O ano de 2021 já vai se distanciando pelo retrovisor, mas ainda é tempo de conhecer – e até de levar para casa – uma peça de coleção que marca os 75 anos de estrada da Vespa, a scooter mais famosa e influente do mundo.
Para celebrar os três quartos de século de seu produto mais emblemático – completados em 23 de abril de 1946, data do registro da patente do modelo -, a italiana Piaggio criou a edição especial e limitada Vespa 75 Anos, apresentada na cor exclusiva giallo 75th e oferecida no mercado europeu como opção de topo para as versões de 50, 125, 150 e 300 cm³ de cilindrada, todas produzidas na planta de Pontedera, na região da Toscana. Veja em detalhes:
No Brasil, onde desembarcou perto no final do ano passado, a edição comemorativa da Vespa está disponível apenas na configuração Classic VXL 150, com motor de 154 cm³ e 11,6 cv de potência, combinado à transmissão automática continuamente variável (CVT), que dispensa as trocas de marcha.
À primeira vista, o design exclusivo da Vespa 75 Anos se diferencia pela pintura em uma versão inédita de amarelo metálico – criada especialmente para esta ocasião e inspirada em uma cor bastante usada na década de 1940 -, sobre a qual destaca-se o número “75” em tonalidade um pouco mais escura, aplicado sobre os painéis laterais e no paralama dianteiro, criando um efeito elegante de tom sobre tom.
A aparência frontal desta série limitada também se distingue pelo acabamento em dourado fosco da tradicional “gravata” vista logo abaixo do farol, que, neste caso, é totalmente de LED (Diodo Emissor de Luz).
Há, também, diversos detalhes cromados, incluindo os adornos na parte frontal do escudo, plaquetas de identificação (badges), contorno do painel, capas dos retrovisores e a cobertura de proteção do escapamento.
E assim como as demais edições especiais da Vespa, ela é identificada por um emblema especial na parte traseira do escudo, outro detalhe exclusivo desta edição comemorativa.
A Vespa 75 Anos apresenta o assento duplo revestido em nobuck, um tipo de couro acamurçado, na tonalidade grigio fumo (cinza), mesma cor aplicada nos aros das rodas.
O rack traseiro para acomodar bagagens, outra característica distinta da Vespa 75 Anos, também tem acabamento cromado e incorpora uma bolsa com design redondo que remete à capa do estepe dos modelos do passado.
Feita com os mesmos material e tonalidade do assento, a bolsa conta com alças de mão e de ombro para total praticidade, além de encaixes para sua fácil fixação no rack, agregando a aparência nostálgica.
Fora isso, o acessório é acompanhado por uma capa inteiramente a prova d´água, tornando possível sua utilização mesmo sob chuva, sem riscos de danos aos objetos em seu interior.
Como configuração de topo, além dos freios com ABS, a Vespa 75 Anos inclui a central multimídia com tela colorida de 4,3 polegadas (10,9 cm) e tecnologia TFT (Thin Film Transistor), que proporciona imagens mais nítidas.
O painel de instrumentos também totalmente digital permite explorar ao máximo as funcionalidades do sistema Vespa MIA para conexão à internet, via smartphone.
E como nenhuma ocasião especial está completa sem um presente, a Vespa 75 Anos vem acompanhada de uma caixa de boas-vindas, contendo o manual do proprietário em edição especial, oito cartões postais com imagens dos anos de 1940 até hoje e uma placa vintage que marca as mais de sete décadas de história da scooter.
Contudo, ser um dos poucos privilegiados a possuir e desfilar com esta joia motorizada tem lá seu alto preço, é claro. Enquanto a versão standart da Classic VXL 150 sai a partir de R$ 29.637, a Vespa 75º Aniversário tem valor sugerido de R$ 37.735,90, à vista, ou R$ 39.722,12 parcelados no cartão de crédito, com entrada de R$ 15.888,80 e o saldo em 12 prestações de R$ 1.986,11.
Mas, para quem é colecionador ou tifosi (fanático) da Vespa, isto é só mais um detalhe a enriquecer o histórico desta preciosidade italiana.
Fonte: Piaggio e Vespa do Brasil I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação