BMW X7 2022 entra na era da eletrificação de cara nova

SUV de topo traz identidade visual reestilizada da marca e três opções de motores híbridos, que elevam desempenho e baixam consumo de combustível e emissões locais




BMW X7 2022 entra na era da eletrificação de cara nova

Símbolo do luxo no segmento e modelo de topo no catálogo de utilitários esportivos da BMW, o X7 está renovado na forma e no conteúdo. Produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos, o modelo 2022 do SUV (Sport Utility Vehicle) estreia a nova identidade da marca alemã, com a grade reestilizada e conjuntos ópticos bipartidos na vertical. O interior está ainda mais requintado, herdando várias tecnologias do superconectado BMW iX.

As novidades também estão escondidas debaixo do capô. O novo X7 marca a estreia da nova série de motores TwinPower Turbo que passam a trazer acoplados o sistema híbrido leve de 48 Volts, elevando o desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o consumo e a emissão de poluentes; o consumidor pode escolher entre as versões a gasolina ou a diesel do multipremiado seis cilindros em linha, ou o todo poderoso V-8, a gasolina.

Grade tem área ampliada e com os dois aros unidos ao centro. Parachoque também foi redesenhado

Externamente, o BMW X7 chega completamente mudado. A nova identidade visual, que estará presente também no novo sedã Série 7, traz a grade ampliada, com suas duas janelas unidas ao centro e com acabamento cromado, além de inovar com as bordas iluminadas. Completa a nova face do modelo o parachoque também redesenhado.

Da mesma forma, inédito é o conjunto óptico frontal, bipartido verticalmente. Na parte superior, luzes de LED (diodo emissor de luz) reforçam a imponência e esportividade do modelo, fazendo o papel do DRL (Day Running Light), ou luzes de rodagem diurna.

Logo abaixo, também em LED, estão os faróis para iluminação noturna, mas com tecnologia Matrix, composta por segmentos paralelos de diodos, os quais ligam e desligam de forma automática e individual, variando a intensidade da luz conforme a distância ao veículo à frente ou no sentido contrário, entre outras funcionalidades.

Conjunto óptico dividido na vertical traz DRL de LEDs, acima, e faróis com tecnologia Matrix, embaixo

O novo BMW X7 cresceu 130 milímetros no comprimento, espichando para 5.391 mm, outros 48 mm na largura, aumentando para 1.950 mm, e mais 51 mm em altura, alcançando 1.544 mm. Seu entreeixos também está 5 mm mais longo, passando para 3.215 mm, o que ajuda a trazer mais conforto para os ocupantes de trás. Ao mesmo tempo, o espaço para as cabeças no interior do X7 também foi melhorado.

Visto de perfil, nota-se de forma clara a frente truncada, com o painel dianteiro perpendicular ao compartimento do motor, com capô longo e plano, formando um volume perfeitamente proporcional e harmonizado às dimensões imponentes da cabine.

SUV mede 5,3 m de parachoque a outro. Entreeixos ampliado garante amplo espaço no banco traseiro

A área envidraçada lateral é contornada por um elemento cromado de alta classe, que adiciona um elegante arremate para a última coluna, cujo desenho patenteado pela BMW é chamado de Hofmeister (viga mestre).

A linha de cintura se sobressai logo abaixo das maçanetas, partindo das luzes do DRL e se elevando suavemente até as lanternas, trazendo ainda mais dinamismo ao SUV premium.

Lanternas tridimensionais de LED e novas rodas de 20″ agregam elegância e dinamismo ao design

Um segundo traço de personalidade é dado pela faixa cromada que acompanha o desenho da caixa de roda dianteira e sublinha o recorte das portas, logo acima das saias laterais, até se encontrar com as luzes de neblina traseiras, na face posterior do parachoque. As novas rodas de 20 polegadas completam a aparência lateral do novo X7, elegante e luxuosa.

Na traseira, as lanternas remodeladas ganharam desenho tridimensional que parte da tampa do porta-malas e avança para as laterais, agregando ao X7 um visual futurista e tecnológico.

Teto solar panorâmico tem a maior área da categoria e LEDs entre as camadas de vidro (detalhe)

O teto solar panorâmico também é equipamento de série no novo BMW X7. O item consiste numa  peça única de vidro, fixada por moldura de aço. A superfície de vidro é mais larga do que de qualquer outro modelo do segmento e, agora, também, mais longa em sua área traseira, comparada à do modelo que será substituído, criando um ambiente repleto de luz na metade posterior da cabine. A parte dianteira deslizante é acionada por comando elétrico.

Opcionalmente, toda a superfície do teto solar também pode ser implementada com luzes coloridas de LED, inseridas entre as três camadas de vidro, que replicam o padrão do estofamento e se intensificam conforme a aceleração do carro, com suas tonalidades selecionadas pelo aplicativo My Mode.

Portas dianteiras e traseiras são abertas com toque na maçaneta ou no botão interno (opcional)

Outra melhoria de comodidade adicionada ao novo X7 é o mecanismo de automatização das portas, disponível como opcional, e que reduz ao mínimo o esforço para os ocupantes.

Assim, tudo o que se precisam fazer para abrir ou fechar os acessos dianteiros e traseiros é tocar as maçanetas externas ou os botões na barra de interação BMW, no painel da cabine, e nos puxadores das portas de trás – ou, ainda, pelo módulo da chave.

Modelo oferece sete lugares, mas tem opção de seis, aumentando conforto na segunda fileira

Todo o luxo que se espera de um topo de linha da BMW está presente no novo X7. Desde o couro premium Merino que reveste os bancos, passando pelo acabamento de madeira no console central e o alumínio dos botões do volante e do console central. Tudo foi pensado para proporcionar a melhor experiência possível a bordo.

Além disso, o novo BMW X7 pode ser encomendado com a opção de seis lugares, ao invés dos sete da configuração standart. Dessa forma, os dois assentos individuais da segunda fileira ganham descansa-braços integrais e estofamentos ainda mais confortáveis. E seja qual for a configuração, a segunda fileira pode ser movida para frente e para trás, e em até 14,5 cm no caso dos sete lugares. Todos os assentos são eletricamente ajustáveis, incluindo o rebatimento dos encostos da segunda e terceira fileiras.

Para facilitar manuseio de bagagens, suspensão pneumática pode ser baixada por meio de botão

Com os assentos no lugar, o novo X7 oferece 326 litros de espaço para bagagens. Com os encostos das duas fileiras posteriores rebatidos, essa capacidade salta para 2.120 litros. Para tornar mais fácil o manuseio das malas e outros volumes, a suspensão a ar do carro, outro de série, permite que ele seja rebaixado por meio de um botão no porta-malas.

Além disso, também como item padrão, a tampa traseira é dividida em duas partes horizontais, que podem ser abertas e fechadas por meio de comandos elétricos, ou, ainda, com auxílio do sistema automatizado Comfort Acces, que permite a abertura e fechamento mesmo com as mãos ocupadas, bastando um sinal gestual com o pé abaixo do parachoque.

Centro das atenções: BMW Live Cockpit Professional une duas tela digitais, com 12,3” e 14,9”

No inerior da cabine, a novidade mais atraente é o BMW Live Cockpit Professional, que estreou no BMW iX. A incrível tela curvada e panorâmica é composta por dois monitores digitais, com dimensôes de 12,3 polegadas (31,2 cm) e 14,9” (37,8 cm).

A menor, programável em relação aos itens exibidos, fica responsável por disponibilizar informações inerentes ao quadro de instrumentos (velocímetro, conta-giros, odômetros etc.), enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento e inclui as plataformas Apple Car Play e Android Auto, que permitem a conexão do painel à internet por meio do smartphone.

Todo poderoso: versão de topo combina o V-8 de 4,4 l ao sistema híbrido, somando 537 cv de força

Debaixo do capô, o X7 2022 marca a estreia dos motores a combustão combinados ao sistema híbrido-leve, que consiste em um gerador elétrico montado diretamente no virabrequim do motor e integrado à nova transmissão Steptronic. Ele gera a potência extra de até 12 cv e 20,3 kgf.m de torque, distribuídos sempre pelo xDrive – sistema de tração integral (4×4) inteligente da BMW -, que melhoram o desempenho e o consumo do veículo, além de reduzir as emissões de gases poluentes por onde o veículo passa.

A opção básica do novo X7 traz o seis cilindros TwinPower Turbo em linha de 2.998 cm³ de cilindrada, a gasolina, que também teve aperfeiçoamentos na gestão da combustão, na exaustão dos gases, no controle das válvulas e nos sistemas de ignição e de injeção de combustível. Com as mudanças, o propulsor agora rende 385 cv – ou seja, 47 cv a mais – e 53 kgf.m de torque, acréscimo de 7,1 kgf.m. Com ele, o X7 acelera de zero a 100 km/h em 5,8 segundos, uma melhoria de 0s5 em relação ao motor puramente a gasolina.

Versão mais potente do novo BMW X7 pode acelerar de zero a 100 km/h em 4,7 segundos

Além dele, o novo X7 pode vir equipado com o seis cilindros em linha a diesel, de 2.993 cm³, capaz de gerar 340 cv e 71,3 kgf.m de torque, mas que alcança até 73,4 kgf.m quando assistência elétrica entra em ação. Neste caso, o SUV pode atingir os 100 km/h em 6s1.

A outra opção é o colossal V-8 TwinPower Turbo, de 4.395 cm³, com 537 cv e 76,4 kgf.m de torque, capaz de fazer o novo X7 disparar da imobilidade até os 100 km/h em apenas 4s7. Aqui, o desenvolvimento do motor foi acompanhado pela inclusão de uma “trilha sonora” emocionante ao sistema de escapamento esportivo, também de série.

Alavanca de câmbio dá lugar ao inédito controle rotativo para seleção do modo de condução

Todas as configurações do BMW X7 2022 sairão da fábrica equipadas com a nova transmissão Steptronic Sport, de oito velocidades. Outra novidade, desta vez no console central, é o novo acionamento do câmbio. Em vez da tradicional alavanca, agora um pequeno e luxuoso controle rotativo é o responsável por selecionar o programa de trocas de marcha desejado. Simples, discreto e que enfatiza todo o requinte do novo X7.

As características de mudanças de marcha super-rápidas e mais precisas trazem ainda mais esportividade à experiência ao volante. Assim como as aletas para trocas de marcha (paddle shifts) instaladas atrás do volante, essa transmissão também contribui com a função de controle de largada (Launch Control), quando o motorista busca força máxima ao partir, com tração e desempenho extremos. Também será possível usufruir da nova função Sprint, que automaticamente reduz para a marcha mais baixa utilizável quando a alavanca esquerda no volante for pressionada por, pelo menos, um segundo. Ao mesmo tempo, todos os sistemas do trem de força e do chassi serão mudados para os modos mais esportivos e o impulso instantâneo do sistema híbrido elétrico também será ativado.

Lane Keeping Assistant mantém o veículo na faixa de rolamento e corrige o volante, se necessário

A sofisticação do BMW X7 2022 é aprimorada pelos novos sistemas de assistência ao motorista, que elevam o conforto e a segurança. O conjunto inclui o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant, que mantém o veículo dentro da faixa de rolamento e corrige o volante sozinho, se necessário, caso o veículo se aproxime da sinalização que divide as pistas sem que o motorista acione a luz indicadora de direção (pisca-pisca).

Com o Parking Assistant Plus, o BMW X7 estaciona de forma completamente autônoma, dispensando o motorista de acelerar ou frear. Basta ativar o sistema que utiliza câmeras ao redor do carro e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia. Há, ainda, alertas visuais e sonoros de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

Tela central dá acesso aos controles de diversas funções do veículo, além da conexão à internet

Compatível com conexão 5G (ainda não disponível no Brasil), o novo BMW X7 tem um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card (ou chip) – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet.

Essa tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, alerta de manutenção de componentes (teleservices), serviços de concierge (como reservas de hotéis e indicações sobre restaurantes) e chamada de emergência inteligente.

Acabamento do painel e console central envolve materiais como madeira, couro e alumínio

O modelo também tem compatibilidade com o My BMW App. Com ele, é possível ativar funções remotas, tais como localizar o veículo, trancar e destrancar as portas, acender faróis e acionar a ventilação da cabine, além de exibir a visão do carro em três dimensões (3D View).

Além disso, com o My BMW App é possível verificar a situação do carro (como conferir se as portas e janelas estão fechadas); ter informações sobre a quilometragem, o nível de combustível, manutenções e serviços necessários; localizar e fazer contato com concessionárias, acessar mensagens sobre revisões periódicas (check control) como trocas fluído de freio e de óleo do motor; e, ainda, receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade).

Novo BMW X7 chegará ao mercado mundial no final deste ano, também na configuração BMW M

O novo X7 começará a ser vendido globalmente em agosto deste ano. e também será oferecido com o pacote de acabamento da BMW M, a divisão de alto desempenho da fabricante alemã.

Indisponível no Brasil até o momento, a marca ainda não informou se essa nova geração, enfim, marcará a estreia de seu utilitário esportivo mais sofisticado no mercado nacional.

Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo