ACH145 Mercedes-Benz Style Edition brilha nos céus do Brasil

Bimotor produzido pela Airbus recebe padrão de acabamento "Sensual Purity" criado pela estrela de três pontas, elevando experiência a bordo a outro nível de luxo




Primeiro ACH145 Mercedes-Benz Style Edition chega ao Brasil

Após o sucesso da versão ACH145 Line no mercado executivo, um novo modelo de helicóptero da categoria superluxo acaba de chegar ao mercado brasileiro. Fruto da parceria entre a Airbus Corporate Helicopters (ACH) e a Mercedes-Benz, a esperada versão ACH145 Mercedes-Benz Style Edition reúne o que há de melhor em design, conforto e eficiência operacional.

O modelo com acabamento interno exclusivo foi adquirido por um cliente brasileiro do mercado civil que não teve o nome revelado e será utilizado para transporte executivo. A unidade virá equipada com todos os recursos para uso VIP, como isolamento acústico avançado na cabine (possibilitando o voo sem fones de ouvido); sistema de entretenimento conectado via wi-fi; aplicações em madeira no teto e piso; e luzes internas reguláveis em cores e intensidade, entre outras inovações.

ACH145 Mercedes-Benz Style Edition

O modelo ACH145 é impulsionado por dois motores e acomoda até oito passageiros e dois pilotos; um de seus grandes diferenciais é justamente essa homologação para decolar com dez pessoas a bordo, totalmente reabastecido com combustível. Recentemente, modelo foi beneficiado por um novo rotor de cinco pás (pentapá), proporcionando conforto aumentado na cabine e capacidade de carga útil ampliada em 150 kg.

O valor pago pelo cliente brasileiro também não foi divulgado, mas o preço da aeronave é estimado em torno dos R$ 44 milhões, a depender da cotação do dólar, mais o adicional de cerca de R$ 4 milhões referente ao pacote de acabamento assinado pela Mercedes-Benz, de acordo com a matéria publicada em março deste ano pela revista Quatro Rodas, em sua página na internet.

Em 2020, a Helibras realizou a primeira venda mundial do modelo ACH145 em sua configuração Mercedes-Benz Style com cinco pás também para um empresário do Brasil – esse do mercado financeiro com segmento de agronegócio -, que utiliza o aparelho para transporte privado.

Parceria entre as fabricantes de automóveis e de aeronaves teve início em 2009

“Nossos clientes valorizam não apenas a versatilidade e potência, mas a personalização, o conforto, beleza e exclusividade. A versão ACH145 Mercedes-Benz Style Edition tem sido um sucesso desde o seu lançamento e para nós é uma grande conquista essa novíssima aeronave chegando ao mercado brasileiro, onde nossos produtos têm se destacado bastante nessa categoria”, afirma Jean-Luc Alfonsi, Presidente da Helibras, subsidiária da Airbus no Brasil.

Recentemente, bimotor recebeu rotor principal de cinco pás, elevando o conforto e a carga útil

O H145 oferece desempenho excepcional graças aos seus dois conjuntos de propulsão Safran Arriel 2E, que oferecem a potência de decolagem de 894 cv no rotor. Cada motor é monitorado por um duplo controle digital totalmente autônomo – tecnologia aviônica conhecida pela sigla Fadec, em inglês -, junto com os sistemas atualizados de rotores principal e de cauda.

Isso garante um nível de desempenho em todas as faixas de operação dos motores e reservas vitais de força no caso de um deles entrar em pane total.

Desenvolvido pela Airbus, rotor de cauda Fenestron se destaca pela carenagem envolvente da hélice

O ACH145 também é dotado do rotor de cauda do tipo Fenestron, que tem como principal característica a carenagem envolvente feita de plástico reforçado com fibra de carbono (Crfp), fazendo com que a hélice, que pode ter de sete a 18 pás, dependendo do modelo, funcione como um ventilador em dutos – semelhante àqueles vistos no teto de túneis de longa extensão, que têm a função de circular o ar. O nome Fenestron vem do termo em latim fenestra, que significa janela, e é uma marca comercial da Airbus Helicopters.

A confiabilidade do sistema bimotor é complementada pela duplicidade dos sistemas de alimentação de combustível, totalmente independentes, hidráulico e elétrico, bem como pela lubrificação redundante da transmissão principal. Além disso, um aspecto chave de segurança do modelo é sua inerente resistência contra impactos, com fuselagem (carroceria) e assentos absorvedores de energia, bem como as células (reservatórios) de combustível resistentes a choques mecânicos.

Painel de controle de última geração da Helionix pode incluir sistema de decolagem autônomo

Desenhado com a segurança em mente, segundo a fabricante, o ACH145 é implementado com o mais recente flight deck (painel de voo) produzido pela Helionix, oferecendo operação intuitiva e sistema de visão sintética (digital).

Adicionalmente, o conteúdo de tecnologia aviônica do modelo pode incluir um avançado sistema duplo de piloto automático de quatro eixos, especificamente desenhado para helicópteros, agregando ao aparelho elevada estabilidade e precisão; envelope (conjunto) único de capacidades de voo; proteção de uso acima do limite; e decolagem automatizada, entre outros aperfeiçoamentos.

ACH145 pode ser operado por um ou dois pilotos e pode decolar em até 6.000 m de altitude

O Airbus ACH145 tem velocidade máxima de cruzeiro de 253 km/h, com alcance de 677 km e autonomia para permanecer 3h55min em voo, ininterruptamente. O modelo é o único de sua família capaz de decolar e pousar à altitude de cerca de 6.000 m (20 mil pés), habilidade confirmada em setembro de 2019, com um voo ao redor do monte Aconcágua, na Argentina, que chega a 6.962 m.

O peso máximo de decolagem (Mtow, deMaximum Take-Off Weight, em inglês) do modelo é de 3.800 kg, dos quais 1.895 kg representam a massa da aeronave com os tanques vazios e sem ocupantes. Reabastecido completamente, o modelo adiciona 723 kg; nessa condição, a capacidade de carga útil é de 1.905 kg.

ACH145 Mercedes-Benz Style Edition: design Sensual Purity leva os níveis de conforto e luxo às alturas

A Mercedes-Benz aplica sua experiência única para elevar a viagem do cliente a um novo nível de luxo, baseada em sua bem-sucedida filosofia de design chamada de Sensual Purity (pureza sensual). Desde a sua introdução, em 2009, a equipe de designers da marca da estrela de três pontas vem criando diversos produtos, seguindo este conceito. Essa premiada estratégia possibilita à Mercedes atuar em todas as modalidades do movimento: sobre a água, através do ar e, naturalmente, pelas estradas de todo o mundo.

No mês passado, a Airbus Corporate Helicopters e a Mercedes-Benz renovaram seu compromisso de colaboração de design, o qual introduziu o conceito de parcerias entre as indústrias automotiva e aeroespacial, seguido pelas associações da Aston Martin com própria Airbus ACH, bem como pela BMW e Porsche com a Embraer, no segmento de jatos executivos.

Mercedes S63 Cabriolet e ACH145 Mercedes Style Edition: exclusividade e desempenho a céu aberto

“O ACH145 Mercedes-Benz Style Edition tem provado um grande sucesso a cada ano, desde o seu lançamento. Nossos clientes valorizam particularmente o potencial de exploração deste modelo, combinado à incrível sofisticação do interior que combina perfeitamente com o estilo de vida de nossos clientes. De certa forma, ele proporciona as capacidades off-road de um Mercedes-Benz Classe G com o conforto de um Mercedes-Maybach”, avaliou Frederic Lemos, chefe da Airbus Corporate Helicopters, fazendo uma analogia com o imparável SUV da marca alemã e com os modelos produzidos pela sua divisão de luxo superior.  

“Esta cooperação de design é muito próxima do coração, porque criar o típico desejo da Mercedes dentro de uma aeronave é um grande desafio e inspiração”, complementou Gorden Wagener, chefe de design da Mercedes-Benz.

Aeronave com assinatura da Mercedes-Benz tem grande receptividade no segmento náutico

Desde o seu lançamento em 2011, 28 aeronaves da configuração exclusiva ACH145 Mercedes-Benz Style Edition foram vendidas no mundo, atendendo ao mercado náutico, em particular.

A Airbus Corporate Helicopters é a líder global dos segmentos privado e comercial de aviação (PBA), com mais de 1.900 aeronaves baseadas em 130 países e uma participação de mercado em excede os 50%. Nos últimos cinco anos consecutivos, o ACH145 foi o modelo mais vendido no segmento de helicópteros bimotores, ressalta a empresa, que tem sua sede principal junto ao aeroporto de Marignane, nas redondezas de Marselha, na França.

ACH145 Mercedes-Benz Style Edition

No Brasil, a ACH tem como subsidiária a Helibras, única fabricante brasileira de helicópteros, que emprega cerca de 500 profissionais em sua planta fabril instalada em Itajubá (MG). Nela, são produzidos os modelos H125, conhecido como “Esquilo” e utilizado pela maioria das polícias militares do país, e H225/H225M, além de executar modernizações de aeronaves. A empresa também customiza diversos modelos que atendem os segmentos civil e militar.

Segundo a empresa, em seus 43 anos de atividades, ela já entregou cerca de 850 helicópteros no país e, atualmente, ocupa a liderança do mercado brasileiro, com participação de 50% na frota desses veículos a turbina. A Helibras também possui instalações em São Paulo, Atibaia (SP), Rio de Janeiro e Brasília, e registrou em 2020 faturamento total de R$ 927 milhões.

Fontes: Helibras e Airbus ACH I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




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