMW Série 7 2022 traz novo visual, versão 100% elétrica e cinema a bordo

Símbolo de luxo e tecnologia, o Série 7 é a joia da coroa entre os sedãs da BMW e chega à sua sétima geração em 2022. Totalmente renovado, o modelo acaba de ser oficialmente revelado ao mundo, trazendo a nova identidade da fabricante alemã e equipamentos não disponíveis até agora em seu segmento.

Entre as mudanças, destacam-se as motorizações revigoradas – como as opções híbridas leves com o novo sistema de 48 Volts, também presentes no recém-lançado SUV X7, ou a inédita propulsão 100% elétrica -, as tecnologias autônomas do BMW iX e até uma enorme tela para entretenimento dos ocupantes do banco traseiro, algo jamais visto em carros de produção em série.

Nova identidade visual da marca traz grade ampliada e faróis divididos em duas seções verticais

Logo de cara, o sedã chama atenção por incorporar a nova identidade visual da BMW, também lançada pelo novo SUV X7, com o painel dianteiro radicalmente vertical, grade de duplo aro ampliada e unida ao centro, e o conjunto óptico dividido em duas seções.

Na parte superior, as luzes de LED (diodo emissor de luz) reforçam a aparência distinta do sedã, fazendo o papel do DRL (Day Running Light), ou luz de rodagem diurna. Extrapolando no requinte, o modelo passa a oferecer esse equipamento adornado com cristais Swarovski, o que enfatiza sua luxuosa exclusividade.

Estreante, versão 100% elétrica se distingue pelo contorno iluminado da grade

Imediatamente abaixo, também em LED, estão os faróis principais que incorporam a tecnologia Matrix, composta por segmentos paralelos de LEDs que ligam e desligam de forma automática e individual, variando, assim, a intensidade da luz conforme a distância ao veículo à frente ou daquele que vem no sentido contrário, entre outras funcionalidades.

A grade tem acabamento cromado em todas as configurações e na versão 100% elétrica ganha a borda iluminada. Completando o visual dianteiro, o parachoque apresenta vincos esportivos.

Novas rodas de 20 polegadas complementam o dinamismo do design da carroceria

Nas laterais, a imponência elegante do novo Série 7 é destacada pela linha de ombro atravessa todo o comprimento, desde as luzes do DRL até as lanternas traseiras, dividindo o perfil do carro em dois níveis. A segunda linha de personalidade, na altura das soleiras, se eleva suavemente em direção à traseira, e as superfícies poderosamente musculosas abaixo das maçanetas embutidas agregam ainda mais dinamismo, reforçado pelas novas rodas de 20″.

As guarnições invisíveis aumentam a sensação de amplitude das janelas. A área envidraçada das laterais é emoldurada por um arco cromado que se mantém como parte da carroceria quando as longas portas de trás são abertas, as quais facilitam a entrada e saída dos passageiros. As largas colunas posteriores – cujo desenho é patenteado pela BMW como Hofmesiter – e o discreto grafismo aplicado nos vidros junto delas protegem os ocupantes do banco traseiro de olhares indiscretos.

Linhas horizontais na dianteira e na traseira enfatizam a largura do carro

Assim como o painel dianteiro do novo BMW Série 7, o design da traseira também é marcado por linhas horizontais que acentuam a largura do carro. A placa de licença embutida na parte mais baixa do parachoque cria um efeito brilhante de luz e sombra.

As lanternas de LED foram remodeladas, deixando o visual do sedã bastante atraente. Divididas em duas seções, elas têm uma parte fixada na tampa do porta-malas e a outra que avança para as laterais do carro, onde repetem o padrão gráfico dos vidros das janelas.

Novas lanternas tridimensionais têm luzes 100% de LED e grafismos nas lentes

O desenho em “L”, familiar a muitos outros modelos da BMW, é definido por um filete cromado, com as barras luminosas posicionadas logo abaixo. A distribuição homogênea das luzes cria a impressão de que a iluminação é emitida diretamente das lentes.

As luzes de freio e as indicadoras de direção são geradas por duas listras luminosas logo abaixo das lanternas principais.

Sedã grande cresceu em todas as direções, chegando a 5,39 m no comprimento

Todo esse design é distribuído nas novas dimensões do Série 7. O Sedã grande cresceu proporcionalmente, com o comprimento espichado em 130 mm, totalizando 5.391 mm de parachoque a outro, e 48 mm na largura, que agora é de 1.950; a altura aumentou em 51 mm, subindo para 1.544 mm.

A distância entreeixos foi alongada em 5 mm, passando para 3.215 mm, o que beneficia, ainda que minimamente, o já privilegiado espaço para os ocupantes do banco traseiro. O compartimento do motor também foi estendido, contribuindo para compor o visual imponente, harmonioso e de sublime elegância do novo Série 7.

Capacidade do porta-malas varia de 500 a 540 litros, a depender da motorização

Da mesma forma, o espaço para bagagens teve o volume ampliado, oferecendo 540 litros nas versões com motor a combustão (25 l a mais do que a geração anterior). Nas opções híbridas, a capacidade subiu para 525 litros (105 l a mais), enquanto, que, na estreante configuração 100% elétrica, o volume cai para 500 l, já que o motor traseiro “rouba” parte do espaço.

Em todas as opções, a tampa traseira é aberta por meio de um botão no módulo da chave ou apenas com o movimento do pé por baixo do parachoque. Opcionalmente, o modelo pode vir equipado com engate embutível, podendo tracionar até 2.100 kg, conforme a motorização.

Tela curva do painel une dois monitores, um do quadro de instrumentos e outro para multimídia

No interior da cabine, o novo Série 7 tem revestimento de couro Merino. Em um primeiro momento, chama a atenção o BMW Live Cockpit Professional, por causa de sua enorme tela curvada que, na verdade, é composta por dois monitores de 12,3” (31,2 cm) e 14,9” (37,8 cm).

O menor, programável na aparência do conteúdo, ocupa o lugar do quadro de instrumentos, bem à frente do motorista, sendo responsável por exibir informações como velocímetro e conta-giros, entre muitas outras, e itens de controle do veículo; já a maior, mais ao centro do painel, reúne as funções do sistema de entretenimento e tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto para espelhamento do smartphone dos ocupantes dianteiros.

Poltronas traseiras oferecem espaço e conforto comparáveis à primeira classe de linhas aéreas

O acabamento em alumínio do sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins, assim como os cristais nas teclas de ajuste dos bancos, no seletor do câmbio e nos controles da central multimídia, elevam a sensação de requinte a bordo.

Mas a verdadeira revolução está mesmo no banco traseiro. Com dois assentos dignos da primeira classe das melhores companhias aéreas do mundo, equipados com climatização e nove programas de massagem, o Série 7 inova, também, com o BMW Theater Screen, composto por uma enorme tela de 31” (78,7 cm).

Cinema a bordo: maior destaque do modelo é a inédita tela de 31″ para os ocupantes traseiros

Quando acionado, ele se abre do teto da cabine para ficar posicionado logo atrás dos encostos de cabeça dianteiros, transformando a segunda fileira de assentos do sedã em um luxuoso cinema móvel. Com resolução 8K, conectividade ultrarrápida 5G (ainda não disponível no Brasil) e compatibilidade com Amazon Fire TV, o sistema é controlado por meio de toques em telas individuais de 5,5” (13,9 cm), localizadas dos puxadores das portas.

Com ele, os passageiros podem aproveitar o tempo no trânsito para assistirem a séries por assinatura ou vídeos no Youtube, bem como jogar games online, graças à conexão 5G.

Pela primeira vez, sedã oferece versão 100% elétrica, com potência de 551 cv e autonomia de 625 km

Além das mesmas opções de motorização híbrida-leve que equipam o BMW X7, com o inédito sistema 48v, em versões de motores seis cilindros em linha, a gasolina e a diesel, e o V-8 TwinPower Turbo, a gasolina, de 551 cv, o Série 7 pode ser, pela primeira vez, 100% elétrico.

A configuração de estreia é a i7 xDrive60, equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo, que geram uma potência de 551 cv e até 625 quilômetros de autonomia no ciclo Wltp. Com bateria de 101,7 kWh e capacidade de carregamento rápido, o i7 pode rodar por mais 170 quilômetros com apenas dez minutos de recarga. Posteriormente, o modelo terá também uma versão chamada i7 M70 xDrive, ainda em desenvolvimento, com potência elevada para 669 cv.

Requinte extremo: alguns comandos internos são feitos de cristal, como o seletor do câmbio

Historicamente responsável por estrear tecnologias em veículos BMW, o novo Série 7 mantém a tradição e chega repleto de equipamentos inéditos. Todos os assistentes de condução foram desenvolvidos e aprimorados para serem lançados no sedã. Com isso, ele oferece mais controle sobre a direção de forma autônoma, mas sem dispensar a atenção do motorista.

O modelo vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant, que é capaz de manter o carro no centro da faixa de rolamento com extrema precisão, sem interferências do motorista, mesmo no para e anda dos congestionamentos.

Pacote de tecnologias autônomas inclui piloto automático adaptativo e centralizador de faixa

Com o Parking Assistant Plus, o Série 7 estaciona totalmente sozinho. Não há mais, sequer, a necessidade de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia, cujas imagens são captadas por câmeras distribuídas ao redor da carroceria. Um assistente remoto de manobras, para estacionar o carro à distância, deverá chegar ao modelo em meados 2023 e tornar esse procedimento ainda mais futurista.

Há, ainda, alertas visuais e sonoros para condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

Tela central reúne controles de diversas funções de entretenimento e informações online

Também por meio da conexão 5G, o novo Série 7 oferece um conjunto de funcionalidades, como obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (teleservices), serviços de concierge (como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes) e chamada de emergência inteligente.

Equipado com o Intelligent Personal Assistant (IPA), o novo Série 7 ganhou habilidades para interagir de forma ainda mais natural com seus ocupantes, já que o sistema permite comandos por voz para ativar diversas funções do veículo. Entre elas, o controle de temperatura, as luzes internas, a central multimídia, modos de experiência e abertura de janelas. A comodidade extrema a bordo chega ao ponto de transformar o ambiente do interior de acordo com as preferências ou até o humor de quem vai ao volante, tudo por voz.

Versões híbridas ou totalmente elétrica são recarregadas por sistema plug-in, conectado à rede

O modelo também tem compatibilidade com o My BMW App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar as portas, acender os faróis, acionar a ventilação interna e, ainda, visualizar o 3D View (visão ao redor do veículo).

Além disso, o aplicativo também permite verificar se há alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível de combustível, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, receber avisos de check control (como nível do fluido de freio ou do óleo do motor), e ainda, receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade).

O início das vendas globais do novo BMW Série 7 está previsto para novembro deste ano. Mas, infelizmente, assim como o SUV X7, o sedã grande não é comercializado oficialmente no Brasil.

Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação