Acabou a espera! O carro de 2022 da Red Bull Racing está pronto e já ganhou a luz do dia. Se no ano passado a intenção era de continuidade, apenas com adaptações a poucas mudanças de regras, a palavra para a nova temporada da Fórmula 1 é “revolução”.
O RB18 é muito diferente, ajustado a um novo regulamento e está prontinho para dar vitórias ao campeão mundial, o holandês Max Verstappen, e ao seu companheiro de equipe Sergio Pérez, do México, garante a escuderia austríaca. Com a presença de ambos os pilotos, além do chefe Christian Horner, a RBR deu o pontapé inicial para a temporada de 2022 na fábrica em Milton Keynes, na Inglaterra, por meio de uma apresentação transmitida ao vivo, nesta quarta-feira (9), por meio das redes sociais.
As diferenças são notáveis. Seguindo o padrão do novo regulamento e do conceito que a categoria máxima do automobilismo deve mostrar em todos os carros, o RB18 tem um design mais simples e sem muitos detalhes aerodinâmicos. A pintura fosca valoriza ainda mais suas formas – além de mostrar os patrocinadores com maior nitidez (sem reflexos) sob a luz do sol.
Considerando que a concorrente Haas F1 só mostrou a pintura e um “esbocinho” do que terá de aerodinâmica no carro, a Red Bull Racing fez o primeiro lançamento real da nova era da Fórmula 1, dispara a equipe do touro vermelho.
De cara, uma das novidades que saltam aos olhos é a volta do número 1 ao carro do campeão do Mundial de Pilotos da temporada anterior, tradição da Fórmula 1 que foi respeitada pela última vez em 2014, com Sebastian Vettel, depois de o alemão conquistar o último de seus quatro títulos consecutivos pela mesma equipe RBR.
A partir daquele ano, os pilotos tiveram a liberdade de escolher um número individual que os acompanha, desde então, durante toda sua permanência na categoria, e que não vinha sendo mudado nem com a conquista do campeonato. Com o novo regulamento para 2022, o número que identifica quem é “o cara” da F1 volta a fazer parte do visual da categoria. Ainda bem!
Sob o ponto de vista técnico, além da simplicidade do conceito nas laterais, chamam a atenção as soluções encontradas para as asas, dianteira e traseira, destaca a RBR.
O novo projeto do gênial Adrian Newey apresenta, por exemplo, a asa dianteira com desenho bastante simplificado em relação ao carro do ano passado e que lembra um bico de papagaio.
Na traseira, o que era uma barra reta se transformou quase que em um formato de ‘M’, indicando que os demais carros devem também mexer por ali, já que a turbulência será menor. E com linhas bem torneadas e orgânicas nas laterais.
Vice-campeã do mundo por equipes em 2021, com 585,5 pontos (por uma desvantagem de 28), a Red Bull Racing se juntou à campeã Mercedes-AMG como as duas grandes forças do grid, ao ponto de vencer o campeonato de pilotos com Verstappen, que levou a melhor no duelo com Lewis Hamilton, na última etapa da temporada, em Abu Dhabi.
A tendência para 2022, apesar da mudança das regras, é que as duas sigam batalhando. E a Honda seguirá por lá, tendo anunciado que vai continuar fornecendo motores para a RBR e para a Scuderia AlphaTauri até 2025.
“Já estou com as baterias recarregadas e pronto para outra. Eu me sinto bem e é muito importante estar preparado fisicamente, com o regulamento mudando. Em termos de carro, não sabemos muito ainda o que esperar, então, estou ansioso para vê-lo na pista”, disse Max.
“A grande mudança é que precisaremos de mais tempo de adaptação, pelo regulamento novo. Pra mim, a grande diferença é o número 1 no carro deste ano”, comemorou o atual campeão.
Sergio Pérez, que venceu o GP do Azerbaijão no ano passado, entra em sua segunda temporada na equipe para evoluir na disputa do Mundial de Pilotos. Ele foi peça fundamental para que Max Verstappen ficasse com a taça no ano passado, atuando de forma aguerrida nos duelos de pista que teve contra Hamilton, especialmente na última e decisiva prova.
“Estou muito animado pela nova temporada, não vejo a hora de guiar o RB18. Todos começam do zero em 2022, vai ser bem divertido. O novo regulamento deve melhorar as corridas, então, espero que a gente possa disputar mais, ter corridas ainda mais apertadas”, disse o mexicano.
“Com a mudança de regulamento de 2022, toda a filosofia foi alterada, o que significa dizer que cada componente é diferente em relação ao carro de 2021. É uma folha de papel em branco para todo mundo”, avaliou Horner. “Na hora que estivermos na primeira corrida, o RB18 não vai ser igual ao de hoje, a evolução é rápida e vai acontecer a temporada toda. Vai ser uma batalha para ver quem aprende melhor e mais rápido”, explicou o chefão da RBR, sinalizando que, provavelmente, o RB18 já estará modificado para a estreia no Bahrein, em 20 de março.
Assista ao vídeo completo da apresentação do RB18, com tradução simultânea e comentários de Cacá Bueno, piloto da Red Bull na Stock Car, e do jornalista Cássio Cortes:
O próximo lançamento dos carros para a temporada de 2022 da Fórmula 1 está marcado para esta quinta-feira (10), com a apresentação do Aston Martin AMR22.
Fonte: Red Bull Racing I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação